Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79854
Tipo: TCC
Título : Empreendedorismo feminino: principais motivações e desafios das empreendedoras do Centro Fashion Fortaleza
Autor : Cavalcante, Maria Eduarda Martins
Tutor: Lima, Bruno Chaves Correia
Palabras clave en portugués brasileño: Empreendedorismo feminino;Incentivo;Desafios;Estratégias
Palabras clave en inglés: Female entrepreneurship;Incentive;Challenges;Strategies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : CAVALCANTE, Maria Eduarda Martins. Empreendedorismo feminino: principais motivações e desafios das empreendedoras do Centro Fashion Fortaleza. 2023. 52 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo principal deste estudo foi investigar as percepções das mulheres empreendedoras do Centro Fashion de Fortaleza, acerca dos fatores que as incentivaram e os principais desafios que enfrentam durante o processo de empreender. Para que este objetivo fosse alcançado, foi elaborada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade. As entrevistas foram realizadas junto a seis mulheres empreendedoras do Centro Fashion Fortaleza, que atuam no ramo da moda e de acessórios. Os resultados indicaram que as principais motivações que levaram essas mulheres a empreender são diversificados, mas, principalmente, elas buscam se autorrealizarem e conquistarem as suas independências, principalmente, a independência financeira. Os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras estão relacionados ao marketing do Centro Fashion que não colabora, a concorrência, a localização dos setores, as vendas fracas no pós-pandemia, e o acesso de ônibus para o local. Para tanto, essas mulheres buscam estratégias para fazer a gestão e alavancar os seus negócios, como flexibilizar horários, organizando o seu próprio horário de trabalho, de acordo com o que ela planeja. Concluiu-se que entre os principais fatores que incentivam as mulheres empreendedoras do Centro Fashion Fortaleza a empreender, estão a autorrealização, ou seja, a concretização de um sonho, principalmente, o sonho da independência e o poder de tomar decisões.
Abstract: The main objective of this study was to investigate the perceptions of women entrepreneurs at Centro Fashion de Fortaleza, about the factors that encouraged them and the main challenges they face during the entrepreneurial process. To achieve this objective, descriptive research was developed, with a qualitative approach, through in-depth interviews. The interviews were carried out with six women entrepreneurs from Centro Fashion Fortaleza, who work in the fashion and accessories sector. The results indicated that the main motivations that led these women to undertake are diverse, but, mainly, they seek to self-realize and gain their independence, mainly financial independence. To this end, these women look for strategies to manage and leverage their businesses, such as making their schedules more flexible, organizing their own working hours, according to what they plan. It was concluded that among the main factors that encourage women entrepreneurs at Centro Fashion Fortaleza to undertake, are self-realization, that is, the realization of a dream, mainly, the dream of independence and the power to make decisions.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79854
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8579383288595514
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_memcavalcante.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.