Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Hugo Filgueiras de-
dc.contributor.authorCaetano, Camilla Keilhany de Sousa-
dc.date.accessioned2025-02-19T20:01:50Z-
dc.date.available2025-02-19T20:01:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCAETANO, Camilla Keilhany de Sousa. Ensino de falácias através do jogo "Não seja enganado!". 2025. 222 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79829-
dc.description.abstractThe teaching of philosophy in high school faces significant challenges. One of these challenges is the difficulty of addressing abstract and conceptual topics, such as logical fallacies, which are errors in reasoning frequently present in everyday arguments. This study analyzes the construction of arguments and their role in the development of critical thinking, evaluating the game “Não Seja Enganado!” as a pedagogical tool. Based on authors such as Copi, Mortari, Walton, Carnielli, and Epstein, the research combines a literature review and empirical research. Thus, we present concepts of linguistic logic and 18 categories of fallacies; digital traps, such as filter bubbles and fake news, and the importance of critical thinking in the contemporary context; and the challenges in teaching philosophy, considering the contemporary context and the New High School curriculum. The use of playfulness in teaching is also explored, with a focus on the game developed in the 2019 Pedagogical Residency project at UFC. The research, with a qualitative and quantitative approach, was conducted between 2023 and 2024 with two groups: high school students from the state public network and adults with different levels of education. The results indicate that 82.2% of participants considered that the game facilitated their understanding of the topic, demonstrating its viability as a pedagogical tool for teaching fallacies. In addition to the research, this work concludes by leaving, as an educational product, the compilation of the 190 examples of fallacies used in the game, analyzed and discussed, to inspire students of the subject in creating and reflecting on their own arguments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de falácias através do jogo “Não seja enganado!”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de filosofia no ensino médio enfrenta desafios significativos. Um desses desafios consiste na dificuldade de abordar temas abstratos e conceituais, como falácias lógicas, que são erros de raciocínio frequentemente presentes em argumentos cotidianos. Este trabalho analisa a construção de argumentos e seu papel na formação do pensamento crítico, avaliando o jogo Não Seja Enganado! como ferramenta pedagógica. Fundamentado em autores como Copi, Mortari, Walton, Carnielli e Epstein, o estudo combina uma revisão bibliográfica e uma pesquisa empírica. Assim, apresentamos: conceitos da lógica linguística e 18 categorias de falácias; armadilhas digitais, como filtros-bolha e fake news e a importância do pensamento crítico no contexto contemporâneo; e os desafios no ensino de filosofia, considerando a reforma do Novo Ensino Médio. Também se explora o uso do lúdico no ensino, com foco no jogo desenvolvido no projeto de Residência Pedagógica da UFC em 2019. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada entre 2023 e 2024 com dois grupos: estudantes do ensino médio da rede estadual e adultos de diferentes níveis de escolaridade. Os resultados apontam que 82,2% dos participantes consideraram que o jogo facilitou sua compreensão sobre o tema, demonstrando sua viabilidade como ferramenta pedagógica para o ensino de falácias. Além da pesquisa, esta obra finda deixando, como produto educacional, um complicado dos 190 exemplos de falácias utilizados no jogo, analisados e discutidos; para inspirar estudantes do tema na criação e reflexão de seus próprios argumentos.pt_BR
dc.title.enTeaching fallacies through the game “Don’t be fooled!”pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.ptbrFaláciaspt_BR
dc.subject.ptbrLógica linguísticapt_BR
dc.subject.ptbrPensamento críticopt_BR
dc.subject.ptbrMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.enPhilosophy teachingpt_BR
dc.subject.enFallaciespt_BR
dc.subject.enLinguistic logicpt_BR
dc.subject.enCritical thinkingpt_BR
dc.subject.enActive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7824720860943064pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9236980688564628pt_BR
local.date.available2025-02-19-
Appears in Collections:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_ckscaetano.pdf25,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.