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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79761
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação dos impactos da Pandemia da Covid-19 sobre a saúde mental de alunos de cursos de graduação |
Autor(es): | Nogueira, Paulo Roberto Melo de Castro |
Orientador: | Andriola, Wagner Bandeira |
Palavras-chave em português: | Ensino Superior;Avaliação Educacional;Avaliação de impactos |
Palavras-chave em inglês: | Higher Education;Educational Evaluation;Impacts evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | NOGUEIRA, Paulo Roberto Melo de Castro. Avaliação dos impactos da Pandemia da Covid-19 sobre a saúde mental de alunos de cursos de graduação. 2024. 91 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | No ano de 2019, o mundo foi palco da maior e mais devastadora pandemia da era moderna, ceifando a vida de mais de 14,9 milhões de pessoas, denominada Covid-19, uma síndrome respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2. Logo, com tantas áreas a serem pesquisadas quanto aos efeitos danosos que a pandemia trouxe, esta pesquisa centra-se no campo da Educação Superior, e visa contribuir com o sistema universitário brasileiro, abordando os impactos da pandemia da Covid-19 sobre os cursos de Graduação. A análise preliminar de dados secundários, obtidos no anuário Estatístico da Universidade Federal do Ceará 2022 (Ano base 2021), indica que comparando-se o período pré-pandemia (2018 e 2019) com a pandemia (2020 e 2021): (i) houve redução de 9% na diplomação de alunos de graduação; (ii) redução de 14% na Taxa de Sucesso na Graduação; (iii) e incremento de 21% entre os alunos matriculados. Estes dados revelam que o desempenho dos cursos de graduação foram impactos muito fortemente em decorrência da Covid-19, com a taxa de diplomação diminuindo e com maior represamento de alunos, ocasionando maior número de matrículas. Assim, tem-se a seguinte hipótese: a Covid 19 causou impactos sobre a saúde mental de alunos de graduação da UFC comprometendo o desempenho acadêmico. Portanto, objetivou-se diagnosticar os impactos da Covid-19 sobre o desempenho acadêmico dos alunos de graduação no período pré-pandêmico e pós-pandêmico, ao passo que também almejou-se identificar os pontos mais fortes, bem como as maiores vulnerabilidades desses cursos durante o período da pandemia de Covid-19. Realizou-se estudo com metodologia quali-quantitativa para análise de dados longitudinais de natureza ex-ante e ex-post-facto, tendo como demarcador o período de pandemia (anos 2020 e 2021) e pós-pandemia (anos 2022 e 2023). O plano amostral consistiu nas respostas oriundas de 5.954 alunos de graduação do universo de 29.093 matriculados, resultando em taxa de retorno de 20,46%. As respostas foram fornecidas a um formulário eletrônico com indagações acerca de aspectos componentes da saúde mental que lhes foi enviado através do sistema Integrado de Informações Acadêmicas (SIGAA) durante 30 dias do ano letivo de 2022. Os resultados apontaram que a Pandemia da Covid-19 impactou negativamente sobre a capacidade de concentração para executar tarefas acadêmicas; qualidade do sono; geração de sensações de esgotamento e pressão psicológica; sentimentos de preocupação e de depressão; baixa autoconfiança para lidar com os problemas pessoais; expectativas negativas dirigidas ao curso universitário; baixa motivação para desempenhar as atividades acadêmicas. Por outro lado, as análises de dados secundários sugeriram a ocorrência de impactos negativos da Pandemia da Covid-19 sobre as taxas de diplomação e as taxas de retenção de alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ademais, a investigação detalhada dos impactos psicológicos revelou um panorama preocupante, onde uma parcela significativa dos estudantes reportou um aumento na frequência de sintomas relacionados a transtornos de ansiedade e depressão. A análise quantitativa evidenciou que 65% dos participantes experimentaram uma queda notável em sua autoeficácia acadêmica, enquanto 74% indicaram um aumento na percepção de estresse acadêmico. Interessantemente, a pesquisa apontou também para uma correlação negativa entre a saúde mental deteriorada e o engajamento acadêmico, com uma redução de 40% na participação ativa em atividades curriculares comparativamente ao período pré-pandêmico. Esses achados sublinham a magnitude dos desafios enfrentados pelos alunos, apontando para a necessidade urgente de políticas institucionais e estratégias de intervenção que promovam o suporte psicopedagógico e adaptações curriculares, visando mitigar os efeitos adversos da pandemia no ambiente educacional superior. |
Abstract: | In 2019, the world was the scene of the largest and most devastating pandemic of the modern era, claiming the lives of more than 14.9 million people, called Covid-19, a respiratory syndrome caused by the SARS-CoV-2 virus. Therefore, with so many areas to be researched regarding the harmful effects that the pandemic has brought, this research focuses on the field of Higher Education, and aims to contribute to the Brazilian university system, addressing the impacts of the Covid-19 pandemic on higher education courses graduation. The preliminary analysis of secondary data, obtained from the Statistical yearbook of the Federal University of Ceará 2022 (base year 2021), indicates that comparing the pre-pandemic period (2018 and 2019) with the pandemic (2020 and 2021): (i) there was a 9% reduction in the number of undergraduate students graduating; (ii) 14% reduction in the Graduation Success Rate; (iii) and 21% increase among enrolled students. These data reveal that the performance of undergraduate courses was impacted very strongly as a result of Covid-19, with the graduation rate decreasing and with a greater backlog of students, leading to a higher number of enrollments. Therefore, we have the following hypothesis: Covid 19 caused impacts on the mental health of UFC undergraduate students, compromising their academic performance. Therefore, the objective was to diagnose the impacts of Covid-19 on the academic performance of undergraduate students in the pre-pandemic and post-pandemic period, while it was also aimed to identify the strongest points, as well as the greatest vulnerabilities of these courses during the period of the Covid-19 pandemic. A study was carried out with a qualitative-quantitative methodology to analyze longitudinal data of an ex-ante and ex-post-facto nature, using the pandemic period (years 2020 and 2021) and post-pandemic (years 2022 and 2023) as the demarcation. The sampling plan consisted of responses from 5,954 undergraduate students out of 29,093 enrolled, resulting in a return rate of 20.46%. The answers were provided to an electronic form with questions about component aspects of mental health that was sent to them through the Integrated Academic Information System (SIGAA) during 30 days of the 2022 academic year. The results showed that the Covid-19 Pandemic negatively impacted the ability to concentrate to perform academic tasks; sleep quality; generation of feelings of exhaustion and psychological pressure; feelings of worry and depression; low self-confidence to deal with personal problems; negative expectations directed at the university course; low motivation to perform academic activities. On the other hand, secondary data analyzes suggested the occurrence of negative impacts of the Covid-19 Pandemic on graduation rates and retention rates of students in undergraduate courses at the Federal University of Ceará (UFC). Moreover, the detailed investigation of psychological impacts revealed a concerning panorama, where a significant portion of students reported an increase in the frequency of symptoms related to anxiety and depression disorders. The quantitative analysis showed that 65% of the participants experienced a notable decline in their academic self-efficacy, while 74% indicated an increase in the perception of academic stress. Interestingly, the research also pointed to a negative correlation between deteriorated mental health and academic engagement, with a 40% reduction in active participation in curricular activities compared to the pre-pandemic period. These findings underscore the magnitude of the challenges faced by students, pointing to the urgent need for institutional policies and intervention strategies that promote psychopedagogical support and curricular adaptations, aiming to mitigate the adverse effects of the pandemic in the higher education environment. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79761 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6403977206592606 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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