Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79721
Tipo: | Dissertação |
Título : | Enhancing orientation and mobility skills for persons with visual impairments through VR games: introducing the EdKit unity package |
Título en inglés: | Enhancing orientation and mobility skills for persons with visual impairments through VR games: introducing the EdKit unity package |
Autor : | Moraes Júnior, José Martônio Lopes de |
Tutor: | Carvalho, Windson Viana de |
Co-asesor: | Façanha, Agebson Rocha |
Palabras clave en portugués brasileño: | Orientação e mobilidade;Realidade virtual;RV;Gestos;Feedback multissensorial |
Palabras clave en inglés: | Orientation and mobility;Virtual reality;VR;Gestures;Multisensory feedback |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | MORAES JÚNIOR, José Martônio Lopes de. Enhancing orientation and mobility skills for persons with visual impairments through VR games: introducing the EdKit unity package. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A integração de tecnologias digitais, especialmente jogos de Realidade Virtual (VR), para o treinamento de Orientação e Mobilidade (OM), demonstra potencial significante em melhorar o processo de reabilitação para Pessoas com Deficiência Visual (PDV). Estas tecnologias ofecerem experiências imersivas e interativas que fomentam maior autonomia e independência. No entanto, jogos RV especificamente projetados para o treinamento OM são limitados hoje em dia, com ferramentas e bibliotecas de código para suporte ao desenvolvimento de tais soluções são escassos. Para resolver esta lacuna, este trabalho apresenta “EdKit”, um pacote Unity personalizado que combina gestos, feedback multimodal e métricas para jogos para ajudar na integração de conceitos de Distinção Direita-Esquerda em jogos RV para PDVs. EdKit também suporta métricas para OM, que pode ser usado para incrementar a experiência educacional para estudantes e instrutores. Este framework foi utilizado para desenvolver três mini-jogos para suprir omissões no conjunto de funcionalidades. No geral, desenvolvedores tiveram uma recepção positiva à EdKit, concordando que o mesmo é um pacote poderoso que facilita a implementação e a torna mais legível. No entanto, a avaliação também demonstra que EdKit é um pacote avançado com uma curva inicial de aprendizado alta. Participantes sugeriram que a curva pode ser mitigada através de mais exemplos de códigos, recursos e ensino e implementando fluxos de aprendizado amigáveis à designers. |
Abstract: | The integration of digital technologies, particularly Virtual Reality (VR) games, into Orientation and Mobility (OM) training, has shown significant potential to improve the rehabilitation process for People with Visual Impairments (PVI). These technologies offer immersive and interactive experiences that can foster greater autonomy and independence. However, VR games specifically designed for OM training are currently limited, and tools or code libraries to support their development are also scarce. To address this gap, this work presents ‘EdKit’, a custom Unity package that combines gestures, multimodal feedback and in-game analytics to help integrate Left-Right Discrimination concepts into VR games for PVI. EdKit also supports OM analytics, which can be used to enhance the educational experience for both students and instructors. This package was also used to create three minigames in order to fill the gaps in its feature set. Overall, developers had a positive reception for EdKit, agreeing that it is a package that makes implementation easier and more legible. However, the evaluation also revealed that EdKit is a package with a challenging initial learning curve. Participants suggested that this could be mitigated by providing more code examples, learning resources, and implementing designer-friendly workflows. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79721 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9126674038369103 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-8627-0823 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1744732999336375 |
ORCID del co-asesor: | https://orcid.org/0000-0002-3615-2765 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/6135832725966265 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jmlmoraesjunior.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.