Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79721
Tipo: | Dissertação |
Título: | Enhancing orientation and mobility skills for persons with visual impairments through VR games: introducing the EdKit unity package |
Título em inglês: | Enhancing orientation and mobility skills for persons with visual impairments through VR games: introducing the EdKit unity package |
Autor(es): | Moraes Júnior, José Martônio Lopes de |
Orientador: | Carvalho, Windson Viana de |
Coorientador: | Façanha, Agebson Rocha |
Palavras-chave em português: | Orientação e mobilidade;Realidade virtual;RV;Gestos;Feedback multissensorial |
Palavras-chave em inglês: | Orientation and mobility;Virtual reality;VR;Gestures;Multisensory feedback |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MORAES JÚNIOR, José Martônio Lopes de. Enhancing orientation and mobility skills for persons with visual impairments through VR games: introducing the EdKit unity package. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A integração de tecnologias digitais, especialmente jogos de Realidade Virtual (VR), para o treinamento de Orientação e Mobilidade (OM), demonstra potencial significante em melhorar o processo de reabilitação para Pessoas com Deficiência Visual (PDV). Estas tecnologias ofecerem experiências imersivas e interativas que fomentam maior autonomia e independência. No entanto, jogos RV especificamente projetados para o treinamento OM são limitados hoje em dia, com ferramentas e bibliotecas de código para suporte ao desenvolvimento de tais soluções são escassos. Para resolver esta lacuna, este trabalho apresenta “EdKit”, um pacote Unity personalizado que combina gestos, feedback multimodal e métricas para jogos para ajudar na integração de conceitos de Distinção Direita-Esquerda em jogos RV para PDVs. EdKit também suporta métricas para OM, que pode ser usado para incrementar a experiência educacional para estudantes e instrutores. Este framework foi utilizado para desenvolver três mini-jogos para suprir omissões no conjunto de funcionalidades. No geral, desenvolvedores tiveram uma recepção positiva à EdKit, concordando que o mesmo é um pacote poderoso que facilita a implementação e a torna mais legível. No entanto, a avaliação também demonstra que EdKit é um pacote avançado com uma curva inicial de aprendizado alta. Participantes sugeriram que a curva pode ser mitigada através de mais exemplos de códigos, recursos e ensino e implementando fluxos de aprendizado amigáveis à designers. |
Abstract: | The integration of digital technologies, particularly Virtual Reality (VR) games, into Orientation and Mobility (OM) training, has shown significant potential to improve the rehabilitation process for People with Visual Impairments (PVI). These technologies offer immersive and interactive experiences that can foster greater autonomy and independence. However, VR games specifically designed for OM training are currently limited, and tools or code libraries to support their development are also scarce. To address this gap, this work presents ‘EdKit’, a custom Unity package that combines gestures, multimodal feedback and in-game analytics to help integrate Left-Right Discrimination concepts into VR games for PVI. EdKit also supports OM analytics, which can be used to enhance the educational experience for both students and instructors. This package was also used to create three minigames in order to fill the gaps in its feature set. Overall, developers had a positive reception for EdKit, agreeing that it is a package that makes implementation easier and more legible. However, the evaluation also revealed that EdKit is a package with a challenging initial learning curve. Participants suggested that this could be mitigated by providing more code examples, learning resources, and implementing designer-friendly workflows. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79721 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9126674038369103 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-8627-0823 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1744732999336375 |
ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-3615-2765 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/6135832725966265 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jmlmoraesjunior.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.