Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79686
Tipo: Dissertação
Título: Pertencimento afro numa formação para ERER na escola: pesquisa pretagógica numa comunidade negra do interior do Ceará (Macaco/Itapipoca)
Autor(es): Silva Júnior, Francisco Manoel da
Orientador: Petit, Sandra Haydée
Palavras-chave em português: Pertencimento Afro;ERER;Pretagogia
Palavras-chave em inglês: Afro Belonging;ERER;Pretagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: SILVA JÚNIOR, Francisco Manoel da. Pertencimento afro numa formação para ERER na escola: pesquisa pretagógica numa comunidade negra do interior do Ceará (Macaco/Itapipoca). 2024. 133 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com professoras/es da escola Josefa Pereira de Sousa (infantil/fundamental), na Comunidade de Macaco, no município de Itapipoca/CE/Brasil. Trata-se de uma pesquisa formação, que aconteceu no período entre março e novembro de 2023 com 10 professoras e 2 professores, mediante cinco encontros formadores, que tiveram como abordagem a Pretagogia. O ponto de partida da pesquisa foi a vontade de contribuir com a comunidade de pertencimento da minha família, com base na problemática das dificuldades que as pessoas docentes da escola Josefa Pereira de Sousa encontram para realizar ações pedagógicas que efetivem o cumprimento da Lei 10.639/2003. Mesmo sendo uma comunidade negra apresentando fatores de aquilombamento (território originado por três famílias negras em 1910, que lutaram arduamente pelo assentamento de sua descendência, nome da escola prestigiando ancestral da comunidade, manutenção até hoje de vários elementos significativos do patrimônio cultural material e imaterial afro-brasileiro), o currículo da escola se ressente pela baixíssima representatividade de conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana, sequer mencionados no atual PPP (projeto político-pedagógico), contrariando 20 anos de existência de marco legal exigindo obrigatoriedade. Decerto, algumas pessoas docentes da escola relatam ter realizado práticas pedagógicas que remetem à cultura afro-brasileira, no entanto foi de modo tímido e pontual, sem apoio qualificado em termos de formação e nem material didático e paradidático fundamentado. Sabemos que tal negligência da implementação da ERER é mais comum no Brasil onde 77% dos municípios em 2023 ainda não incorporaram no currículo (Alana/Geledés: 2023). Por isso se torna em 2024, umas das prioridades colocadas pela SECADI (Secretaria da Diversidade) a de garantir as formações em ERER de gestão e docência, bem como o monitoramento dos resultados, hoje ainda tão lacunários. No âmbito dessa pesquisa, nosso foco limitou-se ao fortalecimento do pertencimento afro das pessoas docentes da escola, por perceber a dificuldade que a maioria demonstra de identificação e valorização dos seus afrossaberes, sendo tal aspecto um obstáculo que a Pretagogia aprendeu a enfrentar de forma eficiente. Essa realidade nos levou às seguintes questões: Quais afrossaberes e elementos de pertencimento afro estão presentes no cotidiano das professoras e professores dessa comunidade negra? De forma correlata indaguei: o que uma formação pretagógica voltada para a identificação dos afrossaberes do corpo docente suscita em termos de compreensão da importância da implementação da ERER? Como a conjugação dos dispositivos da Árvore dos Saberes e das Estações de Aprendizagem pode propiciar o fortalecimento do Pertencimento Afro? O objetivo principal foi: - realizar uma pesquisa pretagógica voltada para o fortalecimento do pertencimento afro das pessoas docentes da escola estudada, levantando seus afrossaberes e trabalhando com as Estações de Aprendizagem. Os objetivos específicos foram: - partir do exemplo do meu próprio pertencimento e relação prévia com essa comunidade como pré-etapa para a realização do levantamento dos afrossaberes da turma em formação; - utilizar dispositivos pretagógicos para que as professoras e professores identifiquem e valorizem seu histórico particular a partir das dimensões das africanidades presentes na comunidade negra de seu pertencimento;– contextualizar a ERER e o marco legal das Diretrizes correspondentes, contribuindo para a compreensão da importância dessas conquistas para a população negra – servir de estímulo ao grupo de docentes da escola Josefa Pereira de Sousa para que (re)inicie de maneira efetiva a implementação da ERER na referida escola. Do ponto de vista metodológico foram realizados os seguintes passos: - contextualização histórica da ERER e Pretagogia - apresentação dos afrossaberes do pesquisador através dos dispositivos Árvore dos Afrossaberes, Minha Música, Meu Pertencimento e Estações de Aprendizagem para aplicação desses dispositivos com o grupo docente da escola da comunidade para diálogo sobre as características do seus pertencimentos afro, estudo do livro Pretagogia da Professora Sandra Petit; planejamento de atividade pedagógica com livros paradidáticos. O diálogo bibliográfico foi com: Sandra H. Petit (2011), Henrique Cunha Jr (2011), Alecsandro Ratts (2011), Kabengele Munanga (2005), Geranilde Costa e Silva (2013), Rebeca de Alcântara e Silva Meijer (2012) Maria Kellynia Farias Alves (2015), Amadou Hampâté Bâ (2003), Claudia Oliveira da Silva (2016 ), Nilma Gomes (2011), dentre outras pessoas de referência na área de Pretagogia, de ERER e africanidades em geral. Do ponto de vista dos achados, apesar do tempo exíguo da formação, ficou evidenciada a riqueza de elementos do patrimônio local afro-brasileiro e afrocearense que podem subsidiar uma futura implementação da ERER na escola, a partir da grande diversidade de afrossaberes e marcadores das próprias pessoas docentes e de seus estudantes, o que exigirá tomada de decisão coletiva de incidir mais com ERER no PPP, em teoria e na prática. Também, ficou entendido que a Secretaria de Educação de Itapipoca precisa manifestar sua vontade política para implementação efetiva da obrigatoriedade curricular legal dos conteúdos afro-brasileiros e africanos nas escolas, devendo buscar também qualificar suas ações em consonância com as necessidades já diagnosticadas pela Política Nacional Educacional em matéria de ERER, sendo os NEAB´s experientes do estado do Ceará parceiros a serem considerados nessa política.
Abstract: This research was carried out with teachers from the Josefa Pereira de Sousa school (infant/elementary), in the Community of Macaco, in the municipality of Itapipoca/State of Ceará/Brazil. This is training research, which took place between March and November 2023 with 10 women teachers and 2 male teachers, through five training meetings, which had Pretagogy as an approach. The starting point of the research was the desire to contribute to the community my family belongs to, based on the problem of difficulties that teachers at the Josefa Pereira de Sousa school encounter in carrying out pedagogical actions that comply with Law 10.639/2003. Even though it is a black community presenting factors of quilombamento (territory originated by three black families in 1910, who fought hard for the settlement of their descendants, name of the school honoring the community's ancestor, maintenance to this day of several significant elements of the material and immaterial Afro Brazilian cultural heritage), the school's curriculum suffers from the very low representation of content from Afro-Brazilian and African history and culture, these are not even mentioned in the current PPP (political- pedagogical project), contradicting 20 years of existence of a legal framework requiring mandatory provision. Certainly, part of teaching staff at the school report having carried out pedagogical practices that refer to Afro-Brazilian culture, however this was done in a timid and punctual manner, without qualified support in terms of training or well-founded didactic and paradidactic material. We know that such neglect of ERER implementation is common in Brazil where 77% of municipalities in 2023 have not yet incorporated it into curriculum (Alana/Geledés : 2023). Therefore, in 2024, one of the priorities placed by SECADI (Secretariat for Diversity) is to guarantee training in ERER for management and teaching staff, as well as monitoring the results, which are still so lacking today. Within the scope of this research, our focus was limited to strengthening the African sense of belonging of the school's teaching staff, as we noticed the difficulty that the majority demonstrate in identifying and valuing their Afro-knowledge, this aspect being an obstacle that Pretagogia has learned to face in an efficient way. This reality led us to the following questions: What elements of Afro belonging and markers of Africanities are present in the daily lives of teachers in this black community? Relatedly: What does a pretagogical training aimed at identifying the teaching staff's Afro-knowledge raise, in terms of understanding the importance and motivation for implementing the ERER? Thus, the main objective was: - to carry out pretagogical research aimed at strengthening the Afro-Brazilian belonging of the teaching staff at the studied school. The specific objectives were: - to use the example of my own belonging and previous relationship with this community as a pre-step for carrying out a survey of the Afro-knowledge of the group in training; - use pretagogical instrumentals so that teachers identify and value their particular history based on the dimensions of Africanities present in the black community to which they belong; – contextualize the ERER and the legal framework of the corresponding Guidelines, contributing to the understanding of the importance of these achievements for the black population – to serve as a stimulus for the group of teachers at the Josefa Pereira de Sousa school to effectively ( re )start the implementation of ERER in that school. From a methodological point of view, the following steps were carried out: - historical contextualization of ERER and Pretagogia - presentation of the researcher's Afro-knowledge through the instrumentals Tree of Afro-knowledge and My Music, My Belonging; application of these methodologic tools, with the teaching group of studied school to dialogue about the characteristics of their Afro belonging, study of the book Pretagogia by Professor Sandra Petit; planning pedagogical activities with textbook and infant/juvenil literature.The bibliographic dialogue was with the following reading references: Sandra H. Petit (2011), Henrique Cunha Jr (2011), Alecsandro Ratts (2011), Kabengele Munanga (2005), Geranilde Costa e Silva (2013), Rebeca de Alcântara e Silva Meijer (2012) Maria Kellynia Farias Alves (2015), Amadou Hampâté Bâ (2003), Claudia Oliveira da Silva (2016), Nilma Gomes (2011), among other reference people in the area of Pretagogy , Ethnic Racial Education and Africanities in general. From the point of view of the findings, despite the limited training time, the richness of elements of the local Afro-Brazilian and Afro-Cearense heritage was evident and this local cultural heritage is enough to support a future implementation of ERER in schools, based on the great diversity of Afro-knowledge and markers of their own teaching staff and students, which will require collective decision-making to focus more on ERER in the PPP, in theory and in practice. Also, it was understood that the Itapipoca Department of Education needs to express its political will for the effective implementation of the mandatory legal curriculum for Afro-Brazilian and African content in schools, and must also seek to qualify its actions in line with the needs already diagnosed by the National Educational Policy in terms of ERER, with experienced NEABs (ethnic racial groups of studies) from the state of Ceará being partners to be considered in this policy.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79686
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1478200317650378
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6860521449989672
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_fmsilvajúnior.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.