Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79645
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação do Programa Aprendizagem na Idade Certa: um estudo das percepções dos professores acerca das contribuições na aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor : Santos, Ilivanda Alves de Lima
Tutor: Andrade, Wendel Melo
Palabras clave en portugués brasileño: MAIS PAIC;Política pública de educação;Contribuições;Aprendizagem
Palabras clave en inglés: MAIS PAIC;Public education policy;Contributions;Learning
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2025
Citación : SANTOS, Ilivanda Alves de Lima. Avaliação do Programa Aprendizagem na Idade Certa: um estudo das percepções dos professores acerca das contribuições na aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2025. 246 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: O Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC) foi criado durante a gestão do então governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes em 2007 como Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Estabelecido como uma iniciativa de cooperação entre o governo estadual e os municípios cearenses, com o objetivo de apoiar a alfabetização dos alunos da rede pública até o final do 2º ano do Ensino Fundamental (EF). Para esta pesquisa, interessa nos o MAIS PAIC, no recorte temporal (2015-2022), período de ampliação das ações e metas até o 9º ano do EF. As contribuições desse programa na aprendizagem dos alunos dos 9º anos do EF, configura o objeto de estudo desta pesquisa, a qual é orientada pela questão: à luz da percepção do professor do 9º ano, como o programa MAIS PAIC contribui na aprendizagem dos alunos do 9º ano do EF de uma escola pública municipal de Fortaleza? O estudo deste aspecto constitui a relevância desta pesquisa. Fundamentada na problemática, objetiva-se avaliar, pela ótica dos professores, as contribuições do programa MAIS PAIC na aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, concernente ao domínio das habilidades fundamentais de leitura, escrita, cálculo e ciências. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Fortaleza, escolhida pelo baixo desempenho no SPAECE, em matemática. Participaram da pesquisa, seis professores que atuam nas turmas do 9º ano da escola, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Metodologicamente, a pesquisa utiliza o método analítico dedutivo de abordagem qualitativa, de natureza básica e exploratória e descritiva quanto aos objetivos. Tem elementos de uma pesquisa bibliográfica, com análise em obras em banco de dados nacionais; documental, com análise dos instrumentos de gestão e empírica, realizada por meio de entrevistas e observação participante e da rotina da escola. Constatamos a falta de conhecimento por parte dos professores, tanto desta política pública, quanto da forma como ela se manifesta na rotina escolar e nas formações de professores, assim como variação na percepção dos professores investigados, quanto às contribuições do programa na aprendizagem dos alunos do 9º ano do EF. Considera-se que esta pesquisa levanta reflexões que podem auxiliar uma maior compreensão sobre as contribuições do programa na aprendizagem dos alunos do 9º ano do EF, concernente ao domínio das habilidades em leitura, escrita, cálculo e ciências, colaborando para o surgimento de novas discussões sobre os seus impactos, incluindo a ampliação para PAIC INTEGRAL, não contemplado nesta pesquisa.
Abstract: The Learning at the Right Age Program (MAIS PAIC) was created during the administration of the then governor of the State of Ceará, Cid Ferreira Gomes, in 2007 as the Literacy at the Right Age Program (PAIC). Established as a cooperation initiative between the state government and the municipalities of Ceará, with the objective of supporting the literacy of students in the public school system until the end of the 2nd year of Elementary School (EF). For this research, we are interested in MAIS PAIC, in the time frame (2015-2022), a period of expansion of actions and goals until the 9th year of EF. The contributions of this program to the learning of 9th-year EF students configure the object of study of this research, which is guided by the question: in light of the perception of the 9th-grade teacher, how does the MAIS PAIC program contribute to the learning of 9th-grade EF students in a municipal public school in Fortaleza? The study of this aspect constitutes the relevance of this research. Based on the problem, the objective is to evaluate, from the teachers' perspective, the contributions of the MAIS PAIC program to the learning of 9th grade students in elementary school, concerning the mastery of the fundamental skills of reading, writing, arithmetic and science. The research was conducted in a public school in the city of Fortaleza, chosen due to its low performance in SPAECE, in mathematics. Six teachers who work in the school's 9th grade classes, in the subjects of Portuguese, Mathematics and Sciences, participated in the research. Methodologically, the research uses the analytical deductive method of qualitative approach, of a basic and exploratory nature and descriptive as to the objectives. It has elements of bibliographic research, with analysis of works in national databases; documentary research, with analysis of management instruments; and empirical research, carried out through interviews and participant observation and of the school's routine. We found that teachers were not aware of this public policy and how it manifests itself in school routines and teacher training, as well as that there was a variation in the perception of the teachers surveyed regarding the program's contributions to the learning of 9th grade EF students. This research raises reflections that can help to better understand the program's contributions to the learning of 9th grade EF students, concerning the mastery of reading, writing, arithmetic and science skills, contributing to the emergence of new discussions about its impacts, including the expansion to PAIC INTEGRAL, which was not covered in this research.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79645
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6713848400164026
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2339284655582088
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_ialsantos.pdfDISSERTAÇÃO3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.