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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da política pública de educação de jovens e adultos: evasão escolar e qualidade de ensino na escola municipal Raul Coelho de Alencar em Barbalha no Ceará
Autor : Silva, Eliana Saraiva Batista e
Tutor: Novaes, Thiago Oliveira da Silva
Palabras clave en portugués brasileño: EJA;Políticas Públicas;Evasão;Qualidade de ensino;Avaliação em profundidade
Palabras clave en inglés: Public Policies;Dropou;Quality of education;In-depth assessment
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : SILVA, Eliana Saraiva Batista e. Avaliação da política pública de educação de jovens e adultos: evasão escolar e qualidade de ensino na escola municipal Raul Coelho de Alencar em Barbalha no Ceará. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a política educacional da EJA, em relação à evasão escolar e à qualidade de ensino na escola de Ensino Fundamental Raul Coelho de Alencar, em Barbalha, no Ceará. Nesse sentido, assume como objetivos específicos: analisar o conteúdo da política educacional para jovens e adultos; investigar a relação entre evasão escolar e qualidade de ensino na trajetória da EJA; e identificar na Política Pública para EJA caminhos que minimizem a evasão escolar. Além disso, busca, através da investigação sobre essa política pública, conhecer os impedimentos que fazem com que essas pessoas não cheguem à escola, nem consigam uma escolarização que lhes garanta o exercício de uma profissão e o direito a uma vida digna. Para tanto, a metodologia escolhida é alternativa às abordagens que privilegiam os métodos positivistas, dando lugar à descrição das experiências dos alunos, através da pesquisa participante, dentro da perspectiva avaliativa proposta por Raul Lejano 2012, na qual a abordagem experiencial está embasada no paradigma interpretativo pós-construtivista. A coleta de dados foi realizada através da elaboração e aplicação de questionários com entrevistas semiestruturadas, que embasaram os grupos focais e também por meio da coleta das histórias de vida dos alunos. A avaliação de dados qualitativos se baseou na análise descritiva da pesquisa, buscando uma descrição densa da realidade dos alunos e alunas da EJA. Os sujeitos da EJA são por si mesmos os conteúdos vivos de ensino. Para tanto, é preciso conhecê-los, escutá-los e assim traçar com eles o caminho da aprendizagem significativa. Utiliza-se como aporte teórico o método Paulo Freire (2021) como forma de repúdio ao ensino tradicional, “bancário”, e defende-se a construção do aprendizado com significado, o qual liberta e promove conscientização. Inclui-se ainda Donna Haraway (2009), por meio de seu artigo "Saberes Localizados", destacando a questão feminista como sendo também uma questão própria da EJA. Além dela, acompanhamos Tim Ingold (2014), que nos apresenta a importância da experiência e compromisso ético com os pesquisados como caminho para produção de conhecimento uns como os outros. Alinha-se ainda com o pensamento de Marcondes e Brisola (2011) ao buscar a singularidade dos sujeitos que compõem a EJA, valorizando a escuta e interesse nas suas trajetórias.
Abstract: This research aims to study the trajectory of the educational policy for Youth and Adult Education (EJA) in relation to school dropout rates and the quality of education at Raul Coelho de Alencar Elementary School, located in Barbalha, Ceará. In this regard, it adopts the following specific objectives: to analyze the content of educational policies for youth and adults; to investigate the relationship between school dropout rates and the quality of education within the EJA framework; and to identify pathways within public policies for EJA that may help mitigate school dropout rates. In addition, it seeks, through the evaluation of this public policy, to understand the impediments that prevent these people from going to school, nor from obtaining an education that guarantees them the exercise of a profession and the right to a dignified life. To this end, the chosen methodology is an alternative to approaches that privilege positivist methods, giving way to the experiences of students, through participatory research, within the evaluative perspective proposed by Raul Lejano, in which the experiential approach is based on the post-constructivist interpretative paradigm. Data collection was carried out through the development and application of questionnaires with semi-structured interviews, which supported the focus groups and also through the collection of students' life stories. The evaluation of qualitative data was based on the descriptive analysis of the research, seeking a dense description of the reality of EJA students. EJA subjects are in themselves the living content of teaching. To do so, it is necessary to know them, listen to them and thus trace the path of meaningful learning with them. The theoretical framework used is the Paulo Freire method (2021) as a way of repudiating traditional, “banking” teaching, and defends the construction of learning with meaning, which liberates and promotes awareness. Donna Haraway (2009) is also included, through her article "Situated Knowledges", highlighting the feminist issue as also being an issue specific to EJA. In addition to her, we follow Tim Ingold (2014), who presents us with the importance of experience as a search for the production of knowledge among each other. It also aligns with the thinking of Marcondes and Brisola (2011) when seeking the uniqueness of the subjects that make up EJA, through listening and interest in their trajectories.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79627
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6177030995513455
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2316457320482832
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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