Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorFerreira, Tereza Maria da Silva-
dc.date.accessioned2014-04-28T14:25:06Z-
dc.date.available2014-04-28T14:25:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tereza Maria da Silva. Crack: práticas educativas e culturais na trajetória de um dependente. 214. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7959-
dc.description.abstractThis research aims investigating the educational and cultural practices from crack users, by the biography of a addict, focusing the contexts and paths that evolved this use, relating sociocultural facts and determinants which collaborate in the memory and life history of the biography subject. It has as theoretical contribution approaches from several authors and several fields of knowledge, as Healthy, Sociology and Education. By the fact the biography subject is a homeless, the study was accomplished in many places, from bars, steakhouses, the family residence, and even near the called “bocas de fumo”. By treating this as a qualitative research, the methodological approach is the life history and the data collection is proceeded on the basis of the biographical oral history, accomplished by the open interview and field journal. In this way, the data analysis is guided in concepts and central categories related to the biography crack addict’s speech. In the path’s analysis of drug using in the speech of Bin Guerra, it was important for us to know some aspects that helped to understand the reason why people still use drugs, despite all its negativity and the committed efforts to fight against this using. It must be considered the “different subjects” and the subjectivity involved when they make use of these substances, as the diverse cultural, educative contexts, vulnerability phase that surrounds teenagers and permeates that reality based on the study topics. Concluding the analysis, it was noticed that even we cannot affirm that the crack use can become a practice resulted of other kinds of drugs, we cannot deny the experience opportunity with other kind of drug allows to favor this practice. It is essential to consider, in the speech of Bim Guerra, the importance of family role in the relation of behavior/educational development, concerning the involvement with the use of drugs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPsychoactive drugspt_BR
dc.subjectCocaína - Abuso - Maracanaú(CE)pt_BR
dc.subjectCrack(Droga) - Aspectos sociais - Maracanaú(CE)pt_BR
dc.subjectEducação - Métodos biográficospt_BR
dc.subjectToxicômanos - Maracanaú(CE)- Relações com a famíliapt_BR
dc.titleCrack: práticas educativas e culturais na trajetória de um dependentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetiva investigar as práticas educativas e culturais dos usuários de crack, por meio da biografia de um dependente dessa droga, enfocando os contextos e trajetórias que envolveram esse uso, relacionando fatos e determinantes socioculturais que colaboram na memória e história de vida do sujeito biografado. Tem como aporte teórico abordagens teóricas e diversos campos do conhecimento, como Saúde, Sociologia e Educação. Pelo fato de o sujeito biografado ser um morador de rua, o estudo foi realizado em vários lugares, desde bares, churrascarias, residência da família e até mesmo nas proximidades das chamadas “bocas de fumo”. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, a abordagem metodológica é a história de vida e a coleta dos dados é procedida com base na história oral biográfica, realizada por meio de entrevistas abertas e diário de campo. Desta forma, a análise dos dados está pautada nos conceitos e categorias centrais relacionados aos discursos do dependente de crack biografado. Na análise da trajetória do uso de drogas nas falas de Bim Guerra, foi importante conhecermos aspectos que nos ajudaram a entender o porquê de as pessoas continuarem usando drogas, a despeito de toda sua negatividade e dos esforços empenhados em combater esse uso. Devem-se levar em consideração os “diferentes sujeitos” e a subjetividade que os envolve quando fazem uso dessas substâncias, assim como os diversos contextos culturais, educativo, fase de vulnerabilidade que cerca os adolescentes e permeiam essa realidade com base nos tópicos de estudo. Concluindo a análise, foi percebido que embora não afirmemos que o uso do crack seja uma prática decorrente de outros tipos de drogas, não podemos negar que a oportunidade de experiência com outro tipo droga permita favorecer esta prática. É essencial considerar nas falas de Bim Guerra a importância do papel da família nas relações de desenvolvimento comportamental/educacional no que diz respeito envolvimento com o uso de drogas.pt_BR
dc.title.enCrack: educative and cultural practices in the path of a dependentpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014-DIS-TMSFERREIRA.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.