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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Robéria Vieira Barreto | - |
dc.contributor.author | Araújo, Lailane Raniele Girão | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T20:20:01Z | - |
dc.date.available | 2025-01-17T20:20:01Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Lailane Raniele Girão. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades ou superdotados: uma revisão bibliográfica. 2024. 47 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79427 | - |
dc.description.abstract | La Atención Educativa Especializada (AEE) es una modalidad de enseñanza destinada a complementar o suplementar el desarrollo de estudiantes que son el público objetivo de la educación especial, incluidos aquellos con altas habilidades o superdotación (AH/SD). Para ello, AH/SD se refiere a capacidades intelectuales significativamente superiores a la media, que involucran aptitudes en diversas áreas, como intelectual, académica, creativa, artística o de liderazgo. Partiendo de este supuesto, la presente investigación tiene como objetivo identificar la AEE para estudiantes con AH/SD en Brasil, analizando políticas públicas, prácticas pedagógicas y sus influencias en el desarrollo de estos estudiantes. En cuanto al enfoque metodológico, el trabajo se configura como una revisión bibliográfica de enfoque cualitativo, y los autores que fundamentaron esta investigación fueron: Antipoff (1928-1992), Landau (1990), Gama (2006), Renzulli (2014), Sabatella (2006), Virgolim (2007, 2014), Gagné y Guenther (2010). Nuestros resultados indicaron que se identificaron políticas como el Núcleo de Actividades de Altas Habilidades/Superdotación (NAAH/S) y la Política Nacional de Educación Especial. Además, mostraron que las prácticas pedagógicas, incluidas actividades enriquecidas y apoyo individualizado, contribuyen significativamente al desarrollo académico y personal de los estudiantes con AH/SD. Por lo tanto, concluimos que a pesar de los avances, la investigación destaca la necesidad de una mayor inversión en formación de profesores y recursos. Finalmente, creemos que este estudio reforzará la importancia de la AEE en la promoción de una educación inclusiva y de calidad para todos los estudiantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades ou superdotados: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma modalidade de ensino voltada para complementar ou suplementar o desenvolvimento de alunos que são público-alvo da Educação Especial, incluindo aqueles com altas habilidades ou superdotação (AH/SD). Para isso, AH/SD referem-se a capacidades intelectuais significativamente acima da média, envolvendo aptidões em diversas áreas, como intelectual, acadêmica, criativa, artística ou liderança. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa objetivou identificar o AEE para alunos com AH/SD no Brasil, analisando políticas públicas, práticas pedagógicas e suas influências no desenvolvimento desses alunos. Quanto ao percurso metodológico, o trabalho configurou-se como uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e os autores que fundamentaram essa pesquisa foram: Antipoff (1992); Landau (1990); Gama (2006); Renzulli (2014); Sabatella (2006), Virgolim (2007; 2014) e Gagné; Guenther (2010). Os resultados obtidos apontaram que há políticas públicas Brasileiras para os estudantes com AH/SD, como o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e a Política Nacional de Educação Especial de 2008. Além disso, constatou-se que práticas pedagógicas, incluindo atividades enriquecidas e suporte individualizado, contribuem significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos com AH/SD. Destarte, conclui-se que apesar dos avanços, há necessidade de maior investimento em formação de professores e em recursos. Por fim, acredita-se que este estudo irá reforçar a importância do AEE na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. | pt_BR |
dc.title.es | Servicios educativos especializados para alumnos con altas capacidades o dotaciones: una revisión bibliográfica | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Altas habilidades ou superdotação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7469129389439466 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3456804214594890 | pt_BR |
local.date.available | 2025-01-17 | - |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
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File | Description | Size | Format | |
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2024_tcc_lrgaraujo.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
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