Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79420
Tipo: | TCC |
Título: | As relações entre crianças com TDAH e crianças neurotípicas no ambiente escolar: desafios e perspectivas de inclusão |
Título em inglês: | Relationships between children with ADHD and neurotypical children in the school environment: challenges and prospects for inclusion |
Autor(es): | Jorge, Manuela Abreu |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave em português: | Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade;Inclusão;Aprendizagem |
Palavras-chave em inglês: | Attention Deficit Hyperacivity Disorder.;Inclusion;Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | JORGE, Manuela Abreu. As relações entre crianças com TDAH e crianças neurotípicas no ambiente escolar: desafios e perspectivas de inclusão. 2024. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A inclusão de educandos com Transtornos Comportamentais não tem sido tarefa fácil de ser conduzida na sala de aula, representando um grande desafio para as professoras e professores e, principalmente, para crianças e adolescentes. O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações das crianças com TDAH e as crianças neurotípicas no ambiente escolar, analisando os fatores que influenciam comportamentos e percepções, além de identificar estratégias inclusivas em sala de aula. A escolha do tema deve-se a vivências em sala de aula durante um estágio obrigatório, que geraram reflexões sobre como a criança com TDAH é percebida em sala de aula pelas outras crianças e também pela professora. Muitas vezes, a criança que evidencia este transtorno pode ser taxada como desleixada, desinteressada e até mesmo inconveniente, o que pode influenciar fortemente na sua vivência escolar. Dessa forma, é de grande importância que os educadores e a família desta criança estejam atentos e busquem caminhos para a inclusão. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Teixeira (2017), Barkley (2008), Mantoan (2003) e Ferreira (2006), dentre outros autores que pesquisaram sobre o TDAH e inclusão. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e relato de experiência da observação de um garoto que está cursando o 5º ano do ensino fundamental e possui o laudo do TDAH, além de entrevistas com a professora regente da turma. Os resultados indicaram que, para uma boa relação e por consequência um pleno desenvolvimento da criança neurodivergente em sala de aula, a escola e a família são de fundamental importância. A escola precisa estar preparada e os professores capacitados, além de atentos e sensíveis aos seus alunos. A família, por sua vez, precisa dar continuidade ao trabalho docente, mantendo uma comunicação próxima e inteligente com a escola. |
Abstract: | The present study aims to understand the relationships of children with ADHD and neurotypical children in the school environment, analyzing the factors that influence behaviors and perceptions, as well as identifying inclusive strategies in the classroom. The choice of the topic is due to experiences in the classroom during a mandatory internship,which led to reflections on how children with ADHD are perceived in the classroom by other children and also by the teacher. Often, the child who shows this disorder may be labeled as careless, disinterested, and even inconvenient, which can strongly influence their school experience. Thus, it is of great importance that educators and the family of this child are attentive and seek paths for inclusion. The research is based on the studies of Teixeira (2014), Barkley (2008), Mantoan (2003) and Ferreira (2006), among other authors who have researched ADHD and inclusion. The methodology used was bibliographic research and the report of the experience of observing a boy who is in the 5th grade of elementary school and has an ADHD diagnosis, in addition to conversations with the class teacher. The results indicated that, for a good relationship and consequently a full development of the neurodivergent child in the classroom, the school and the family are of fundamental importance. The school needs to be prepared and the teachers trained, as well as attentive and sensitive to their students. The family, in turn, needs to continue the teaching work, maintaining close and intelligent communication with the school. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79420 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6301-5424 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3859026952963278 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_majorge.pdf | 454,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.