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Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem maker para o ensino de circuitos elétricos
Autor(es): Rocha, Patriky Souza
Orientador: Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar
Palavras-chave em português: Tinta condutiva;Eletrodinâmica;Ensino de física;Teoria sociointeracionista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Data do documento: 2024
Citação: ROCHA, P. S. Uma abordagem maker para o ensino de circuitos elétricos. 2024. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Tendo em vista a dificuldade dos estudantes do ensino básico em assimilar conteúdos que necessitam de certo grau de abstração como o de eletricidade, este trabalho explora uma abordagem experimental para o Ensino de Eletricidade com enfoque em circuitos elétricos e resistores elétricos. Visando diminuir tal dificuldade, foi elaborada uma sequência didática envolvendo práticas experimentais sobre circuitos elétricos com a utilização de uma tinta condutora de eletricidade. A fabricação da tinta utiliza produtos que podem ser encontrados facilmente e com baixo custo. A produção dos circuitos, bem como a produção da tinta é feita de forma autônoma pelos estudantes. Essa metodologia, que traz uma abordagem “maker”, contribui para a construção de novos conhecimentos de forma criativa e colaborativa. Em paralelo a isso, foi utilizado um referencial teórico de ensino e aprendizagem baseado na teoria socio-interacionista de Lev Vygotsky. Nesse sentido, a proposta pedagógica inclui como produto educacional uma cartilha contendo instruções e métodos acerca da fabricação e utilização da tinta condutiva. Ademais, ela está separada em cinco práticas experimentais que abordam os assuntos de resistores, associação de resistores e instrumentos de medidas elétricas. Ao final de cada prática experimental e também no decorrer delas, foram elaborados questionários para auxiliar os professores a avaliar o processo de aprendizagem dos educandos. O produto educacional foi aplicado em uma turma do segundo ano do Ensino Médio em uma escola de ensino particular, localizada no município de Caucaia-CE. Participaram das aulas um total de 16 alunos. O local não possui laboratório de ciência, entretanto a aplicação foi adaptada para ocorrer em uma sala de aula convencional. Durante a aplicação foi observada uma forte interação social entre os educandos em que houve uma troca de experiências sobre conceitos físicos e suas ilustrações com a tinta, com isso criou-se um ambiente interativo e acolhedor no decorrer das práticas. Através das anotações feitas pelos estudantes, notou-se que eles tiveram uma visualização prática de conceitos teóricos, bem como o entendimento qualitativo de fenômenos físicos dos circuitos elétricos e portanto uma melhor compreensão dos conteúdos de circuitos elétricos.
Abstract: Given the difficulty that basic education students face in assimilating content that requires a certain level of abstraction, such as electricity, this work explores an experimental approach to the Teaching of Electricity with a focus on electrical circuits and resistors. Aiming to reduce this difficulty, a didactic sequence was developed involving experimental practices on electrical circuits using conductive ink. The ink is made with easily accessible and low-cost materials. The students autonomously produce both the circuits and the ink. This methodology, which introduces a “maker” approach, contributes to the construction of new knowledge in a creative and collaborative manner. In parallel, a theoretical teaching and learning framework based on Lev Vygotsky’s socio-interactionist theory was employed. As part of the pedagogical proposal, an educational booklet was created containing instructions and methods on how to make and use the conductive ink. Furthermore, it is divided into five experimental practices addressing topics such as resistors, resistor combinations, and electrical measuring instruments. At the end of each experiment, and throughout them, questionnaires were designed to help teachers assess the learning process of the students. The educational product was applied to a second-year high school class in a private school located in Caucaia-CE, with 16 students participating. The school did not have a science laboratory, but the application was adapted to take place in a regular classroom. During the application, strong social interaction was observed among the students, with the exchange of experiences about physical concepts and their illustrations using the ink, creating an interactive and welcoming environment throughout the practices. From the students’ notes, it was observed that they gained practical insight into theoretical concepts, as well as a qualitative understanding of the physical phenomena of electrical circuits, leading to a better comprehension of the content related to electrical circuits.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79379
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

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