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Tipo: Dissertação
Título: Vivências acadêmicas das mulheres negras e pobres na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Autor(es): Dias, Luana da Silva
Orientador: Araújo, Adriana Castro
Coorientador: Nunes, Albano Oliveira
Palavras-chave em português: Mulher negra;Pobre;Assistência estudantil
Palavras-chave em inglês: Black woman;Poor;Student assistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: DIAS, Luana da Silva. Vivências acadêmicas das mulheres negras e pobres na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Historicamente, ao feminino em uma sociedade de classes, como a capitalista, não foi destinado o lugar de prestígio e importância das construções político-sociais dos espaços públicos, tais como na política e na Universidade. Some-se a isso, as chagas de um processo escravista de mais de trezentos anos marcaram o povo negro com o olhar ausente do Estado Brasileiro às necessidades mais básicas de vida, como educação, perpetuando um processo de desigualdade de renda, gênero e raça. Tendo em vista isso, a presente pesquisa, enquanto objetivo, buscou analisar como está se dando a vivência acadêmica das alunas negras, pobres na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), levando em consideração fatores objetivos e subjetivos que impactem diretamente em sua permanência no Ensino Superior, como aspectos pessoais, práticas pedagógicas, as relações interpessoais com os pares e professores, bem como o apoio institucional para a permanência dessas mulheres na universidade. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de natureza aplicada, destinada a quando se quer descortinar problemas práticos, do tipo estudo de caso, sendo exploratória, pois visou compreender e iluminar uma realidade não conhecida, sobre um contexto situado, de um grupo social específico, as mulheres negras e pobres da UVA, marcado por peculiaridades e condições sociais que atravessam suas experiências e vivências. Quanto aos procedimentos a pesquisa é bibliográfica e documental, pois ancorada na análise de artigos, teses, dissertações e livros sobre a temática, bem como em documentos para receberem um tratamento analítico, partindo de uma abordagem mista, isso porque qualitativa, logo da visão subjetiva das mulheres estudadas, cuja coleta de dados primários se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, devidamente autorizadas pelas perspectivas éticas, bem como quantitativa, uma vez que as transcrições das entrevistas foram submetidas a um software de análise lexical e estatística de corpus textuais, para então os resultados serem interpretados qualitativamente. Assim, compreendendo a construção do direito à educação como um direito humano, no contexto de uma sociedade capitalista e democrática, apreende-se que o acesso ao ensino superior brasileiro por essas mulheres é marcado por contrastes de desigualdades de classe, raça e gênero e com a consequente atuação do Estado no advento da criação das políticas públicas, especialmente, com os fundamentos legais e institucionais da Política Pública de Assistência Estudantil, porém esses de caráter generalistas. Ocorre que quando esse contexto é analisado pelo viés da realidade, há a necessidade de manutenção de pautas e ações específicas que direcionem e combatam a desigualdade de gênero, raça e classe dentro da universidade, em prol do êxito acadêmico das mulheres plurais que ingressam, pois são interseccionais neste sistema econômico, afetando-lhes em aspectos pessoais, interpessoais, pedagógicos, demandando atuação institucional específica. Com isso, apesar de reconhecida a expansão do acesso ao ensino superior brasileiro e a significativa presença do público feminino negro nas universidades do país, inclusive na UVA, o que poderia causar uma aparência de alcance da justiça social e a efetividade dos direitos constitucionais assegurados pela Constituição Federal de 1988, essa constatação não afastou, porém, as dificuldades nesse meio no que concerne ao gênero, raça/ etnia e condição social que obstaculizam a permanência digna e saudável e a finalização da graduação, especialmente, de pessoas do gênero feminino, negras e pobres no ensino superior. Dessa forma, considera-se a necessidade da construção de estratégias de enfretamento para universidade em comento, tais como políticas assistenciais universitárias específicas para atender as interseccionalidades de gênero, raça e classe do sujeito estudado.
Abstract: Historically, the feminine in a class society, such as the capitalist one, was not given a place of prestige and importance in the political-social constructions of public spaces, such as in politics and at the University. Added to this, the wounds of a slavery process lasting more than three hundred years marked the black people with the Brazilian State's absent look at the most basic needs of life, such as education, perpetuating a process of income, gender and racial inequality. With this in mind, the present research, as an objective, sought to analyze how the academic experience of poor black students at the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) is taking place, taking into account objective and subjective factors that directly impact their stay at the university. Higher Education, such as personal aspects, pedagogical practices, interpersonal relationships with peers and professors, as well as institutional support for these women to remain at university. Methodologically, this is research of an applied nature, intended when one wants to uncover practical problems, of the case study type, being exploratory, as it aimed to understand and illuminate an unknown reality, in a situated context, of a specific social group, black and poor women at UVA, marked by peculiarities and social conditions that permeate their experiences. As for the procedures, the research is bibliographic and documentary, as it is anchored in the analysis of articles, theses, dissertations and books on the subject, as well as documents to receive an analytical treatment, starting from a mixed approach, this is because qualitative, so from the subjective view of the women studied, whose primary data collection took place through semi-structured interviews, duly authorized by ethical perspectives, as well as quantitative, since the interview transcriptions were submitted to lexical and statistical analysis software of textual corpus, to then the results are interpreted qualitatively. Thus, understanding the construction of the right to education as a human right, in the context of a capitalist and democratic society, it is understood that access to Brazilian higher education for these women is marked by contrasts of class, race and gender inequalities and with the consequent action of the State in the advent of the creation of public policies, especially with the legal and institutional foundations of the Public Student Assistance Policy, however these are of a general nature. It turns out that when this context is analyzed from the perspective of reality, there is a need to maintain specific agendas and actions that direct and combat gender, race and class inequality within the university, in favor of the academic success of the plural women who enter, as they are intersectional in this economic system, affecting them in personal, interpersonal and pedagogical aspects, demanding specific institutional action. As a result, despite the recognition of the expansion of access to Brazilian higher education and the significant presence of black females in the country's universities, including UVA, which could give rise to an appearance of achieving social justice and the effectiveness of constitutional rights guaranteed by Federal Constitution of 1988, this finding did not eliminate, however, the difficulties in this environment regarding gender, race/ethnicity and social condition that hinder the dignified and healthy stay and the completion of graduation, especially for female, black people and poor in higher education. In this way, the need to construct coping strategies for the university in question is considered, such as specific university assistance policies to meet the intersectionalities of gender, race and class of the subject studied.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79357
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3005889734233108
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7739-0471
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9105732661300720
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-6543-2512
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/0251675158707532
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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