Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79327
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGuerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque-
dc.contributor.authorAlmeida, Juliana Maria Fernandes de-
dc.date.accessioned2025-01-09T20:35:30Z-
dc.date.available2025-01-09T20:35:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALMEIDA, Juliana Maria Fernandes de. Políticas Públicas para o livro, a leitura e a biblioteca: o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará em foco. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79327-
dc.description.abstractThe public library in Brazil is strengthened by public policies aimed at books, reading, literature, writing and the library, which contribute to the socio-cultural development of Brazilian society. In Ceará, the State Public Library System is responsible for coordinating the network of municipal and community public libraries in the state. It is linked to the National Public Library System, which seeks to establish itself as a public cultural policy for public libraries, using the Federative Cooperation Agreement as an instrument to strengthen its effectiveness. Thus, considering the importance of the agreement signed and the actions necessary to comply with it, we undertook this investigation. In this study, we sought to evaluate the implementation of the policy of the National Public Library System, through the State Public Library System of Ceará, focusing on the Federative Cooperation Agreement. The specific objectives are oriented towards: Analyzing the Federative Cooperation Agreement; Identifying the actions expressed in the Federative Cooperation Agreement; Verifying compliance with the axes of the Federative Cooperation Agreement. The work methodology used is developed through qualitative research, of an exploratory nature, carried out through bibliographic and documentary research and empirical research, through data collection in the field, through the application of a questionnaire with the technical team of the Ceará State Public Library System. The method for processing the collected data is content analysis, by Laurence Bardin (2022). The evaluative perspective adopted is that proposed by Raul Lejano (2012), inspired by his experiential model. Since the policy and the institution, represented here, are analyzed and understood as text and context. From the results obtained, we verify that the Ceará State Public Library System contributes to the implementation of the policy of the National Public Library System, executing and coordinating actions to promote books, reading, and librariespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas Públicas para o livro, a leitura e a biblioteca: o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA biblioteca pública no Brasil se fortalece com as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura, a literatura, a escrita e a biblioteca, que contribuem para o desenvolvimento sociocultural da sociedade brasileira. No Ceará, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas é o responsável por coordenar a rede de bibliotecas públicas municipais e comunitárias do estado. Estando vinculado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que busca se firmar enquanto política pública de cultura para as bibliotecas públicas, utilizando como instrumento que fortalece a sua efetividade o Acordo de Cooperação Federativa. Assim, considerando a importância do acordo firmado e as ações necessárias para o cumprimento deste, que empreendemos essa investigação. Onde buscamos avaliar a implementação da política do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, com foco no Acordo de Cooperação Federativa. Estando os objetivos específicos orientados para: Analisar o Acordo de Cooperação Federativa; Identificar as ações manifestadas no Acordo de Cooperação Federativa; Verificar o cumprimento dos eixos do Acordo de Cooperação Federativa. A metodologia de trabalho utilizada desenvolve-se mediante uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental e a pesquisa empírica, por meio da coleta de dados em campo, através da aplicação de questionário com a equipe técnica do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará. O método para o tratamento dos dados coletados é a análise de conteúdo, de Laurence Bardin (2022). A perspectiva avaliativa adotada é a proposta por Raul Lejano (2012), inspirada em seu modelo experiencial. Posto que a política e a instituição, aqui representados, são analisadas e entendidas enquanto texto e contexto. A partir dos resultados obtidos, verificamos que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará contribui com a implementação da política do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, executando e coordenando ações de fomento do livro, da leitura, e da biblioteca.pt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.ptbrBibliotecaspt_BR
dc.subject.ptbrSistema Estadual de Bibliotecas Públicaspt_BR
dc.subject.enPublic Policiespt_BR
dc.subject.enLibrarypt_BR
dc.subject.enState Public Library Systempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0743142603815655pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6346079652322359pt_BR
local.date.available2025-01-09-
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_jmfalmeida.pdfDISSERTAÇÃO765,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.