Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79323| Tipo: | Tese |
| Título: | A inovação pedagógica: elo entre a sequência Fedathi, a teoria da objetivação e a insubordinação criativa para uma mudança da prática docente |
| Autor(es): | Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto |
| Orientador: | Costa dos Santos, Maria José |
| Coorientador: | Brandão Menezes, Daniel |
| Palavras-chave em português: | Sequência Fedathi;Teoria da Objetivação;Insubordinação Criativa;inovação pedagógica;;práticas pedagógicas inovadoras-colaborativas |
| Palavras-chave em inglês: | Fedathi Sequence;Objectification Theory;Creative Insubordination;pedagogical innovation;innovative-collaborative pedagogical practices |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Data do documento: | 2024 |
| Citação: | SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto. A inovação pedagógica : elo entre a sequência Fedathi, a teoria da objetivação e a insubordinação criativa para uma mudança da prática docente / Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião. – 2024. Tese (Doutorado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumo: | A inovação pedagógica exige práticas docentes diferenciadas, que possibilitem autonomia, engajamento e protagonismo de professores e alunos durante o processo de ensinoaprendizagem. Essas práticas foram analisadas com base na experiência como professora e formadora, por meio de discussões sobre a ação docente e no curso de extensão <Formação de professores sob os perfis de aprendizagem: uma vivência com a Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação= A Sequência Fedathi (SF), como metodologia de ensino e de análise de dados, orienta, respectivamente, as decisões pedagógicas influenciadas pelas sessões didáticas elaboradas e vivenciadas nas salas de aulas dos professores, e analisa os dados da pesquisa. A Teoria da Objetivação (TO) fundamenta o referencial teórico, possibilitando reflexões sobre a ética comunitária e o labor conjunto, enquanto a Insubordinação Criativa (IC) contribui para a identificação de práticas inovadoras-colaborativas. Diante disso, a questão de pesquisa proposta é: Como a tríade SF/TO/IC tem contribuído para a tomada de consciência dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental na constituição de práticas inovadoras-colaborativas, no contexto do processo de ensino-aprendizagem emancipatório? Objetivamos analisar as contribuições da tríade SF/TO/IC para a tomada de consciência dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, favorecendo práticas inovadoras-colaborativas no processo de ensino-aprendizagem emancipatório. Para tanto, definimos três objetivos específicos, organizados a partir da hipótese apresentada, delineando os passos metodológicos na investigação. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, do tipo estudo de caso. Em termos procedimentais, a pesquisa contou com quatro etapas: (I) estudo bibliográfico; (II) estudo colaborativo; (III) estudo de caso e (IV) a produção do relatório de tese. Realizamos questionários e discussões nos fóruns do Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem. O curso, realizado no formato híbrido, entre abril a junho de 2024, teve encontros síncronos e assíncronos, totalizando uma carga horária de 100 horas, ministradas pelos membros do grupo. Dos doze professores que concluíram o curso, cinco foram selecionados com base em critérios como: ser professor com experiência no ensino de matemática nos anos iniciais, ser professor em pleno exercício das atividades e lotado nas escolas da rede pública; ter frequência mínima de 75% em participações nos encontros, ter realizado as atividades dos fóruns; como também, ter planejado e vivenciado a sessão didática em sala de aula e; em seguida, apresentada no curso. Os resultados revelam que as práticas pedagógicas baseadas na tríade, aliadas a ações interdisciplinares, criativas e dinâmicas, colaboraram para que os professores refletissem sobre o processo de ensino-aprendizagem emancipatório. Além disso, constatamos que o desenvolvimento dessas ações, por meio de um planejamento coletivo das sessões didáticas, demonstrou que as interações e as discussões entre pares potencializaram as práticas inovadoras-colaborativas. Concluímos que a pesquisa enfatizou a originalidade da abordagem pedagógica adotada, promovendo reflexões a partir das atividades, das discussões, do planejamento e da vivência das sessões didáticas, fundamentadas na tríade. |
| Abstract: | Pedagogical innovation requires differentiated teaching practices that enable autonomy, engagement, and protagonism of teachers and students during the teaching-learning process. These practices were analyzed based on the experience as a teacher and trainer, through discussions about teaching action and in the extension course <Teacher training according to learning profiles: an experience with the Fedathi Sequence and the Theory of Objectification=. The Fedathi Sequence (FS), as a teaching and data analysis methodology, guides, respectively, pedagogical decisions influenced by the didactic sessions developed and experienced in the teachers' classrooms, and analyzes the research data. The Theory of Objectification (TO) underpins the theoretical framework, enabling reflections on community ethics and joint work, while Creative Insubordination (CI) contributes to the identification of innovativecollaborative practices. In view of this, the proposed research question is: How has the SF/TO/IC triad contributed to the awareness of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school in the constitution of innovative-collaborative practices, in the context of the emancipatory teachinglearning process? We aim to analyze the contributions of the SF/TO/IC triad to the awareness of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school, favoring innovative-collaborative practices in the emancipatory teaching-learning process. To this end, we defined three specific objectives, organized based on the hypothesis presented, outlining the methodological steps in the investigation. Methodologically, we chose a qualitative, exploratory approach, of the case study type. In procedural terms, the research had four stages: (I) bibliographic study; (II) collaborative study; (III) case study and (IV) the production of the thesis report. We conducted questionnaires and discussions in the forums of the Virtual Learning Environment developed by the Study and Research Group Weaving Cognitive Learning Networks. The course, held in a hybrid format between April and June 2024, had synchronous and asynchronous meetings, totaling a workload of 100 hours, taught by group members. Of the twelve teachers who completed the course, five were selected based on criteria such as: being a teacher with experience in teaching mathematics in the early years, being a teacher in full exercise of activities and assigned to public schools; having a minimum attendance of 75% in participation in the meetings, having carried out the forum activities; as well as having planned and experienced the teaching session in the classroom and; subsequently presented in the course. The results reveal that pedagogical practices based on the triad, combined with interdisciplinary, creative and dynamic actions, helped teachers reflect on the emancipatory teaching-learning process. Furthermore, we found that the development of these actions, through collective planning of the teaching sessions, demonstrated that interactions and discussions among peers enhanced innovative-collaborative practices. We concluded that the research emphasized the originality of the pedagogical approach adopted, promoting reflections based on the activities, discussions, planning and experience of the teaching sessions, based on the triad. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79323 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0003-0263-4026 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8034812864925466 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-9623-5549 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-5930-7969 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/8450083821283590 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_tese_lrnpscipiao.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.