Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79273
Tipo: TCC
Título : O Ensino de música na disciplina de arte da E.E.M. Francisco de Almeida Monte
Autor : Silva, Marcos Klesio Alcântara
Tutor: Mota, Yanaêh Vasconcelos
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de Música;Ensino Médio;Disciplina de Arte;Educação Básica
Palabras clave en inglés: Music Teaching;High school;Art Discipline;Basic education
Fecha de publicación : 2023
Citación : SILVA, M. K. A. (2023)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho de conclusão de curso buscou conhecer como ocorre o ensino de música nas aulas de Arte da Escola de Ensino Médio Francisco de Almeida Monte, no município de Alcântaras (CE). O município de Alcântaras, localizado na mesorregião Noroeste do Ceará, possui apenas uma escola de ensino médio. Na referida escola, há aulas de Arte. Por isso, como objetivos específicos do trabalho busquei identificar a formação de professores e professoras de Arte que ensinam a música na escola; observar e descrever as atividades musicais realizadas na sala de aula. O estudo se caracterizou como um estudo de caso com entrevistas estruturadas com as três professoras de Arte da escola e com sete estudantes. Os resultados indicaram que a música, quando abordada dentro da disciplina de Arte, tem sido pautada pelo uso do livro didático e o ensino de música aborda questões culturais e históricas, sobretudo de três culturas distintas, como a Cultura Indígena, a Cultura Africana e a Cultura Grega. O ensino de música parece ter se ampliado, a partir da ida de um estagiário e estagiária do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, para a escola. Como conclusão, são evidenciados três asserções: a música poderia compor um quadro mais significativo na escola; os conteúdos musicais presentes na aula de Arte poderiam ser mais enfatizados; demanda de professor ou professora licenciado/a na área de música para o aprofundamento do ensino de música na E.E.M. Francisco de Almeida Monte.
Abstract: This course completion work sought to understand how music is taught in Arts classes at the Francisco de Almeida Monte High School, in the municipality of Alcântaras (CE). The municipality of Alcântaras, located in the Northwest mesoregion of Ceará, has only one high school. At that school, there are Arts classes. Therefore, I sought to identify the training of Arts teachers who teach music at school; observe and describe the musical activities carried out in the classroom. The study was characterized as a case study with structured interviews with the school's three Arts teachers and seven students. The results indicated that music, when approached within the Arts discipline, has been guided by the use of textbooks and music teaching addresses cultural and historical issues, especially from three distinct cultures, such as Indigenous Culture, African Culture and Greek Culture. Music teaching seems to have expanded, with the arrival of a male and female intern from the Music Degree Course at the Federal University of Ceará, Sobral campus, to the school. In conclusion, three assertions are highlighted: music could form a more significant picture at school; the musical content present in the Arts class could be more emphasized; demand for a licensed teacher in the area of music to deepen music teaching at E.E.M. Francisco de Almeida Monte.
Descripción en portugués brasileño : SILVA, M. K. A. O Ensino de música na disciplina de arte da E.E.M. Francisco de Almeida Monte. 2023. 44f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79273
ORCID del autor: https://orcid.org/0009-0007-0193-4293
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9207719608837843
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-1256-8168
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1949474973615252
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_mkasilva.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.