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Tipo: TCC
Título: Utilização de metodologias ativas para o ensino de pH por meio da avaliação de fake news no Ensino Médio
Título em inglês: Use of active methodologies for teaching pH through of evaluation of fake news in High School
Autor(es): Farias, Maria Tereza de Araújo Rodrigues
Orientador: Vidal, Ruth Maria Bomfim
Palavras-chave em português: Metodologias ativas;Ensino de Química;Fake news
Palavras-chave em inglês: Active methodologies;Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: FARIAS, Maria Tereza de Araujo Rodrigues. Utilização de metodologias ativas para o ensino de pH por meio da avaliaçãode fake news no Ensino Médio. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho é, ao avaliar fake news veiculadas ao tema pH, desenvolver no estudante a compreensão de conceitos de pH, por meio da utilização de MA, visando melhorpotencialização na compreensão desse assunto. O processo de intervenção ocorreu em duas turmas do 3° ano do Ensino Médio, o 3°B turno manhã (41 estudantes) e o 3°C turno tarde (12 estudantes), na escola Estadual em Tempo Integral, situada no Bairro Cais do Porto, em Fortaleza-CE, em abril de 2024. Iniciou-se com a aplicação de um questionário de sondagem, destinado a analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre conceitos que envolvam pH. Em seguida, as etapas incluíram cinco aulas expositivas geminadas com duração de 1 hora e 50 minutos, atividade prática de verificação experimental no laboratório, produção e apresentação de relatórios, aplicação do quiz com o jogo O Tabuleiro Químico (desenvolvido pela autora do trabalho), o qual serviu como uma ferramenta avaliativa para o aprendizado sobre pH pós-intervenção, e um questionário diagnóstico da metodologia. Os dados coletados, por meio de um quiz, em ambas as turmas, pra verificar a melhoria no aprendizado sobre pH, foram tratados e inferiram que, nas duas classes, 98% no 3°B e 100% no 3°C concordam que as MA facilitaram o processo de ensino e de aprendizado em pH, tornando as aulas mais ativas. Entretanto, 34,4% no 3°B e 41,6% no 3°C ainda mostram ter dificuldades em compreender que a relação matemática entre pH e concentração de H+ são inversamentes proporcionais à acidez, além de demonstrarem possuírem pouca facilidade em questões que exigem uma maior interpretação do enunciado. Ademais, a metodologia foi analisada por um questionário avaliativo, os dados obtidos observaram que 100% dos participantes, no 3°B e 3°C, valorizaram as MA usadas, considerando-as importantes, durante o processo de intervenção, indicando, também, que elas auxiliaram no processo de construção do conhecimento sobre pH. Nesse contexto, os resultados indicaram, no 3°B e no 3°C, que as metodologias aplicadas mais apreciadas foram, respectivamente, a experimentação (53% no 3°B e 38% no 3°C), a gamificação (o jogo que, nesse caso, teve um percentual de 36% no 3°B e 33% no 3°C) e o ensino com atividades por investigação (8% no 3°B e 19% no 3°C). Assim, o objetivo de desenvolver, nos estudantes, a compreensão de conceitos de pH, por meio da avaliação de fake news, a partir das metodologias ativas mencionadas anteriormente, foi alcançado, mostrando que esse recurso metodológico é eficaz para melhorar a compreensão no ensino de pH no Ensino Médio. Palavras-chave: fake news; metodologias ativas; ensino de química; pH.
Abstract: The objective of this work is to develop students' understanding of pH concepts by evaluating fake news related to the topic of pH, using active methodologies (AM) to enhance comprehension of this subject. The intervention took place in two classes of the 3rd year of high school: class 3B in the morning shift (41 students) and class 3C in the afternoon shift (12 students), at the State Full-Time School located in the Cais do Porto neighborhood in Fortaleza-CE, in April 2024. It began with the application of a preliminary questionnaire to analyze students' prior knowledge of concepts involving pH. The following steps included five lectures of 1 hour and 50 minutes, a practical experimental verification activity in the laboratory, the production and presentation of reports, the application of a quiz using the game "The Chemical Board" (developed by the author), which served as an evaluative tool for post- intervention learning about pH, and a diagnostic questionnaire about the methodology. The data collected from the quiz in both classes, to assess improvement in learning about pH, indicated that 98% of students in 3B and 100% in 3C agreed that the AM facilitated the teaching and learning process regarding pH, making the classes more active. However, 34.4% in 3B and 41.6% in 3C still showed difficulties in understanding that the mathematical relationship between pH and H+ concentration is inversely proportional to acidity, and they also demonstrated limited ease with questions requiring greater interpretation of statements. Furthermore, the methodology was evaluated through a questionnaire, which revealed that 100% of the participants in both 3B and 3C valued the AM used, considering them important during the intervention process, indicating that they assisted in the construction of knowledge about pH. In this context, the results indicated that the most appreciated methodologies in both 3B and 3C were, respectively, experimentation (53% in 3B and 38% in 3C), gamification (the game, which had a percentage of 36% in 3B and 33% in 3C), and inquiry-based learning activities (8% in 3B and 19% in 3C). Thus, the objective of developing students' understanding of pH concepts through the evaluation of fake news, using the previously mentioned active methodologies, was achieved, demonstrating that this methodological resource is effective in improving comprehension in the teaching of pH in high
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79258
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0785978142974166
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5674909577417157
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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