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dc.contributor.advisorSobreira, Fernando Wellysson de Alencar-
dc.contributor.authorOliveira, Larissa de Sousa-
dc.date.accessioned2024-12-17T13:15:40Z-
dc.date.available2024-12-17T13:15:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79148-
dc.description.abstractA review of the literature on the challenges of teaching physics in secondary schools revealed that there is great concern about the low contribution of Modern and Contemporary Physics topics to the school curriculum. Given the importance of teaching Modern and Contemporary Physics for students to develop a vision of science as an integral part of society, this study sought to build a didactic proposal that would allow Contemporary Physics topics to be included in secondary education. To this end, the Critical Meaningful Learning Theory was adopted as the theoretical-educational framework, which resulted in the development of a Potentially Meaningful Teaching Units (UEPS) on the subject of particle physics. The Educational Product developed consists of a booklet containing materials for working from the earliest conceptions of the constitution of matter to the development of the Standard Model of Elementary Particles and technologies for detecting subatomic particles. The implementation of the product in a first grade high school class at a public school in Ceará revealed positive results in terms of the knowledge acquired by the students and the protagonism developed by them, easing up their meaningful critical learning. In addition, it was found that, through its application, the Educational Product contributed to students feeling more motivated to study Physics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInvestigando o grande mundo das pequenas partículas: uma proposta para ensinar física de partículas no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma revisão da literatura sobre os desafios do ensino de Física no contexto do Ensino Médio revelou que há grande preocupação com a baixa participação de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo das escolas. Dada a importância do ensino de FMC para que os estudantes desenvolvam uma visão de ciência como parte integrante da sociedade, o presente trabalho buscou construir uma proposta didática que proporcionasse a inserção de tópicos de Física Contemporânea no Ensino Médio. Para tal, adotou-se como marco teóricoeducacional a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, o que resultou na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre o tema Física de Partículas. O Produto Educacional produzido consiste em uma cartilha contendo os materiais para se trabalhar desde as primeiras concepções sobre a constituição da matéria até o desenvolvimento do Modelo Padrão das Partículas Elementares e de tecnologias de detecção de partículas subatômicas. A implementação do produto em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Ceará revelou resultados positivos em relação ao conhecimento adquirido pelos alunos e ao protagonismo desenvolvido por eles, facilitando sua aprendizagem significativa crítica. Além disso, verificou-se que, por meio de sua aplicação, o Produto Educacional contribuiu para que os estudantes se sentissem mais motivados a estudar Física.pt_BR
dc.subject.ptbrfísica de partículaspt_BR
dc.subject.ptbraprendizagem significativa críticapt_BR
dc.subject.ptbrensino de físicapt_BR
dc.subject.enparticle physicspt_BR
dc.subject.encritical meaningful learningpt_BR
dc.subject.enphysics teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
local.date.available2024-
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