Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79142
Type: TCC
Title: Economia do futebol: uma resenha da literatura sobre o futebol brasileiro
Authors: Pereira, Marcelo Eduardo Lamas
Advisor: Irffi, Guilherme Diniz
Keywords in Brazilian Portuguese : Economia do esporte;Futebol;Demanda;Público
Keywords in English : Sports Economy;Soccer;Demand;Attendance
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Issue Date: 2018
Citation: PEREIRA, Marcelo Eduardo Lamas. Economia do futebol: uma resenha da literatura sobre o futebol brasileiro. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018
Abstract in Brazilian Portuguese: A economia do futebol é uma área já consolidada fora do Brasil. Atualmente, o montante de dinheiro que é movimentado por esse esporte no país do futebol é muito alto. Em 2017, os times da primeira divisão do futebol nacional, somados, faturaram R$ 4,930 bilhões. Além disso, as receitas dos clubes aumentam mesmo em momentos de crise econômica, mostrando o grande potencial do esporte. Saber o que influencia o torcedor no momento em que ele decide ir ou não a um jogo é essencial para avaliar ações de promoção e de vendas do time e, assim, garantir um maior retorno financeiro, tanto para os times, quanto para os investidores e patrocinadores. A presente monografia apresenta diversos estudos sobre o futebol brasileiro, analisando seus objetivos, em especial, analisando os estudos de demanda. Assim, a partir dos resultados, um modelo de demanda é pensado, baseado tanto nas peculiaridades do Brasil, como nos acontecimentos da sociedade atual.
Abstract: The soccer economy is an area already consolidated outside Brazil. Currently, the amount of money that is moved by this sport in the country of football is very high. In 2017, the teams of the first division of the national soccer, added, invoiced R $ 4.930 billion. In addition, club revenues increase even in times of economic crisis, showing the great potential of the sport. Knowing what influences the supporter when he or she decides to go to a game is essential to evaluate team promotion and sales actions and thus ensure a greater financial return for both teams and investors. Sponsors. This monograph presents several studies on Brazilian soccer, analyzing its objectives, in particular, analyzing the demand studies. Thus, from the results, a demand model is thought, based both on the peculiarities of Brazil and on the events of the current society
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79142
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3558-7628
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8821559850261716
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_melpereira.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.