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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79119
Tipo: | Tese |
Título: | Os saberes docentes e a consciência fonológica: o que sabemos? O que ensinamos? |
Autor(es): | Barros, Zuleica Sousa |
Orientador: | Soares, Maria Elias |
Palavras-chave em português: | Consciência fonológica;Formação docente;Leitura e escrita |
Palavras-chave em inglês: | Phonological awareness;Teacher training;Reading and writing |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | BARROS, Zuleica Sousa. Os saberes docentes e a consciência fonológica: o que sabemos? O que ensinamos? 2024. 141 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar em que medida a formação docente, no tocante ao desenvolvimento da consciência fonológica de crianças na alfabetização, está presente em sua prática didática. O estudo foi realizado com 12 professoras alfabetizadoras que trabalham na rede pública de ensino, no município de São Luís, Maranhão. Esta pesquisa busca, sob uma abordagem qualitativa, em diálogo com procedimentos quantitativos, levantar os dados necessários para a compreensão dos saberes docentes relacionados à consciência fonológica. A pesquisa foi organizada em dois momentos: primeiramente, procedeu-se a uma coleta dos dados sobre o perfil e as concepções docentes, por meio da aplicação de um questionário; e o segundo, à observação e registro do trabalho desenvolvido em sala de aula, bem como à análise dos planos de aula. O presente estudo fundamenta-se em pesquisas relacionadas à consciência fonológica, à formação docente e a concepções de leitura e de escrita, com foco nas práticas de alfabetização e de letramento nas séries iniciais. Os dados analisados revelam que a formação inicial é um fator determinante das concepções de leitura e de escrita, principalmente as que têm como foco a prática docente pautada na estrutura da língua. Além disso, constatou-se que, dos conteúdos da consciência fonológica trabalhados em sala, a sílaba é a mais representativa. |
Abstract: | This work aims to evaluate the extent to which teacher training, regarding the development of children’s phonological awareness in literacy, is present in their didactic practice. The study was conducted with 12 literacy teachers who work in public schools in the city of São Luís, Maranhão. This research seeks, under a qualitative approach, in dialogue with quantitative research procedures, to raise the necessary data for the understanding of teaching knowledge related to phonological awareness. The research was organized in two moments: firstly, the collection of data on the profile and the survey of teachers’ conceptions, through the application of a questionnaire; and the second, observation and recording of the work developed in the classroom, as well as the analysis of the lesson plans. The present study is based on research related to phonological awareness, teacher training and reading and writing concepts with a focus on literacy and literacy practices in the early grades. The data analyzed reveal that the initial formation is a determining factor of the conceptions of reading and writing, especially those that focus on the work with the teaching practice based on the structure of the language. Furthermore, it was found that, of the phonological awareness content worked on in class, the syllable is the most representative. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79119 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-8379-4082 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/0875572752515508 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-3747-1941 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5941161934316711 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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