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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79070
Type: | TCC |
Title: | Percepção de acadêmicos de Educação Física em relação ao ensino de alunos com deficiência |
Title in English: | Perception of Physical Education academics in relation to the teaching of students with disabilities |
Authors: | Oliveira, Ednardo Farias de |
Advisor: | Simim, Mário Antônio de Moura |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Atividade motora adaptada;Educação inclusiva;Formação profissional;Atuação profissional;Educação física para pessoas com deficiência;Educação fisica - Estudo e ensino |
Keywords in English : | Physical education for people with disabilities |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | OLIVEIRA, Ednardo Farias de. Percepção de acadêmicos de Educação Física em relação ao ensino de alunos com deficiência. 2023. 22 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Investigamos se os discentes dos cursos de Educação Física se consideram capacitados para a intervenção com pessoas com deficiência. Participaram do estudo 31 discentes (idade = 24±8anos; feminino: n = 15, 48%; masculino: n = 16, 52%) do curso de Educação Física (licenciatura: n = 17; 55%; bacharelado: n = 14; 45%) de diferentes universidades do país. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário (questões abertas e fechadas) inserido em plataforma online (Google Formulários). Nossos principais resultados indicam que os discentes não se percebem capacitados para intervir com pessoas com deficiência. Os discentes do estudo expuseram que não tiveram nenhuma disciplina com a temática envolvendo PCDs, de maneira específica. A terminologia mais comumente utilizada nas disciplinas é “Educação Física Adaptada”. Os principais assuntos abordados nas disciplinas relacionam-se aos Esportes Adaptados, Tipos de Deficiência, Adaptação e Atuação Profissional, os discentes consideram que as disciplinas que abordam o conteúdo sobre PCDs são importantes para sua formação, afirmam que optariam trabalhar com pessoas com deficiência, relataram que as principais barreiras encontradas no trabalho com pessoas com deficiência seriam: falta de recursos, materiais, infraestrutura, falta de acessibilidade e falta de experiência em lidar com o público alvo e indicaram que a inserção de atividades e vivências específicas no início do curso poderiam melhorar a trajetória acadêmica. Concluímos que a formação acadêmica dos discentes é insuficiente para preparar e qualificar o mesmo para a intervenção com pessoas com deficiência. |
Abstract: | We investigated whether students of Physical Education courses consider themselves capable of intervening with people with disabilities. The study included 31 students (age = 24±8 years; female: n = 15, 48%; male: n = 16, 52%) of the Physical Education course (degree: n = 17; 55%; bachelor's degree: n = 14; 45%) from different universities in the country. A questionnaire (open and closed questions) inserted in an online platform (Google Forms) was used as a data collection instrument. Our main results indicate that students do not perceive themselves as capable of intervening with people with disabilities. The students in the study stated that they did not have any discipline with the theme involving PWDs, specifically. The most commonly used terminology in the disciplines is "Adapted Physical Education" (n = 10; 46%). The main subjects addressed in the disciplines are related to Adapted Sports, Types of Disability, Adaptation and Professional Practice, the students consider that the disciplines that address the content on PCDs are important for their training, they state that they would choose to work with people with disabilities, they reported that the main barriers encountered in working with people with disabilities would be: lack of resources, materials, infrastructure, lack of accessibility and lack of experience in dealing with the target audience and indicated that the inclusion of specific activities and experiences at the beginning of the course could improve the academic path. We conclude that the students' academic background is insufficient to prepare and qualify them for intervention with people with disabilities. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79070 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4659-8357 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2506744061310311 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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