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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gonçalves, Vanessa Vieira | - |
dc.contributor.author | Andrade Júnior, Francisco das Chagas Prado de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T12:31:05Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T12:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE JUNIOR, Francisco das Chagas Prado. Dimensionamento de um sistema de frenagem de um sistema de frenagem de um veículo Baja SAE. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79068 | - |
dc.description.abstract | In a vehicle, the most capable sistems to avoid acidentes are brake and steering. Specially the the brake sistem, that has the extremly important task of deccelerating the vehicle in a safe and eficiente way, despite the surrounding conditions. Thus, this work will approach a design methodology of a Baja SAE brake sistem, wich is a Vehicle built by college students from many universities who have in mind a competition, on wich the designs will be judged and ranked. For such vehicles, beyond the driver´s and vehicle’s structure safety, there is one more concerning in the case the brake sistem doesn’t work correctly, this concerning is the disqualification of the team from the competition. To build a solid and reliable methodology, in this job i will talk about the differents kinds of brake sistems availables on the market and their basic components, also was made a recomendation about the best combination of triggering method and the triggered assembly, so, this methodology was built considering a hydraulic system with disc-calliper assembly at the wheels. At first, the vehicle behavior during the braking was explained by doing an analisys of the longitudinal vehicle dynamics, further was shown how to calculate the braking power of the system by calculating the braking torque and braking forces that it is able to generate. This writing was built for the engeneering students, specially the ones who participate on a Baja team and are responsibles by the brake design of it’s team, and with a main goal to enlight and provide a guide on how to choose your componentes and design your system. When puted to test at the regional competition SAE Northeast 2020, the showed methodology came out to be satisfactory by receiving the third place on the design presentation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento de um sistema de frenagem de um veículo Baja SAE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em um veículo, os sistemas mais capazes de evitar acidentes são o de freio e o de direção. Especialmente o primeiro, que tem uma função importantíssima de desacelerar o veículo de forma segura e eficiente independentemente das condições do ambiente. Pensando nisso, esse trabalho abordará uma metodologia a ser seguida para o projeto de um sistema de frenagem de um veículo Baja SAE, que é um veículo construído por estudantes de várias universidades com o foco em participar de uma competição, na qual os projetos serão julgados e ranqueados. Para esses veículos, além da segurança do piloto e da estrutura do veículo, há uma preocupação extra se o sistema de frenagem não for eficiente, já que a equipe poderá ser, assim, desclassificada da competição. Para construir uma metodologia robusta e confiável, no presente trabalho foram expressos os diferentes tipos de sistema de frenagem disponíveis no mercado e seus componentes básicos. Além disso, foi sugerida uma melhor combinação de modo de acionamento e conjunto acionador, então essa metodologia foi proposta considerando um sistema de acionamento hidráulico com conjuntos pinças-discos nas rodas. Primeiro, foi explicado o comportamento do veículo durante a frenagem por meio da explanação do assunto da dinâmica veicular longitudinal, segundo foi mostrado como é calculado o poder de frenagem do sistema ao calcular o torque e a força de frenagem que ele consegue exercer. O trabalho foi escrito visando, principalmente, os estudantes de engenharia participantes de uma equipe Baja e responsáveis pelo projeto dos freios da sua equipe, com o intuito de esclarecer e dar um guia sobre como realizar as escolhas dos componentes e como fazer o projeto do seu sistema. Quando colocado à prova na competição regional SAE Nordeste 2020, a metodologia apresentada se mostrou satisfatória ao receber a terceira colocação na apresentação de projetos de frenagem. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Frenagem | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Veículo Baja SAE | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Sistemas de frenagem | pt_BR |
dc.subject.en | Braking | pt_BR |
dc.subject.en | Baja | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS:: Engenharia Mecânica | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0873556978515803 | pt_BR |
local.date.available | 2024-12-04 | - |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_tcc_fdcpdajunior.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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