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Type: Dissertação
Title: Competências profissionais em vendas: um estudo no subsetor de comércio atacadista de alimentos de Fortaleza-CE
Authors: Costas, Mário Helder Lopes
Advisor: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Keywords in Brazilian Portuguese : Competências em vendas;Força de Vendas;Comércio atacadista de alimentos
Keywords in English : Sales skills;Sales Force;Wholesale food trade
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2024
Citation: COSTAS, Mário Helder Lopes. Competências profissionais em vendas: um estudo no subsetor de comércio atacadista de alimentos de Fortaleza-CE. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Como em outras áreas, no setor de alimentos, a força de vendas constitui a modalidade de comunicação mais direta entre a organização e seus clientes. As competências dos vendedores são fundamentais na gestão de vendas, requerendo conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para alcançar o sucesso em um mercado cada vez mais dinâmico, sendo assim um importante fator de competitividade. Em face disto, este estudo tem por objetivo investigar as competências em vendas no setor de alimentos do Estado do Ceará, mediante o mapeamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes. A pesquisa se caracteriza como quali-quanti e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário e de um roteiro de entrevistas, sendo os dados analisados, respectivamente, por meio de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, quanto aos conhecimentos em vendas, os gerentes de vendas esperam dos profissionais de vendas que possuam conhecimentos amplos, capazes de planejar estratégias, interpretar sinais do mercado, entender as necessidades dos clientes e desenvolver relações de confiança. Quanto às habilidades, apresentaram a maior divergência, entre a perspectiva dos vendedores e a dos gerentes, dado que os gerentes requerem mais treinamentos práticos e contínuos para capacitação da força de vendas. Quanto às atitudes, os relatos evidenciaram que ética, comprometimento e confiança são pilares que demostraram maior preocupação por parte dos gerentes, devendo ser desenvolvidos e cobrados.
Abstract: As in other areas, in the food sector, the sales force constitutes the most direct form of communication between the organization and its customers. Salespeople's skills are fundamental in sales management, requiring specific knowledge, skills and attitudes to achieve success in an increasingly dynamic market, thus being an important competitiveness factor. In light of this, this study aims to investigate sales skills in the food sector in the State of Ceará, by mapping knowledge, skills and attitudes. The research is characterized as quali-quanti and descriptive. Data collection took place through the application of a questionnaire and an interview guide, with the data analyzed, respectively, using descriptive statistics and content analysis techniques. The results show that, regarding sales knowledge, sales managers expect sales professionals to have broad knowledge, capable of planning strategies, interpreting market signals, understanding customer needs and developing trusting relationships. As for skills, they presented the greatest divergence between the perspective of salespeople and that of managers, given that managers require more practical and continuous training to qualify the sales force. As for attitudes, the reports showed that ethics, commitment and trust are pillars that showed greater concern on the part of managers, and should be developed and demanded.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79054
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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