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Tipo: Dissertação
Título: Framework para desenvolvimento de tactical shooters em realidade virtual
Título em inglês: A software framework for developing virtual-reality tactical shooters
Autor(es): Barbosa, Ícaro da Silva
Orientador: Vidal, Creto Augusto
Coorientador: Cavalcante Neto, Joaquim Bento
Palavras-chave em português: Jogos digitais;Realidade virtual
Palavras-chave em inglês: Tactical shooters;Virtual reality;Framework
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data do documento: 2024
Citação: BARBOSA, Ícaro da Silva. Framework para desenvolvimento de tactical shooters em realidade virtual. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Nos últimos anos, as tecnologias de Realidade Estendida tiveram um grande desenvolvimento, com lançamentos de Head-Mounted Displays mais acessíveis e poderosos computacionalmente, permitindo simulações mais elaboradas do que antigamente. No mercado de jogos, um dos gêneros mais lucrativos atualmente é o de Shooters. Entre os dez jogos com maior renda bruta na Steam em 2023, cinco são Shooters. O desenvolvimento de jogos é uma atividade desafiadora que demanda tempo e esforço, e por isso necessita de frameworks que auxiliem na redução do esforço e do tempo de desenvolvimento, aumentando a manutenibilidade do código e facilitando sua compreensão. Como há poucos frameworks para o desenvolvimento de Tactical Shooters em Realidade Virtual na literatura, este trabalho tem como objetivo propor um framework para esses jogos. Para isso, percorreram-se todas as etapas de criação de um framework: definição do modelo, definição da arquitetura e desenvolvimento do framework. Também foram criados três protótipos: dois baseados na arquitetura e um utilizando diretamente o framework. Para validar a usabilidade do framework, foi realizado um workshop com desenvolvedores de jogos, seguido de uma entrevista em grupo focal com todos os participantes. Como resultado, espera-se fomentar a criação de novos trabalhos que utilizem Realidade Virtual e frameworks para Tactical Shooters.
Abstract: In recent years, Extended Reality technologies have seen significant development, with the release of more affordable and computationally powerful Head-Mounted Displays, allowing for more elaborate simulations than before. One of the most lucrative genres in the gaming market is Shooters, with five out of the top ten grossing games on Steam in 2023 being Shooters. As game development is a challenging activity that demands time and effort, frameworks are needed to help reduce development time and effort, increase code maintainability, and make it easier to understand. Given the scarcity of frameworks for developing Tactical Shooters in Virtual Reality in the literature, this work aims to propose a framework for these games. All the steps for creating a framework were followed, including model definition, architecture definition, and framework development. Three prototypes were developed: two based on the architecture and one utilizing the framework. To validate the framework’s usability, a workshop with game developers was held, culminating in a focus group interview with all participants. As a result, it is intended to promote the creation of new works that use Virtual Reality and frameworks for Tactical Shooters.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79007
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1866858763840341
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9499398320838094
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/0866205347972203
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

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