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dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorMadureiro, Maria do Carmo Carvalho-
dc.date.accessioned2024-11-26T14:30:43Z-
dc.date.available2024-11-26T14:30:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMADUREIRO, Maria do Carmo Carvalho. A relação de estudantes de graduação com a escrita do gênero monografia. 2024. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78987-
dc.description.abstractTeaching and research at the university are mediated by texts of various genres. Mastery of academic literacy by university students is an essential condition for belonging and identity building within this environment. Admission to undergraduate courses marks the beginning of a complex learning process related to the academic community’s own knowledge. The culmination of this trajectory is the undergraduate thesis (TCC, in its abbreviation in Portuguese). In this work, I analyze the relationship between individuals and the writing of their monograph as TCC, through qualitative research, guided by the theoretical foundations of “relationship with knowledge” approach by Charlot (2000). Empirical data were elaborated through knowledge assessments and interviews with students completing an undergraduate course in Pedagogy at a public university. The data was studied through Discursive Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2016) and the construction of Ideal Types (Charlot, 2000) of relationships with writing skills, which represent the main trends in how students build this relationship. I identify the following ideal types: writing appropriation, identification with writing and writing imperative. Next, I associate these dominant types or tendencies in students’ relationships with writing to the epistemic, identity and social dimensions. In this way, the subjective elaboration of ideal types was elaborated by identifying the motives, representations and meanings demonstrated by the students when relating to the writing of their monographs and I found the predominance of writing as an object of learning and, to a lesser extent, the imperative ideal type of writing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relação de estudantes de graduação com a escrita do gênero monografiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA universidade é uma instituição onde o ensino e a pesquisa são mediados por textos de vários gêneros. Nesse sentido, o domínio dos letramentos acadêmicos pelo estudante universitário é condição de pertencimento e construção de identidade no âmbito dela. Nos cursos de graduação, a entrada dos estudantes marca o início de um processo complexo em termos de aprendizagem em sua relação com o saber próprio da comunidade acadêmica, cujo ápice vai ocorrer no fechamento dessa trajetória por meio do temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nesse contexto, analiso, no presente trabalho, a relação com o saber escrever de estudantes de graduação de Pedagogia com a escrita do gênero monografia como TCC. Para isso, realizo uma pesquisa qualitativa, norteada pelos fundamentos teóricos da abordagem da “relação com” o saber de Charlot (2000).  Construo os dados empíricos por meio de balanço do saber e de entrevistas com estudantes concluintes do supracitado curso em uma instituição de ensino superior público. Analiso os dados por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016) e da construção de Tipos Ideais de relação com o saber escrever (Charlot, 2000), os quais representam as principais tendências acerca de como os estudantes constroem essa relação. Por conseguinte, identifico os seguintes tipos ideais: apropriação sobre a escrita, identificação com a escrita e imperativo da escrita. Em seguida, associo esses tipos ou tendências dominantes na relação com a escrita dos estudantes com as dimensões: epistêmica, identitária e social. Dessa maneira, a elaboração subjetiva dos tipos ideais foi construída ao identificarmos os móbeis, representações e sentidos demonstrados pelos estudantes ao se relacionarem com a escrita da monografia, bem como, constatei a predominância da escrita como objeto de aprendizagem e, em menor relevância, o tipo ideal imperativo da escrita.pt_BR
dc.subject.ptbrRelação com o saberpt_BR
dc.subject.ptbrEscrita acadêmicapt_BR
dc.subject.ptbrGênero monografiapt_BR
dc.subject.enRelationship with knowledgept_BR
dc.subject.enAcademic writingpt_BR
dc.subject.enMonograph genrept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9376977926302286pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4729675669995125pt_BR
local.date.available2024-11-26-
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