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dc.contributor.advisorCastelo Branco, Veronica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorRibeiro, Marilia Nunes Freire-
dc.date.accessioned2024-11-25T19:04:24Z-
dc.date.available2024-11-25T19:04:24Z-
dc.date.issued2024-05-16-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marilia Nunes Freire. Evaluation of leaf properties for the mitigation of non-exhaust emissions from transportation through green corridors. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78975-
dc.description.abstractIn the ongoing battle against air pollution, tackling atmospheric particulate matter (PM) remains a pivotal challenge. One promising strategy is the establishment of green corridors, offering potential improvements in urban air quality, especially around road infrastructure. A fundamental aspect of this endeavor is understanding how plants effectively capture PM, which is essential for selecting the most appropriate species. Previous studies have delved into quantifying leaf roughness and micromorphological traits without establishing a direct correlation with PM adherence. This research employs several approaches: (1) MountainsMap leaf 3D surface analysis to identify key performance indicators (KPIs) in green corridor planning, (2) exploring the relationship between surface characterization and pollutant retention from transportation infrastructure, and (3) assessing real-scale applications based on laboratory findings. Quantitative analysis highlights Core Void Volume (Vvc) and Core Material Volume (Vmc) as significant parameters, with a high correlation between them. Qualitative observations underscore Cupressus leylandii and Vanhouttei de spirala as effective retainers of non-exhaust transportation particles. When correlating these findings with data collected on-site behind green barriers at different distances, notably, while most species showed similar particle retention correlation patterns, Euonymus Europaeus exhibited a singular difference in pollutant capture within its foliage. Incorporating multiple plant species in green barriers is advocated for their diverse leaf micromorphologies, enhancing the range of mechanisms for particulate matter capture.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEvaluation of leaf properties for the mitigation of non-exhaust emissions from transportation through green corridorspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorGennesseux, Manuela de Mesquita Lopes-
dc.description.abstract-ptbrNa busca contínua pela mitigação da poluição do ar, lidar com os níveis elevados de material particulado (MP) continua sendo um desafio crucial. Uma estratégia promissora é estabelecer corredores verdes, que oferecem melhorias potenciais na qualidade do ar urbano, especialmente em torno da infraestrutura rodoviária. Um aspecto fundamental desse esforço é compreender como as plantas retêm efetivamente o MP, o que é essencial para a seleção de espécies mais adequadas. Estudos anteriores se concentraram na quantificação da rugosidade foliar e nas características micromorfológicas, sem estabelecer uma correlação direta com a aderência do MP. Esta pesquisa utiliza várias abordagens: (1) análise de superfície 3D das folhas com o MountainsMap para identificar indicadores-chave de desempenho (KPIs) no planejamento de corredores verdes, (2) explorar a relação entre a caracterização da superfície e a retenção de poluentes da infraestrutura de transporte e (3) avaliar aplicações em escala real com base em descobertas laboratoriais. A análise quantitativa destaca o Volume do Vazio Central (Vvc) e o Volume do Material Central (Vmc) como parâmetros significativos, com uma alta correlação entre eles. Observações qualitativas destacam Cupressus leylandii e Vanhouttei de spirala como retentores eficazes de partículas de transporte de não-combustão. Ao correlacionar essas descobertas com dados coletados no local, atrás de barreiras verdes em diferentes distâncias, nota-se que, enquanto a maioria das espécies apresentava padrões de correlação de retenção de partículas semelhantes, Euonymus Europaeus exibiu um padrão de retenção de poluentes dentro de sua folhagem diferenciado das outras plantas. A incorporação de várias espécies vegetais em barreiras verdes é defendida por suas diversas micromorfologias foliares, ampliando o leque de mecanismos de captura de matéria particulada.pt_BR
dc.subject.ptbrPropriedades da superfície foliarpt_BR
dc.subject.ptbrPartículas de transporte de não combustão;pt_BR
dc.subject.ptbrParâmet- ros volumétricospt_BR
dc.subject.ptbrCorredores verdespt_BR
dc.subject.ptbrInfraestrutura de transporte;pt_BR
dc.subject.ptbrPoluição do arpt_BR
dc.subject.enLeaf surface propertiespt_BR
dc.subject.enNon-exhaust emissions transportation particlespt_BR
dc.subject.enISO volumetric parameterspt_BR
dc.subject.enGreen corridorspt_BR
dc.subject.enTransport infrastructurept_BR
dc.subject.enAir pollutionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1030829661284295pt_BR
local.advisor.orcid0000-0002-1459-1740pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9622285360678246pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2649-7521pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5091190606049101pt_BR
local.date.available2024-05-16-
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