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dc.contributor.advisorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.contributor.authorAlmeida, Antonia Fabiana Marques-
dc.date.accessioned2024-11-25T18:44:26Z-
dc.date.available2024-11-25T18:44:26Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationALMEIDA, A. F. M. Análise de rodovias de baixo volume de tráfego quanto ao dimensionamento, ocorrência de defeitos e impactos climáticos nos acostamentos. 2024. 186 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78974-
dc.description.abstractLow-Volume Roads (LVR) are essential in promoting accessibility to basic services in communities further away from large centers and correspond to more than 60% of the road network in the world. They must be able to provide comfortable and safe transportation to users through adequate and durable structures. The technical regulations for the road environment are aimed at higher volume highways, making LVR unattractive in terms of its efficiency and not a priority in maintenance and rehabilitation actions by managers. In this sense, this work aims to analyze the LVR in the state of Ceará regarding their design, mechanisms of occurrence of defects, and impacts of climate effects on shoulders in their structure, as subsidies to support decision making. To this end, the work was structured into three articles. In Article 1, structures with four different subgrades were analyzed, dimensioned with Resilient Modulus (MR) values estimated by the National Dimensioning Method (MeDiNa), which resulted in a catalog of solutions that do not compromise the useful life in terms of Permanent Deformation (PD) in LVR. In Article 2, the categorized defects available in the federal highway survey reports were analyzed and with ordered logistic regression, the explanatory variables that imply a greater severity of potholes and patches were identified. Article 3 evaluated the influence of shoulders on the structural performance of highways, in which increases in humidity in the granular layers of LVR pavements, through lateral infiltration, cause loss of mechanical resistance, resulting from reductions in average MR values and an increase in PD values. Thus, LVR can be built more efficiently and at low cost with the help of sizing catalogs, and to protect these pavements, shoulders must be built, preferably with the same structure as the main lane and covered in a simple surface treatment, at least 0.50 m wide. Furthermore, LVR traffic must be monitored and defects that, as soon as they are identified, must be remedied, preventing their severity from increasing and the consequent discomfort and insecurity for users. With the results of this work, it is expected to have contributed to expanding the knowledge about LVR to assist in the expansion of the paved network and the management of this road infrastructure.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de rodovias de baixo volume de tráfego quanto ao dimensionamento, ocorrência de defeitos e impactos climáticos nos acostamentospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.description.abstract-ptbrAs Rodovias de Baixo Volume de Tráfego (RBVT) são essenciais na promoção de acessibilidade a serviços básicos de comunidades mais distantes dos grandes centros, e correspondem a mais de 60% da rede rodoviária no mundo. Elas devem ter capacidade de fornecer um transporte confortável e seguro aos usuários, por meio de estruturas adequadas e duráveis. Os normativos técnicos do meio rodoviário brasileiro são destinados às rodovias de maior volume, tornando as RBVT pouco atrativas quanto à sua eficiência e não prioritárias nas ações de manutenção e reabilitação por parte dos gestores. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as RBVT do estado do Ceará quanto ao seu dimensionamento, mecanismos de ocorrência de defeitos e impactos dos efeitos climáticos nos acostamentos na sua estrutura, como subsídios de apoio à tomada de decisão. Para tanto, o trabalho foi estruturado em três artigos. No Artigo 1 foram analisadas estruturas com quatro diferentes subleitos, dimensionadas com valores de Módulo de Resiliência (MR) estimados pelo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), o que resultou em um catálogo de soluções que não compromete a vida útil quanto à Deformação Permanente (DP) em RBVT. No Artigo 2 foram analisados os defeitos categorizados disponíveis em relatórios de levantamentos de rodovias federais, e com a regressão logística ordenada foram identificadas as variáveis explicativas que implicam em maior frequência de panelas e de remendos. O Artigo 3 avaliou a influência da pluviometria nos acostamentos quanto ao desempenho estrutural das rodovias, em que incrementos de umidade nas camadas granulares dos pavimentos de RBVT, pela infiltração lateral, ocasionam perda de resistência mecânica, decorrentes das reduções dos valores médios de MR, e o aumento nos valores de DP. Assim, as RBVT podem ser construídas de forma mais eficiente e de baixo custo com o auxílio dos catálogos de dimensionamento e, para proteção desses pavimentos, é necessário que sejam construídos acostamentos, preferencialmente com a mesma estrutura da pista principal e revestidos em tratamento superficial simples, com no mínimo 0,50 m de largura. Além disso, recomenda-se o monitoramento do tráfego das RBVT e dos defeitos que, tão logo sejam identificados, devem ser sanados, impedindo o aumento da sua frequência e o consequente desconforto e insegurança aos usuários. Com os resultados desta Tese, espera-se ter contribuído para ampliar o conhecimento sobre RBVT para auxiliar na expansão da rede pavimentada e gestão dessa infraestrutura rodoviária.pt_BR
dc.subject.ptbrMódulo de resiliênciapt_BR
dc.subject.ptbrDeformação permanentept_BR
dc.subject.ptbrTratamento superficial por penetraçãopt_BR
dc.subject.ptbrRegressão logísticapt_BR
dc.subject.ptbrCarga Piezométricapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2982336520416588pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0580-8706pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5132757639915375pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4638-7621pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6651174048561578pt_BR
local.date.available2024-08-16-
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