Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78957
Type: | TCC |
Title: | Animes e quadrinhos no ensino de Biologia: um relato de experiência |
Authors: | Oliveira, Francisco Lucas Santos de |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Metodologia ativa;Formação de professores;Narrativa autobiográfica;Educação |
Keywords in English : | Active methodology;Teacher training;Autobiographical narrative;Education |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | Oliveira, Francisco Lucas Santos de. Animes e quadrinhos no ensino de Biologia: um relato de experiência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os debates sobre novos métodos de ensino-aprendizagem para a disciplina de Biologia na sala de aula possibilitam traçar novos caminhos para aquilo que queremos como futuros docentes. Desse modo, o compartilhar de experiências e o partilhar de diferentes olhares dos cenários atuais tornam-se ferramentas importantes para propiciar a uma discussão elementos de atuação e reflexão. Neste trabalho, utilizo o recurso da narrativa autobiográfica, tendo como fio condutor uma trajetória marcada pela atuação ativa na sala de aula do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, na qual trago diversas vivências que farão parte das minhas reflexões como educador científico, que usa de metodologias ativas para abordar a parte conteudista da disciplina, mesmo ainda sendo um estudante de um curso de formação de professores de Ciências e Biologia. Busco basear-me nas ideias de Paulo Freire, quando diz que o aluno deve passar a ser o centro do aprendizado, e remeto-me à estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Dessa forma, aqui registro uma pesquisa qualitativa, advinda de uma prática na sala de aula com abordagem da exposição de animes e quadrinhos que auxiliam na compreensão do conteúdo outrora administrado em sala. Portanto, essas considerações são impressões pessoais que me auxiliaram e me auxiliam na formação do Eu docente e no despertar em relação ao ser mediador do conhecimento. No mais, concluo que o uso de métodos ativos na disciplina de Biologia pode somar com uma ciência que é aplicável e educativa, uma vez que dispõe de imagens, cores e histórias que interagem diretamente com a Biologia, deixando um fluxo mais dinâmico na sala de aula e um gosto de <quero um pouco mais= nos alunos. Por estar em um espaço propício ao desenvolvimento dessa metodologia, foi possível perceber como os alunos conseguiram enxergar, interagir e aplicar com o conhecimento adquirido e aplicado ao dia a dia deles. Além de facilitar o meu desenvolvimento e o meu despertar docente quanto a importância e necessidade de diferentes tipos de abordagem conteudista. |
Abstract: | The debates on new teaching-learning methods for the discipline of Biology in the classroom make it possible to trace new paths for what we want as future teachers. In this way, the sharing of experiences and the sharing of different perspectives of current scenarios become important tools to provide elements of action and reflection to a discussion. In this work, I use the resource of autobiographical narrative, having as a guiding thread a trajectory marked by active performance in the high school classroom of a public school in Fortaleza, in which I bring several experiences that will be part of my reflections as a scientific educator, who uses active methodologies to address the content-based part of the discipline, even though he was still a student in a Science and Biology teacher training course. I seek to base myself on the ideas of Paulo Freire, when he says that the student should become the center of learning, and I refer to the curricular structure of the Biological Sciences course. Thus, here lies qualitative research, arising from a practice in the classroom with an approach to the exhibition of anime and comics that help in the understanding of the content once administered in class. Therefore, these considerations are personal impressions that helped me and helped me in the formation of the teaching self and in the awakening in relation to the mediator of knowledge. In addition, I conclude that the use of active methods in the discipline of Biology can add to a science that is applicable and educational, since it has images, colors and stories that interact directly with Biology, leaving a more dynamic flow in the classroom and a taste of "I want a little more" in the students. By being in a space conducive to the development of this methodology, it was possible to see how the students were able to see, interact and apply with the knowledge acquired and applied to their daily lives. In addition to facilitating my development and my teacher awakening to the importance and need for different types of content-based approaches. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78957 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0002-6203-0507?lang=en |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5948210799499268 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1970606943345955 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_flsdoliveira.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.