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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78930
Tipo: | Dissertação |
Título: | Álbum seriado para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no manejo e controle da asma infantil: ensaio clínico randomizado |
Autor(es): | Rocha, Deyse Maria Alves |
Orientador: | Barbosa, Lorena Pinheiro |
Palavras-chave em português: | Asma;Autoeficácia;Promoção da saúde;Enfermagem |
Palavras-chave em inglês: | Asthma;Health Promotion;Nursing;Self Efficacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ROCHA, Deyse Maria Alves. Álbum seriado para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no manejo e controle da asma infantil: ensaio clínico randomizado. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/78930. Acesso em: 19 nov. 2024. |
Resumo: | A asma é uma condição crônica comum em crianças, caracterizada pela inflamaçãoe estreitamento das vias respiratórias, responsável por elevada morbimortalidadeinfantil. Os pais e/ou cuidadores desempenham papel importante no controle e manejodessa doença, o que revela a necessidade do desenvolvimento de tecnologias educativas baseadas na autoeficácia que permitam aos pais promoverem a saúde dascrianças. Assim, objetivou-se avaliar a eficácia da utilização do álbum seriado: “Asma infantil: você é capaz de controlar!” para promoção da autoeficácia de pais e/oucuidadores no manejo e controle da asma infantil. É um Ensaio Clínico Randomizado (ECR) desenvolvido em duas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) emFortaleza, Ceará, com 84 pais e/ou cuidadores de crianças entre dois e 12 anos de idade, divididos em dois grupos: Grupo Intervenção (GI), que recebeu a intervenção educativa com aplicação do álbum seriado; e Grupo Controle (GC), que não recebeuintervenção da pesquisadora. A coleta de dados ocorreu em três fases: 1a fase - na UAPS, com aplicação do formulário sociodemográfico e da escala Self-Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control: Versão Brasileira (STCLA-VB) para o GI e GC e a aplicação do álbum seriado para o GI; 2a fase – 30 dias após a aplicação da escala, por contato telefônico, houve a aplicação do formulário reduzido de investigação do controle da asma infantil e da escala STCLA-VB para ambos os grupos; 3a fase - 60dias após a aplicação da escala, houve novamente a aplicação do formulário reduzidode investigação do controle da asma infantil e da escala STCLA-VB para ambos osgrupos. Os dados foram compilados e analisados no Statistical Package for the SocialSciences versão 20.0. Para análise de dados utilizaram-se testes estatísticos, como teste Qui-quadrado, teste T de Student, teste de Friedman e Razão de Chance. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e pelo Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Os grupos mostraram-se homogêneos na linha de base, exceto para a variável “renda familiar”. Após a intervenção, os escores de autoeficácia no GI foram significativamente maiores queno GC, com diferença estatisticamente significativa para a escala total (p<0,0001), expectativas de eficácia (p<0,0001) e expectativa de resultados (p<0,0001). Após 30 dias de intervenção, o GC demonstrou 6,3 vezes mais chances para autoeficácia moderada (p=0,001), e 14 vezes mais chances após 60 dias (p<0,001), em comparação ao GI. Em relação aos parâmetros de controle da asma, o GC, em comparação ao GI, mostrou maior chance de ter: sintomas diurnos após 30 e 60 dias(RC=4 e RC=1,5); sintomas noturnos após 30 e 60 dias (OR=1,4 e OR=1,6); limitaçãoda atividade física após 30 e 60 dias (OR=1,4 e OR=4,2); visitas à emergência após XX dias (OR=11,2); crises de asma após 30 e 60 dias (OR= 2,7 e OR=1,2). Conclui-se que a intervenção educativa, ou seja, a aplicação do álbum seriado “Asma infantil:você é capaz de controlar!”, pautado no conceito da autoeficácia, foi capaz de elevaros escores da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asmainfantil, além de reduzir a chance de seus filhos apresentarem crises de asma e a ocorrências de crises de asma em crianças, assim como melhorar os parâmetros decontrole da asma (menor probabilidade de sintomas diurnos e noturnos, menorlimitação da atividade física, menor chance de visita ao serviço de emergência, menorchance de ocorrência de crise de asma). |
Abstract: | Asthma is a common chronic condition in children, characterized by inflammation and narrowing of the airways, responsible for high childhood morbidity and mortality. Parents and/or caregivers play an important role in the control and management of this disease, which reveals the need to develop educational technologies based on self- efficacy that allow parents to promote children's health. Thus, the objective was to evaluate the effectiveness of using the flipchart: “Childhood asthma: you are able to control it!” to promote the self-efficacy of parents and/or caregivers in the management and control of childhood asthma. It is a Randomized Clinical Trial (RCT) developed in two Primary Health Care Units (UAPS) in Fortaleza, Ceará, with 84 parents and/or caregivers of children between two and 12 years of age, divided into two groups: Intervention Group (IG), which received the educational intervention with the flipchart application; and Control Group (CG), which did not receive intervention from the researcher. Data collection occurred in three phases: 1st phase - at the UAPS, with application of the sociodemographic form and the Self-Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control scale: Brazilian Version (STCLA-VB) for the IG and CG and application of the flipchart for the IG; 2nd phase - 30 days after the application of the scale, by telephone contact, the reduced form of investigation of childhood asthma control and the STCLA-VB scale were applied to both groups; 3rd phase - 60 days after the application of the scale, the reduced form of investigation of childhood asthma control and the STCLA-VB scale were applied again to both groups. Data were compiled and analyzed in the Statistical Package for the Social Sciences version 20.0. Statistical tests were used for data analysis, such as the Chi-square test, Student’s t- test, Friedman test and Odds Ratio. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará and by the Brazilian Registry of Clinical Trials. The groups were homogeneous at baseline, except for the variable “family income”. After the intervention, the self-efficacy scores in the IG were significantly higher than in the CG, with a statistically significant difference for the total scale (p<0.0001), efficacy expectations (p<0.0001) and outcome expectations (p<0.0001). After 30 days of intervention, the CG was 6.3 times more likely to have moderate self- efficacy (p=0.001), and 14 times more likely after 60 days (p<0.001), compared to the IG. Regarding asthma control parameters, the CG, compared to the IG, was more likely to have: daytime symptoms after 30 and 60 days (RC=4 and RC=1.5); nocturnal symptoms after 30 and 60 days (OR=1.4 and OR=1.6); limitation of physical activity after 30 and 60 days (OR=1.4 and OR=4.2); emergency room visits after XX days (OR=11.2); asthma attacks after 30 and 60 days (OR=2.7 and OR=1.2). It is concluded that the educational intervention, that is, the application of the flipchart “Childhood asthma: you are capable of controlling it!”, based on the concept of self-efficacy, was able to increase the self-efficacy scores of parents and/or caregivers in the control and management of childhood asthma, in addition to reducing the chance of their children having asthma attacks and the occurrence of asthma attacks in children, as well as improving asthma control parameters (lower probability of daytime and nighttime symptoms, lower limitation of physical activity, lower chance of visiting the emergency room, lower chance of asthma attacks). |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78930 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4784848306078520 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9938124070299038 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_dis_dmar.pdf 🔒 Disponível em 2026-10-18 | 2,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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