Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos Júnior, João Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T11:28:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T11:28:05Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS JUNIOR, João Batista de. Webcluq: da divulgação científica à motivação para aprendizagem de química a partir de podcasts. 2020. 57 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78923 | - |
dc.description.abstract | One of the challenges of teaching chemistry is to review the way this science is worked in high school. With the idea of demystifying the teaching of Chemistry, this work followed the proposal of using experimental projects and approaching important themes combined with digital technologies, through podcasts that increase didactics, becoming an alternative tool for teaching Chemistry. This search for viable and effective solutions, combined with the use of technology and the Web, can, with normal cost, result in a more dynamic teaching with regard to this science. Thus, this study aims to analyze the motivation for learning Chemistry, in the 2nd grade of high school, from scientific dissemination, through virtual platforms of experiences with experimental activities and discussions of topics related to Chemistry, in a Chemistry club, the WebCluq. The evaluation was carried out through two questionnaires applied before and after students' contact with the podcasts that underwent a pre-production, production and distribution by the members of the Chemistry Club for the students of the 2nd grade classes of the school where it was held research, this took place both in a virtual environment, as well as reproduced on school radio. The podcasts portrayed the history of Chemistry or simply told a story related to some content. The dissemination of all material produced occurred on the Web, in messaging applications, social networks and school radio. From these experimental and theoretical actions with relevant themes, the student's approach to Chemistry was verified, in addition to the projection for scientific dissemination of Chemistry, situations aimed at advancing a maturity that motivated the development of competences and skills necessary for a closer relationship. with this critical science of nature. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ensino de química; clube de química; podcast; tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.title | Webcluq: da divulgação científica à motivação para aprendizagem de química a partir de podcasts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Um dos desafios do ensino da Química é rever a forma como essa ciência é trabalhada no Ensino Médio. Com a ideia de se desmistificar o ensino de Química este trabalho seguiu a proposta de utilização de projetos experimentais e abordagem de temas importantes aliados às tecnologias digitais, através de podcasts que incrementem a didática, se configurando como uma ferramenta alternativa para o ensino de Química. Essa busca por soluções viáveis e eficazes, aliada ao uso da tecnologia e da Web, pode, com custo normal, resultar em um ensino mais dinâmico no tocante a esta ciência. Assim, este estudo objetiva analisar a motivação para aprendizagem de Química, no 2º ano do ensino médio, a partir da divulgação científica, por meio de plataformas virtuais das vivências com atividades experimentais e discussões de temas ligados a Química, em um clube de Química, o WebCluq. A avaliação foi feita através de dois questionários aplicados antes e após contato dos alunos com os podcasts que passaram por uma pré-produção, produção e distribuição pelos alunos componentes do Clube de Química para os alunos das turmas do 2º ano da escola em que se realizou a pesquisa, isso se deu tanto em ambiente virtual, bem como reproduzidos em rádio escolar. Os podcasts retrataram a história da Química ou simplesmente contou uma história relacionada a alguns conteúdos. A divulgação de todo material produzido ocorreu pela Web, em aplicativos de mensagens, redes sociais e rádio escolar. Verificou-se partir dessas ações experimentais e teóricas com temas relevantes, uma aproximação do estudante com a Química, além de projeção para divulgação científica da Química, situações voltadas ao avanço de uma maturidade que motivou o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para relação mais estreita com esta crítica ciência da natureza. | pt_BR |
dc.title.en | Webcluq: from scientific dissemination to motivation for learning chemistry through podcasts | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Podcasts | pt_BR |
dc.subject.en | Chemistry - study and teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Motivation in education | pt_BR |
dc.subject.en | Internet in education | pt_BR |
dc.subject.en | Podcasts | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.description.ptbr | Acompanha produto educacional: "Cluquest: uso do podcast de química para uma aula diferente". | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4872128179395820 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2439376096353996 | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_jbvjunior.pdf | DISSERTAÇÃO | 945,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2020_pe_jbvjunior.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 148,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.