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Type: TCC
Title: A universidade não é o castelo: democracia e gestão pública universitária
Title in English: The university is not the castle: democracy and universitary public management
Authors: Dias, Lucas Barreto
Advisor: Ferreira, Kilvia Souza
Keywords in Brazilian Portuguese : Democracia;Gestão pública universitária;Cidadania ativa
Keywords in English : Democracy;University public managemen;Active citizenship
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Issue Date: 2022
Citation: DIAS, Lucas Barreto. A universidade não é o castelo: democracia e gestão pública universitária. 2022. 21 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A democracia como forma de vida, desde pelo menos os processos revolucionários do século XVIII, tornou-se uma pauta constante não apenas para a organização dos regimes políticos, mas levou seus ideais de liberdade e igualdade, por exemplo, para os mais diversos âmbitos em que a pluralidade humana coexiste. Nos séculos XX e XXI, as expectativas democráticas se aprofundaram e ganharam ainda mais espaço em nossas instituições, entre elas, a universidade. Com base nisto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar por que e como a gestão pública universitária deve se pautar em princípios democráticos. Para tanto, destacam-se três objetivos específicos: 1) delimita-se, inicialmente, o conceito de democracia quanto a seus princípios e finalidades; 2) na sequência, explicita-se a singularidade da universidade a fim de compreender o que faz parte de sua estrutura e como ela é espaço privilegiado para a prática democrática e para a promoção de uma cultura democrática; e 3) por fim, avalia-se sob quais aspectos podemos compreender a gestão pública democrática a partir de um enfoque sobre o que constitui a administração pública, de um lado, e, de outro, tendo em vista os modelos clássicos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático, o gerencial e o societal. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, partindo das análises recentes de Chauí (2018), Avritzer (2019) e Bignotto (2020) quanto à democracia no Brasil. Ademais, verificaremos os estudos de Braga (1998), Mendonça (2001), Souza (2019) e Salles (2020) e outros acerca da democracia universitária. Ademais, realiza-se um ensaio teórico no modo pelo qual os objetivos são apresentados. O pressuposto analisado é de que não há, de modo geral, uma aplicação pura dos modelos de gestão, mas que elementos das mais diversas fontes integram as práticas administrativas. Cabe, assim, perceber quais as formas de ação levam a vícios públicos, sobretudo gerando um ambiente de dominação de certos grupos sobre outros, e quais auxiliam na promoção da democracia universitária. Em razão disso, faz-se necessário um outro modo de encarar a gestão pública universitária, aprofundando seu aspecto democrático e pautado em princípios republicanos, inspirando-se em uma noção de cidadania ativa, em que se torna possível uma democracia direta através de conselhos, a partir dos quais responsabilidades são divididas, direitos são garantidos e se cria um sentimento de pertencimento à coisa pública.
Abstract: Democracy as a way of life, since at least the revolutionary processes of the 18th century, has become a constant agenda not only for the organization of political regimes, but has taken the ideas of freedom and equality, for example, to the most diverse areas where human plurality coexists. In the 20th and 21st centuries, democratic expectations deepened and gained even more space in our current institutions, including the university. Based on this, the main objective of this research is to know why and how the public university management must be guided by democratic principles. In order to do so, three specifics objectives are analyzed: 1) initially, I develop a delimitation of the concept of democracy in terms of its principles and objectives; 2) next, I explain the uniqueness of the university to understand what constitutes its structure and how it is a privileged space for democratic practice and for the promotion of a democratic culture, and 3) finally, I evaluate under which aspects we can understand democratic public management from a focus on what constitutes public administration, on the one hand, and, on the other, in view of the classic models of public management: the patrimonial, the bureaucratic, the managerialism, and the societal. The methodology will be bibliographic, based on recent analyzes by Chauí (2018), Avritzer (2019) and Bignotto (2020) regarding democracy in Brazil. In addition, we will verify the studies of Braga (1998), Mendonça (2001), Souza (2019) and Salles (2020) and others about university democracy. Furthermore, a theoretical essay is carried out in the way in which the objectives are presented. The assumption is that, in general, there is not a pure application of management models, but that elements from the most diverse sources are part of administrative practices. It is, therefore, necessary to understand which forms of action lead to public vices, above all generating an environment of domination of certain groups over others, and which ones help in the promotion of university democracy. As a result, another way of looking at university public management is necessary, deepening its democratic aspect and based on republican principles, inspired by a notion of active citizenship, in which direct democracy becomes possible through councils, from which responsibilities are divided, rights are guaranteed and a feeling of belonging to public affairs is created.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78896
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1892-9171
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6939010372020129
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4174-2081
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3944876544344346
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EGUNI - Monografias

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