Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78882
Type: | TCC |
Title: | A agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável: desafios para o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará |
Title in English: | The 2030 agenda and the sustainable development goals: challenges for The Institutional Development Plan of The Federal University of Ceará |
Authors: | Matos, Fábio de Oliveira |
Advisor: | Paiva, Marlon Bruno Matos |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Planejamento administrativo;Desenvolvimento sustentável;Ensino Superior |
Keywords in English : | Administrative planning';Sustainable development;University education |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | MATOS, Fábio de Oliveira. A agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável: desafios para o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará. 2022. 23 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo tem por objetivo analisar os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) elaborados no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a ótica de suas potencialidades e limitações no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo uma investigação de cunho qualitativo e interpretativista, a referida foi estruturada em dois momentos: a) análise bibliográfica dos conceitos e temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Ensino Superior; b) levantamento e análise documental dos PDI elaborados pela UFC. Como resultado da pesquisa, verificou-se que os PDI da UFC consolidaram-se como instrumentos de destaque para o estabelecimento de metas e objetivos na instituição. Notou-se também que os referidos planos passam a ganhar um papel de importância no alcance de uma universidade mais sustentável, após o estabelecimento da Agenda 2030 e a inserção dos ODS na pauta do planejamento da instituição. Em resposta ao objetivo da pesquisa, conclui-se que o PDI da instituição passou a alcançar a dinamicidade das demandas regionais, no que compete ao combate à pobreza, proteção do meio ambiente, redução das desigualdades e uma educação de qualidade com a presença dos objetivos da Agenda 2030 enquanto documento de referência. Contudo, nota-se ainda a necessidade de uma maior participação cidadã, de modo que isso possa refletir num planejamento que dialogue cada vez mais com a realidade onde a universidade encontra-se inserida. |
Abstract: | This study aims to investigate the Institutional Development Plans (PDI) prepared within the scope of the Federal University of Ceará (UFC), from the perspective of their potential and limitations in the context of the Sustainable Development Goals (SDGs), elaborated in the 2030 Agenda of the United Nations (UN). As a qualitative and interpretive investigation, the research was structured in two stages: a) bibliographic analysis of concepts and themes related to Sustainable Development, Planning and Higher Education; b) survey and document analysis of the PDI prepared by UFC. As a result of the research, it was found that the UFC's PDI were consolidated as outstanding instruments for the establishment of goals and objectives in the institution. It was also noted that these plans began to gain an important role in achieving a more sustainable university, after the establishment of the 2030 Agenda and the insertion of the SDGs in the institution's planning agenda. In response to the research objective, it is concluded that the institution's PDI began to achieve the dynamics of regional demands, in terms of combating poverty, protecting the environment, reducing inequalities and providing quality education with the presence of the objectives of the 2030 Agenda as a reference document. However, there is still a need for greater citizen participation, so that this can be reflected in a planning that increasingly dialogues with the reality where the university is inserted. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78882 |
Author's ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9275-9361 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0103822859471277 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8403979763623865 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EGUNI - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_fomatos.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.