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Tipo: Tese
Título : A impressão 3D como ferramenta no ensino de embriologia e anatomia do sistema respiratório: um estudo quase experimental
Autor : Barreto, Jackeline Osterno de Carvalho
Tutor: Cerqueira, Gilberto Santos
Co-asesor: Barreto, João Erivan Façanha
Palabras clave en portugués brasileño: Anatomia;Educação;Sistema Respiratório;Embriologia
Palabras clave en inglés: Anatomy;Education;Respiratory System;Embryology
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : BARRETO, Jackeline Osterno de Carvalho. A impressão 3D como ferramenta no ensino de embriologia e anatomia do sistema respiratório: um estudo quase experimental. 2024. 90 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/78839. Acesso em: 11 nov. 2024.
Resumen en portugués brasileño: As impressões 3D são ferramentas eficazes para o ensino de anatomia, pois impactam, positivamente, os resultados de aprendizagem e o nível de satisfação. O êxito pedagógico da impressão 3D parece ser melhor quando reproduz áreas anatômicas complexas de difícil visualização no cadáver. Baseado nessas premissas, o objetivo deste trabalho foi investigar o êxito do uso de modelos impressos 3D do sistema respiratório sobre o aprendizado acadêmico de medicina. Foi realizado um estudo exploratório, quase experimental, com 421 alunos. Foram modelados e impressos 9 modelos 3D em impressora de resina relacionados à embriologia e à anatomia do sistema respiratório (vias aéreas inferiores). Para o presente estudo, foram criados dois grupos: o primeiro que participou de aula tradicional (controle) e o segundo que participou de aula tradicional com os recursos dos modelos 3D (grupo 3D). Para mensuração da aprendizagem, foi usado um teste estruturado com 20 questões, antes e após a aula tradicional (controle), com a utilização dos modelos 3D (grupo 3D). Na análise dos dados, foi utilizado o teste de Mann Whitney, sendo considerados significativos aqueles que apresentaram o p<0,05. Na analise qualiatitiva foram realizadas entrevistas, gravadas para a Análise de Conteúdo. Observou-se que a maioria dos alunos era do sexo feminino com média de idade 21,23  0,32 anos. Observou-se, também, uma diferença estatisticamente significativa dos acertos do grupo 3D quando comparado com o grupo tradicional (p<0,05). O valor médio de acertos no pré-teste foi 3,46  0,10 quando comparado com o pós-teste, com uma média de acertos de 6,30  0,13. As leituras das entrevistas transcritas permitiram identificar que a percepção dos professores foram positivas, afirmando sobre o êxito das práticas pedagógicas utilizando os modelos 3D no processo de aprendizagem dos alunos. Os professores afirmaram também uma excelente qualidade do material e a ausência de erros e que proporcionaram, inclusive, a correção de algumas estruturas anatômicas contidas nos livros didáticos. A impressão 3D é uma tecnologia potencialmente disruptiva que pode melhorar a educação cirúrgica e a prática clínica, tornando o ensino da anatomia mais motivado quando se associa o recurso da identificação de estruturas que não podem ser visualizadas no embrião e no cadáver. O uso de modelos 3D demonstra ser uma ferramenta relevante de incremento ao ensino tradicional, que, aliada às aulas práticas, melhora o ensino e a aprendizagem da anatomia
Abstract: 3D printing is an effective tool for teaching anatomy, as it has a positive impact on learning outcomes and satisfaction levels. The pedagogical success of 3D printing appears to be better when it reproduces complex anatomical areas that are difficult to visualize on cadavers. Based on these premises, the objective of this study was to investigate the success of using 3D printed models of the respiratory system on medical academic learning. An exploratory, quasiexperimental study was conducted with 421 students. Nine 3D models related to embryology and anatomy of the respiratory system (lower airways) were modeled and printed on a resin printer. For the present study, two groups were created: the first that participated in a traditional class (control) and the second that participated in a traditional class with the resources of 3D models (3D group). To measure learning, a structured test with 20 questions was used, before and after the traditional class (control), with the use of 3D models (3D group). The Mann Whitney test was used to analyze the data, and those with p < 0.05 were considered significant. In the qualitative analysis, interviews were conducted and recorded for Content Analysis. It was observed that the majority of students were female, with an average age of 21.23 ± 0.32 years. A statistically significant difference in the correct answers of the 3D group was also observed when compared to the traditional group (p < 0.05). The average correct answers in the pre-test were 3.46 ± 0.10 when compared to the post-test, with an average of correct answers of 6.30 ± 0.13. The readings of the transcribed interviews allowed us to identify that the teachers' perceptions were positive, affirming the success of the pedagogical practices using the 3D models in the students' learning process. The teachers also stated that the material was of excellent quality and that there were no errors, and that they even provided corrections for some anatomical structures contained in the textbooks. 3D printing is a potentially disruptive technology that can improve surgical education and clinical practice, making the teaching of anatomy more engaging when it is associated with the identification of structures that cannot be visualized in the embryo and cadaver. The use of 3D models has proven to be a relevant tool for enhancing traditional teaching, which, combined with practical classes, improves the teaching and learning of anatomy
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78839
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-6625-1441
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3827710095350682
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-6717-3772
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/1635186938593801
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: DMO - Teses defendidas na UFC

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