Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78746
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Monalisa Soares | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Fabrício Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T18:38:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04T18:38:14Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Fabrício Pereira da. Desinformação e sala de aula: inspirações sociológicas para o enfrentamento às fake news no ambiente escolar. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78746 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this paper is to provide sociologically-oriented heoretical and methodological support for high school teachers of the humanities and applied social sciences, with the aim of helping to tackle fake news and isinformation in the classroom and the school environment as a whole. We resent a theoretical discussion on the definitions of fake news, digital apitalism, the platformization of society and the impact of disinformation on democracy, as well as its political uses. We also extensively discuss the multiple relationships between fake news, teaching and society. We analyzed the 14 collections approved in the National Textbook Program - PNLD - 2021, uantifying the definitions of fake news and the content in which the topic was addressed in these books. Based on the limits and possibilities present in hese collections, we propose a didactic material that can overcome the theoretical and methodological deficiencies of the books and guide teachers in the area of Applied Human and Social Sciences in High School. The didactic material is presented along three axes: a theoretical discussion on the definitions of fake news, the platformization of society and, finally, proposals for classroom activities. As a methodology, we used Simone Meucci's guidelines on how to analyze the textbook as a socio-cultural element present in a configurational logic of society, obeying editorial and economic imperatives | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desinformação e sala de aula: inspirações sociológicas para o enfrentamento às fake news no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo principal fornecer subsídios teóricos e metodológicos sociologicamente orientados para os professores e professoras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio visando contribuir para o enfrentamento às fake news e à desinformação dentro da sala de aula e do ambiente escolar como um todo. Apresentamos uma discussão teórica acerca das definições de fake news, capitalismo digital, plataformização da sociedade e o impacto da desinformação para a democracia, além dos seus usos políticos. Discutimos amplamente, também, as múltiplas relações entre fake news, ensino e sociedade. Analisamos as 14 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - 2021, quantificando as Definições de fake news e os conteúdos em que o tema era abordado nessas obras. Partindo dos limites e possibilidades presentes nessas coleções, propomos um material didático que possa suprir as deficiências teóricas e metodológicas dos livros e orientar os professores e professoras da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio. O material didático é apresentado em três eixos: discussão teórica sobre as definições de fake news, plataformização da sociedade e, por fim, as propostas de atividades em sala de aula. Como metodologia, utilizamos as orientações de Simone Meucci sobre como analisar o livro didático como um elemento sócio-cultural presente em uma lógica configuracional da sociedade, obedecendo a imperativos editoriais e econômicos. | pt_BR |
dc.title.en | Sociology, disinformation and classroom: inspirations sociological techniques to confight fake news in the school | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino de Sociologia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Fake news | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Livro didático | pt_BR |
dc.subject.en | Sociology teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Fake news | pt_BR |
dc.subject.en | Textbook | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6107745772102487 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2215865347230824 | pt_BR |
local.date.available | 2024-11-04 | - |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_ffpsilva.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.