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Tipo: Dissertação
Título: Construção e validação de um aplicativo psicoeducativo em saúde mental para o cuidado de estudantes no ensino superior.
Título em inglês: Construction and validation of a psychoeducational application in mental health for the care of students in higher education
Autor(es): Aguiar, Leidiane Carvalho de
Orientador: Ávila, Roberlandia Evangelista Lopes
Palavras-chave em português: Saúde mental;Aplicativos móveis;Promoção da saúde;Estudo de validação e Universidades
Palavras-chave em inglês: Mental health;Mobile applications;Health promotion;Validation study and Universities
Data do documento: 9-Ago-2024
Citação: AGUIAR, L. C. Construção e validação de um aplicativo psicoeducativo em saúde mental para o cuidado de estudantes no ensino superior. 150 f. 2024. Dissertação (Mestrado Acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.
Resumo: A prevalência dos transtornos mentais tem aumentado nas últimas décadas e um desses é o transtorno de ansiedade, devido às grandes transformações ocorridas nos contextos econômico, social e cultural. Quando se faz uma análise do espaço acadêmico, observa-se a presença de maior vulnerabilidade ao adoecimento psíquico, tendo em vista as demandas exigidas e a adaptação a essa fase. Neste cenário, o estudo teve por objetivo construir e validar um aplicativo psicoeducativo, para o cuidado em saúde mental de estudantes do Ensino Superior. Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico para construção e validação de aplicativo para apoio à saúde mental, desenvolvido em três etapas: diagnóstico situacional da produção científica para essa etapa realizou-se uma revisão integrativa, diagnóstico situacional da produção tecnológica para essa etapa realizou-se uma revisão narrativa visando angariar conhecimento na área e bem como identificar aplicativos que tivessem tratativas semelhantes sobre a temática e desenvolvimento do aplicativo do aplicativo móvel. Foi desenvolvido para Android, utilizando a linguagem JavaScript, com participação de psicólogos, programador, designer gráfico, uma conteudista (a própria autora) e uma enfermeira revisora ( orientadora do estudo). Essa participação multidisciplinar permitiu uma ampla revisão dos conteúdos. Para a validação do aplicativo, foi composto um comitê de juízes especialistas na área de Saúde Mental e em tecnologia da Informação (TI), sendo respectivamente sete da área de Saúde Mental e sete na área de tecnologia da Informação. Isso se deu seguindo todo o rigor ético e critérios pré-estabelecidos, no período entre março de 2022 a julho de 2024.O aplicativo recebeu o nome de “Eu me cuido” em sua versão final resultou em telas distribuídas da seguinte forma: página inicial, perfil, apresentação, registros, recursos psicoeducativos, recursos de promoção do cuidado, recursos de meditação, redes de apoio e podcast vida positiva. No que diz respeito à concordância entre os especialistas em tecnologia da informação, obteve-se um CVC geral de 0,929. Os itens obtiveram, individualmente, CVCs superiores a 0,80. Na concordância entre os avaliadores especialistas em saúde mental obteve um CVC geral de 0,926. Os itens obtiveram, individualmente, CVCs superiores a 0,80. Destaca -se portanto uma boa avaliação sobre a interface e usabilidade, tornando-o atraente para de universitários. O aplicativo foi aprimorado na versão final através do zelo que os juízes sugeriram sobre melhorias para avalidade, tornando-o apto ao uso para promoção do cuidado em saúde mental dos universitários. Assim, O app “Eu me cuido” materializa-se como uma ferramenta válida capaz de auxiliar no autogerenciamento e autogestão da saúde psicológica dos universitários, sendo um recurso psicoeducativo com linguagem clara e acessível, que possibilita a compreensão e o interesse desse público sobre a temática da promoção da saúde mental.
Abstract: The prevalence of mental disorders has increased in recent decades and one of these is anxiety disorder, due to the major transformations that have taken place in the economic, social and cultural contexts. When we analyse the academic environment, we see that there is greater vulnerability to mental illness, given the demands made and the adaptation to this phase. Against this backdrop, the aim of this study was to build and validate a psychoeducational application for mental health care for higher education students. This is a methodological study of technological development for the construction and validation of an application to support mental health, developed in three stages: situational diagnosis of scientific production for this stage an integrative review was carried out, situational diagnosis of technological production for this stage a narrative review was carried out in order to gather knowledge in the area and also to identify applications that had similar treatments on the subject and development of the mobile application. It was developed for Android, using the JavaScript language, with the participation of psychologists, a programmer, a graphic designer, a content designer (the author herself) and a nurse reviewer (the study's supervisor). This multidisciplinary participation allowed for a broad review of the content. To validate the app, a committee of judges specialised in the field of mental health and information technology (IT) was formed, seven from the field of mental health and seven from the field of information technology, respectively. The application was named "Eu me cuido" (I take care of myself) and its final version resulted in screens distributed as follows: home page, profile, presentation, records, psychoeducational resources, care promotion resources, meditation resources, support networks and positive life podcast. With regard to agreement between the information technology specialists, an overall CVC of 0.929 was obtained. The individual items obtained CVCs of over 0.80. The agreement between the mental health specialists obtained an overall CVC of 0.926. The items individually obtained CVCs above 0.80. It therefore stands out for its good evaluation of the interface and usability, making it attractive to university students. The app was improved in its final version through the judges' suggestions on improvements to its validity, making it suitable for use in promoting mental health care for university students. Thus, the "I take care of myself" app materialises as a valid tool capable of helping university students to self-manage and self-manage their psychological health. It is a psychoeducational resource with clear and accessible language that enables this audience to understand and take an interest in the topic of mental health promotion.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78740
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-4841-9244
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0451216237792162
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6810-7416
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7290690294477062
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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