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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78716
Tipo: | Dissertação |
Título : | Análise numérica para identificação de zonas prováveis de fissuramento aplicada a barragens construídas no Ceará |
Título en inglés: | Numerical analysis to identify likely areas of cracking applied to dams built in Ceará |
Autor : | Santos, Danilo Morais Brito Cordeiro dos |
Tutor: | Silva Filho, Francisco das Chagas |
Palabras clave en portugués brasileño: | Fissuramento de maciços;Barragens - Ceará;Análise númerica;Maciços da terra |
Palabras clave en inglés: | Stiffness variation;Cracking;Earth massifs;Numerical analysis;Dams - Ceará |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SANTOS, Danilo Morais Brito Cordeiro dos. Análise numérica para identificação de zonas prováveis de fissuramento aplicada a barragens construídas no Ceará. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil - Geotecnia) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | O fissuramento de maciços é um fenômeno frequentemente observado em barragens de terra, e pode advir de diversas causas, dentre elas, da variação de rigidez provocada pelas mudanças de umidade dos materiais que compõem o barramento. Algumas barragens no Ceará apresentam essa problemática, como é o caso da barragem do Trussu, que tem o seu fissuramento atribuído ao aumento de umidade provocadas pelo enchimento do reservatório do barramento. É nesse contexto, que esse estudo buscou apresentar uma metodologia de previsão de fissuramento para barragens do Ceará, levando em consideração as variações de rigidez que os materiais podem sofrer devido às mudanças dos seus valores de umidade. Para isso, foram utilizados valores usuais das propriedades dos materiais e dos seus parâmetros de deformabilidade em função da sua classificação. As modelagens foram feitas utilizando-se cenários diferentes para cada barramento, considerando que o material mais deformável era o mais susceptível às variações de umidade. Ademais, considerou-se que o umedecimento no maciço era proporcionado pelo enchimento do reservatório, e que a molhagem da fundação era ocasionada pela elevação do nível d’água. A análise numérica foi feita utilizando conjuntamente os softwares SLIDE 6.0 e UNSTRUCT (Miranda (1988), modificado por Silva Filho (1998)). Os resultados das modelagens numéricas indicaram que as variações de deformação entre as regiões molhadas e não umedecidas de um barramento pode ocasionar zonas potenciais de fissuramento. Além disso, constatou-se que o funcionamento de um sistema de drenagem de um barramento pode induzir a formação de fissuras devido a diferenças de umidade entre o trecho de montante (mais úmido) e de jusante (menos úmido) de um maciço. Sendo assim, a metodologia empregada nesse estudo mostrou-se eficaz para prever o fissuramento nas barragens avaliadas devido a variações de rigidez dos materiais que compõem a estrutura. Dessa maneira, esse estudo pode torna-se uma ferramenta útil para verificação da formação de fissuras em barragens de terra. |
Abstract: | The cracking of massifs is a phenomenon frequently observed in earth dams and can arise from various causes, including the variation in rigidity caused by changes in the wetting of the materials that make up the dam. Some dams in Ceará have this problem, such as the Trussu dam, whose cracking is attributed to variations in wetting caused by the filling of the dam's reservoir. It is in this context that this study sought to present a crack prediction methodology for dams in Ceará, based on variations in stiffness, with the determination of material properties and deformability parameters based on usual values according to their classification. To do this, different scenarios were used for each bus, considering that the more deformable material was more susceptible to variations in wetting. In addition, it was considered that the wetting of the massif was caused by the filling of the reservoir, and that the wetting of the foundation was caused by the rise in the water level. The numerical analysis was carried out using SLIDE 6.0 and UNSTRUCT software (developed by Miranda (1988) and modified by Silva Filho (1998)). Using the association and numerical analysis of the various types of dams evaluated in this work, it was observed that the variations in deformation between the wet and non-wet regions of a busbar can lead to potential cracking zones. In addition, it was found that the operation of a dam's drainage system can induce the formation of cracks due to differences in wetting between the upstream (wet) and downstream (dry) sections of a massif. Therefore, the methodology used in this study proved to be effective in predicting cracking in the dams evaluated due to variations in the stiffness of the materials that make up the structure. In this way, this study can become a replicable tool for dams with structures similar to the one analyzed. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78716 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/4647282164924832 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-4842-3358 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/9907153015303509 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DEHA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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