Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78710
Tipo: Dissertação
Título : Metodologia para construção de taxonomias para sistemas de recomendação: aprimorando a precisão com PLN e métricas de  audiência
Autor : Mota, Mariana Silva
Tutor: Souza, Osvaldo de
Palabras clave en portugués brasileño: Taxonomia;Sistemas de recomendação;Experiência do usuário
Palabras clave en inglés: Taxonomy;Recommendation system;User experience
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : MOTA, Mariana Silva. Metodologia para construção de taxonomias para sistemas de recomendação: aprimorando a precisão com PLN e métricas de  audiência. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia para a construção de taxonomias, utilizando uma abordagem metodológica em duas fases. A primeira fase, denominada Análise UX Integrada, combina métodos qualitativos e quantitativos para investigar as necessidades dos usuários e identificar tendências de mercado. A segunda fase, intitulada Metodologia para Taxonomias, concentra-se no desenvolvimento das etapas para a criação de taxonomias e na definição de seus cenários de aplicação em sistemas de recomendação, com foco na escalabilidade e eficiência do uso em tais sistemas. O estudo busca propor uma metodologia detalhada, delineando cada etapa do processo de construção das taxonomias. Especial atenção é dada à influência da experiência do usuário na estruturação da informação, com destaque para padrões de consumo que impactam diretamente o comércio eletrônico. O estudo também abrange os objetivos específicos de compreender o contexto do usuário por meio de técnicas de experiência do usuário (UX) e a análise de termos extraídos via processamento de linguagem natural (PLN), avaliando o desempenho desses termos em sistemas de recomendação. Este estudo faz uso de diversas ferramentas, incluindo questionários, bases de dados própria, análise quantitativa e qualitativa, além de estudos de mercado, permitindo uma análise abrangente dos contextos dos usuários e a subsequente modelagem da informação para a criação de taxonomias. Os resultados ressaltam a importância central do usuário no desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrando que uma taxonomia bem estruturada facilita não apenas a categorização e o aprendizado automatizado, mas também o consumo eficiente de informações. A metodologia proposta revela-se de fácil implementação, contudo, apresenta grande potencial em termos de flexibilidade para diferentes cenários e precisão nas etapas de construção de taxonomias, evidenciando a relevância dos saberes da Ciência da Informação, como a taxonomia, no avanço de soluções tecnológicas e na otimização de sistemas de recomendação. Por fim, o estudo contribui para a validação da metodologia proposta, expandindo a compreensão sobre as interações entre a Ciência da Informação e a tecnologia, além de abrir novas oportunidades para pesquisas futuras nesse campo.
Abstract: This study aims to propose a methodology for building taxonomies using a two-phase methodological approach. The first phase, called Integrated UX Analysis, combines qualitative and quantitative methods to investigate user needs and identify market trends. The second phase, titled Taxonomy Methodology, focuses on developing the steps for creating taxonomies and defining their application scenarios in recommendation systems, with an emphasis on scalability and efficiency in such systems. The study seeks to propose a detailed methodology, outlining each step of the taxonomy-building process. Special attention is given to the influence of user experience on information structuring, with a focus on consumption patterns that directly impact e-commerce. The study also covers specific objectives such as understanding the user context through user experience (UX) techniques and the analysis of terms extracted via natural language processing (NLP), assessing the performance of these terms in recommendation systems. This study employs various tools, including surveys, proprietary databases, quantitative and qualitative analysis, as well as market studies, allowing for a comprehensive analysis of user contexts and the subsequent information modeling for taxonomy creation. The results highlight the central importance of the user in the development of products and services, demonstrating that a well-structured taxonomy not only facilitates categorization and machine learning but also enables efficient information consumption. The proposed methodology proves to be easy to implement while offering great potential in terms of flexibility for different scenarios and precision in the taxonomy-building steps, emphasizing the relevance of Information Science knowledge, such as taxonomy, in advancing technological solutions and optimizing recommendation systems. Finally, the study contributes to the validation of the proposed methodology, expanding the understanding of the interactions between Information Science and technology, while also opening new opportunities for future research in this field.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78710
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4574929272635865
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2401685290370393
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_msmota.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.