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Tipo: Tese
Título: Fundamentalismo religioso e educação em um contexto de ajuste fiscal e de avanço da extrema direita
Autor(es): Martins, Ivan Carlos Costa
Orientador: Rocha, Antônia Rozimar Machado e
Palavras-chave em português: Educação;Extrema direita;Fundamentalismo religioso;Materialismo histórico-dialético;Neoliberalismo
Palavras-chave em inglês: Education;Far right;Religious fundamentalism;Historical-dialectical materialism;Neoliberalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: MARTINS, Ivan Carlos Costa. Fundamentalismo religioso e educação em um contexto de ajuste fiscal e de avanço da extrema direita. 2024. 654 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A presente Tese analisa em que medida as propostas educacionais de fundamentalistas religiosos, socialmente relacionadas à extrema direita e ao neoliberalismo, excluem a perspectiva de uma formação crítica e emancipatória e fortalece os interesses de uma educação para formação do ser humano religioso, do indivíduo estranhado e do sujeito disponível ao trabalho sob a forma capitalismo. A tentativa do sistema capitalista por adestrar o ser humano, especialmente, tentando manipular sua subjetividade e orientá-la a favor do desenvolvimento social do capital, explica a razão pela qual avançam a extrema direita e o fundamentalismo religioso e se aprofundam os ataques à educação. A presente pesquisa tem por tema geral a relação social entre religião e educação, precisamente, o fundamentalismo religioso evangélico brasileiro e a política educacional e, por isso, considera, criticamente, possíveis projetos fundamentalistas para a educação, articulados ao ajuste fiscal e à extrema direita. O objetivo geral da pesquisa é analisar a ideologia de fundamentalistas religiosos expressas em projetos educacionais, à luz do materialismo histórico-dialético. Para tanto, apresenta os principais aspectos da formação e do desenvolvimento cultural, econômico, educacional, religioso e social da sociedade brasileira; examina os elementos constitutivos do modelo neoliberal em um contexto de crise do capital e suas relações com a educação e com a religião; compreende o bolsonarismo como movimento sociopolítico formado por um consórcio pelo poder em um contexto internacional e nacional de avanço da extrema direita e do fundamentalismo religioso; descreve a gênese, o desenvolvimento histórico e a função social do fundamentalismo religioso na sociedade e nas lutas de classes; e analisa as propostas, planos e projetos que o fundamentalismo evangélico tem para educação, utilizando como exemplos a educação domiciliar e o Escola Sem Partido. Como princípios teórico-metodológicos o trabalho está respaldado no materialismo histórico-dialético, com destaque para as categorias de dialética, história, ideologia, materialismo e práxis. A pesquisa apresenta, entre seus resultados, o anticomunismo e o irracionalismo como sínteses didáticas da dialética de negação de valores; e como síntese didática dialética de afirmação de valores os conceitos de autoridade, fanatismo, guerra, liberdade, medo, negócio, racionalidade, sacrifício e verdade.
Abstract: The present Thesis analyzes to what extent the educational proposals of religious fundamentalists, socially related to the far right and neoliberalism, exclude the perspective of a critical and emancipatory formation and strengthen the interests of an education for the formation of the religious human being, the alienated individual, and the subject available to work under capitalist forms. The attempt by the capitalist system to train the human being, especially trying to manipulate their subjectivity and orient it in favor of the social development of capital, explains why the far right and religious fundamentalism are advancing and why attacks on education are deepening. The present research has as its general theme the social relationship between religion and education, precisely the Brazilian evangelical religious fundamentalism and educational policy, and therefore critically considers possible fundamentalist projects for education, articulated with fiscal adjustment and the far right. The general objective of the research is to analyze the ideology of religious fundamentalists expressed in educational projects, in the light of historical-dialectical materialism. To this end, it presents the main aspects of the formation and cultural, economic, educational, religious, and social development of Brazilian society; examines the constituent elements of the neoliberal model in a context of crisis of capital and its relations with education and religion; understands Bolsonarism as a sociopolitical movement formed by a power consortium in an international and national context of the advancement of the far right and religious fundamentalism; describes the genesis, historical development, and social function of religious fundamentalism in society and in class struggles; and analyzes the proposals, plans, and projects that evangelical fundamentalism has for education, using homeschooling and the School Without Party as examples. As theoretical-methodological principles, the work is based on historical dialectical materialism, with emphasis on the categories of dialectic, history, ideology, materialism, and praxis. The research presents, among its results, anti-communism and irrationalism as didactic syntheses of the dialectic of negation of values; and as didactic synthesis of affirmation of values, the concepts of authority, business, fanaticism, war, freedom, fear, rationality, sacrifice, and truth.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78664
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6365815883465985
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5878797332815225
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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