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Tipo: Dissertação
Título: Educação, política e responsabilidade pelo mundo: reflexões sobre o ensino de filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares
Título em inglês: Education, politics and responsibility for the world: reflections on the teaching of philosophy at the State School of Professional Education Francisco Paiva Tavares
Autor(es): Freitas, Kassyo Mikaelson Ribeiro de
Orientador: Silva, Ricardo George de Araújo
Palavras-chave em português: Educação;Política;Responsabilidade pelo mundo
Palavras-chave em inglês: Education;Politics;Responsibility for the world
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Data do documento: 2024
Citação: FREITAS, Kassyo Mikaelson Ribeiro de. Educação, política e responsabilidade pelo mundo: reflexões sobre o ensino de filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Neste trabalho de pesquisa perseguimos como objetivo geral, levar a comunidade a se interessar pelo desenvolvimento no processo de uma educação de qualidade, participando de tomadas de decisões, escolhas que possam evidenciar a melhoria do ensino público satisfatório para todos, na busca da luta dos direitos de todos e consistência na formação para as classes inferiores, a o oportunizar o desenvolvimento integral do indivíduo, a partir dos conceitos dos pensadores e das reflexões filosóficas. Assumimos, para tanto, a temática pesquisada destaca para: Educação, política e responsabilidade pelo mundo: reflexões sobre o ensino de Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares. Tal temática está sustentada em Freire (1987), bem como em Arendt (2016). Aplicamos o método de análise qualitativa, com a aplicação de questionário a uma turma de 29 participantes, da 3ª Série do ensino médio do curso técnico em informática, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares, da cidade de Caridade, no Ceará, aos dados colhidos. Esta dissertação se divide em três capítulos. No primeiro capítulo, tratamos sobre a obra Pedagogia do Oprimido de Freire (1987), no que se refere à contradição problematizadora e libertadora da educação. As relações homem mundo, os temas geradores e o conteúdo problematizante desta educação. No segundo capítulo, refletimos sobre o que Freire (2011) exprime na Pedagogia da Autonomia acerca de que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. E, no terceiro e último capítulo, abordamos o que Arendt (2016) nos aponta em seu livro Entre o Passado e o Futuro sobre a crise na educação. Concluímos que a disciplina de Filosofia é, neste sentido, contributiva para tal reflexão, debate, criticidade, questionamento e ação efetiva, tornando se um instrumento de transformação social de grande valor para colaborar com a escola pública, a considerar na união entre escola e família no desenvolvimento do bem comum e na entrega de políticas públicas em educação com qualidade à comunidade. Isto é, a transição do estudante que passa pela escola, valorizando o em um cidadão crítico e participativo, assim como, um profissional capacitado que pode gerar bons frutos de transformação no meio que vive, seja no mercado de trabalho, seja na universidade, seja colaborando nas mais diversas práticas da cidadania.
Abstract: In this research work we pursue as a general objective, to lead the community to be interested in the development in the process of a quality education, participating in decision making, choices that can highlight the improvement of satisfactory public education for all, in the search for the struggle of the rights of all and consistency in the formation for the lower classes, by op portunizing the integral development of the individual, from the concepts of thinkers and philosophical reflections. To this end, we assume the theme researched highlights: Education, politics and responsibility for the world: reflections on the teaching of Philosophy in the State School of Professional Education Francisco Paiva Tavares. This theme is supported in Freire (1987) as well as in Arendt (2016). We applied the method of qualitative analysis, with the application of a questionnaire to a class of 2 9 participants, from the 3rd Series of High School of Technical Course in Informatics, from the State School of Professional Education Francisco Paiva Tavares, from the city of Charity, in Ceará, to the data collected. This dissertation is divided into thr ee chapters. In the first chapter, we deal with the work Pedagogy of the Oppressed of Freire (1987), with regard to the problematizing and liberating contradiction of education. Human world relations, generating themes and the problematizing content of thi s education. In the second chapter, we reflect on what Freire (2011) expresses in the Pedagogy of Autonomy about which teaching requires the conviction that change is possible. Teaching requires understanding that education is a form of intervention in the world. And in the third and final chapter, we address what Arendt (2016) points out to us in his book Between the Past and the Future about the crisis in education. We conclude that the discipline of Philosophy is, in this sense, a contribution to such reflection, debate, criticality, questioning and effective action, becoming an instrument of social transformation of great value to collaborate with the public school, to be considered in the union between school and family in the development of the common good and in the delivery of public policies in quality education to the community. That is, the transition of the student who goes through the school, valuing it in a critical and participatory citizen, as well as a trained professional who can generate good fruits of transformation in the environment he lives, whether in the labor market, or in the university, or collaborating in the most diverse practices of citizenship.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78652
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1636531082051377
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7190575211736938
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

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