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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78645
Tipo: | Tese |
Título: | Formação continuada em Educação Matemática para professoras de Educação Infantil: contribuições para os saberes docentes e as práticas pedagógicas |
Autor(es): | Dias, Sandra Maria Soeiro |
Orientador: | Barguil, Paulo Meireles |
Palavras-chave em português: | Educação Infantil;Educação Matemática;Práticas pedagógicas;Professoras;Caminhos formativos |
Palavras-chave em inglês: | Early Childhood Education;Mathematics Education;Pedagogical practices;Teachers;Training paths |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | DIAS, Sandra Maria Soeiro. Formação continuada em Educação Matemática para professoras de Educação Infantil: contribuições para os saberes docentes e as práticas pedagógicas. 2024. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | É necessário e possível falar sobre aprender e ensinar Matemática na Educação Infantil? Várias são as respostas para essa pergunta: uns refutam, alguns adotam práticas escolarizantes e outros vislumbram cenários promissores, considerando que a Educação Infantil é constituída de espaço e tempo situados no cotidiano com relações entre adultos e crianças, os quais podem, mediante variadas experiências, partilhar conhecimentos e construir uma Educação Matemática rica, alegre e criativa. Nesse contexto, elencamos a seguinte questão norteadora para a tese: Como podemos caracterizar as práticas de Educação Matemática que estão sendo construídas, por meio dos saberes, condições e possibilidades, considerando especificidades do trabalho pedagógico realizado em uma instituição pública de educação infantil no município de São Gonçalo do Amarante/CE? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os percursos discursivos e práticos de crianças e professoras nas relações com Educação Matemática na Educação Infantil em uma instituição pública de São Gonçalo do Amarante/CE. Os objetivos específicos foram: i) interpretar as trajetórias dos profissionais que atuam na Educação Infantil com foco nas concepções de criança, infância, prática pedagógica e Educação Matemática; ii) analisar os processos teóricos e práticos partilhados no cotidiano da Educação Infantil com foco nas experiências com Educação Matemática; e iii) fomentar os caminhos formativos com duas professoras de Educação Infantil por meio de discussões teóricodiscursivas em encontros sistemáticos e práticas pedagógicas partilhadas no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil. Desenvolvemos uma pesquisa com estratégia de atuação e participação junto aos sujeitos da pesquisa: professoras e crianças de duas turmas de Educação infantil (Infantil 3 e 5). Utilizamos diferentes técnicas e instrumentos: documentação direta, diário de campo, entrevista, observação direta e indireta, questionário e encontros formativos. A implementação da pesquisa aconteceu ao longo de 2022 e meados de 2023, seguindo três etapas: i) caminho de abertura: consentimento e primeiras impressões das professoras sobre a pesquisa; ii) caminho de aproximação: por meio de observações e uma seção formativa, construímos um percurso de fortalecimento das relações partilhadas com as professoras, fomentando o lugar participativo na pesquisa enquanto professora da instituição, evidenciando as práticas e o cotidiano vivido com atividades e contextos, para a promoção da Educação Matemática; e iii) caminho de formação: formações continuadas e planejamento de práticas junto as professoras, as quais, de forma participativa, possibilitaram documentar e interpretar os processos vivenciados. Durante os caminhos, os conhecimentos matemáticos das professoras são validados por sua prática, buscando interpretá-los a partir das suas próprias perspectivas. Em relação aos saberes docentes analisados ao longo da pesquisa, percebemos que os saberes conteudísticos tem relevância considerando as especificidades da Matemática, entre limitações e justificativas na própria prática, alimentando-se dos saberes pedagógicos e existenciais das professoras. A construção partilhada favoreceu reflexões teóricas, discursivas e práticas no cotidiano da Educação Infantil, dando visibilidade aos processos, cocriados pelas emergências e limitações desse cotidiano, nos colocando em um contexto real e de ressignificação das práticas de Matemática com as experiências das crianças e das professoras ao longo da pesquisa. |
Abstract: | Is it necessary and possible to talk about learning and teaching Mathematics in Early Childhood Education? There are several answers to this question: some refute, some adopt schooling practices and others envision promising scenarios, considering that Early Childhood Education is made up of space and time situated in everyday life with relationships between adults and children, which can, through varied experiences, share knowledge and build a rich, happy and creative Mathematics Education. In this context, we list the following guiding question for the thesis: How can we characterize the Mathematics Education practices that are being constructed, through knowledge, conditions and possibilities, considering specificities of the pedagogical work carried out in a public early childhood education institution in the city of São Gonçalo do Amarante/CE? The general objective of the research was to investigate the discursive and practical paths of children and teachers in their relationships with Mathematics Education in Early Childhood Education in a public institution in São Gonçalo do Amarante/CE. The specific objectives were: i) interpret the trajectories of professionals who work in Early Childhood Education with a focus on concepts of children, childhood, pedagogical practice and Mathematics Education; ii) analyze the theoretical and practical processes shared in the daily life of Early Childhood Education with a focus on experiences with Mathematics Education; and iii) foster training paths with two Early Childhood Education teachers through theoretical-discursive discussions in systematic meetings and pedagogical practices shared in the daily life of an Early Childhood Education institution. We developed a research with an action and participation strategy with the research subjects: teachers and children from two Early Childhood Education classes (Infant 3 and 5). We use different techniques and instruments: direct documentation, field diary, interviews, direct and indirect observation, questionnaires and training meetings. The implementation of the research took place throughout 2022 and mid-2023, following three stages: i) opening path: consent and first impressions of the teachers about the research; ii) path of approximation: through observations and a training section, we built a path to strengthen relationships shared with teachers, fostering the participatory place in research as a teacher at the institution, highlighting the practices and daily life lived with activities and contexts, for the promotion of Mathematics Education; and iii) training path: continued training and planning of practices with teachers, which, in a participatory way, made it possible to document and interpret the processes experienced. During the paths, the teachers' mathematical knowledge is validated by their practice, seeking to interpret it from their own perspectives. In relation to the teaching knowledge analyzed throughout the research, we realized that content knowledge is relevant considering the specificities of Mathematics, between limitations and justifications in the practice itself, feeding on the teachers' pedagogical and existential knowledge. The shared construction favored theoretical, discursive and practical reflections in the daily life of Early Childhood Education, giving visibility to the processes, co-created by the emergencies and limitations of this daily life, placing us in a real context and giving new meaning to Mathematics practices with the experiences of children and teachers throughout the research. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78645 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6141718665874765 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1394664225993528 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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