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Tipo: Tese
Título : Otimização da localização de ecopontos em cidades brasileiras : uma abordagem baseada em análise geoespacial e modelagem preditiva
Título en inglés: Optimizing the location of recycling points in Brazilian cities: an approach based on geospatial analysis and predictive modeling
Autor : Marques, Leonardo da Cunha
Tutor: Stefanutti, Ronaldo
Palabras clave en portugués brasileño: Gestão de resíduos sólidos;Regressão linear;Ecopontos;Sistema de informação geográfica - SIG;Modelagem preditiva
Palabras clave en inglés: Solid waste management;Linear regression;Ecopoints;Geographic Information System - GIS;Predictive modeling
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Fecha de publicación : 2024
Citación : MARQUES, Leonardo da Cunha. Otimização da localização de ecopontos em cidades brasileiras : uma abordagem baseada em análise geoespacial e modelagem preditiva. 2024. 171 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil - Saneamento Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: No Brasil, a gestão de resíduos sólidos urbanos é um desafio crescente devido ao aumento populacional e à expansão urbana. Uma das estratégias utilizadas pelo poder público para reduzir o descarte irregular de resíduos é a instalação de ecopontos, que são equipamentos públicos designados para receber diversos tipos de resíduos descartados de forma voluntária. No entanto, não existe uma metodologia para escolha de locais para sua instalação. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um modelo para identificar áreas otimizadas para instalação de ecopontos em cidades brasileiras, utilizando análise geoespacial e modelagem preditiva. Foram analisados os dados de peso coletado por ano em cada ecoponto das cidades de Belo Horizonte, Fortaleza e Guarulhos, cruzando-os com variáveis socioeconômicas, ambientais e infraestruturais. Os resultados indicam que a densidade demográfica é a variável com maior influência na eficiência dos ecopontos. Dois modelos foram desenvolvidos e avaliados, sendo o primeiro baseado em análise determinística e o segundo em regressão linear. O modelo determinístico utilizou as variáveis densidade demográfica, proximidade de vias principais e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e mostrou-se adequado em classificar áreas em notas de 0 a 10 para a adequabilidade de instalação de ecopontos, baseando-se em cenários de contorno que podem ser definidos pelo gestor, permitindo que características locais da cidade em questão possam ser incorporadas no processo de decisão. O modelo de regressão linear obteve um coeficiente de determinação de 58% e utilizou as variáveis densidade demográfica, declividade, densidade de vias e densidade de unidades de saúde em sua fórmula final para estimar o peso a ser coletado em uma determinada área. Os modelos desenvolvidos demonstraram serem eficazes como uma ferramenta de apoio para a tomada de decisão na localização dos ecopontos, contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos sólidos urbanos.
Abstract: In Brazil, the management of urban solid waste is a growing challenge due to population increase and urban expansion. One of the strategies used by the public authorities to reduce irregular waste disposal is the installation of ecopoints, which are public facilities designated to receive various types of voluntarily discarded waste. However, there is no methodology for choosing their locations. This research proposes the development of a model that identifies optimized areas for the installation of ecopoints in Brazilian cities using geospatial analysis and predictive modeling. Data on the weight collected per year at each ecopoint in the cities of Belo Horizonte, Fortaleza, and Guarulhos were analyzed, cross-referencing them with socioeconomic, environmental, and infrastructural variables. The results indicate that population density is the variable with the greatest influence on the efficiency of the ecopoints. Two models were developed and evaluated, with the first based on deterministic analysis and the second on linear regression. The deterministic model used the variables of population density, proximity to main roads, and Municipal Human Development Index (MHDI) and was found to be suitable for classifying areas with scores from 0 to 10 for the suitability of installing ecopoints, based on contour scenarios that can be defined by the manager, allowing local characteristics of the city in question to be incorporated into the decision-making process. The linear regression model obtained a determination coefficient of 58% and used the variables of population density, slope, road density, and health unit density in its final formula to estimate the weight to be collected in a given area. The developed models proved to be effective as decision-support tools for locating ecopoints, contributing to more efficient and sustainable management of urban solid waste.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78612
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6700285490169719
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-6776-0413
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2381599257044388
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEHA - Teses defendidas na UFC

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