Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7858
Type: Dissertação
Title: Ritornelos, mantras e caos: compossibilidade e contemplação na arte interativa
Title in English: Refrains, mantras and chaos: compossibility and contemplation in interactive art
Authors: Vasconcelos, Francisco Wesdley da Silva
Advisor: Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Keywords: Arte interativa;Arte e música;Arte e sociedade;Arte e tecnologia
Issue Date: 2011
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: VASCONCELOS, Francisco Wesdley da Silva. Ritornelos, mantras e caos: compossibilidade e contemplação na arte interativa. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa pretende reconstituir, no âmbito da ciberarte, as noções de ritornelo, compossibilidade e contemplação, por meio do desenvolvimento de uma instalação interativa denominada Ritus. Partindo da noção deleuzeana de ritornelo como matéria expressiva criadora de territórios, foi realizado um estudo acerca da repetição como elemento propiciador da diferença na filosofia e na arte contemporânea. O conceito de compossibilidade foi adotado como modelo de narrativa para os processos artísticos baseados em programações computacionais. A questão da contemplação na arte foi tratada no sentido de conceber a possibilidade paradoxal de uma situação contemplativa em obras interativas. Ademais, foi realizado um estudo sobre as potencialidades da matéria sonora como provocadora de estados alterados de consciência. Por fim, foram delineados os percursos de gênese da instalação Ritus, baseada num ambiente interativo em que sons e imagem reiterados na forma de loops são atualizados pelo sujeito interator a partir de sua posição numa sala, evocando material audiovisual captado em manifestações religiosas realizadas no estado do Ceará.
Abstract: This research aims to restore, in the realms of cyberart, the notions of refrain, compossibility and contemplation, through the development of an interactive installation named Ritus. Based on the Deleuzian notion of refrain as an expressive material capable of creating territories, a study was conducted concerning repetition as an enabler of the difference in philosophy and contemporary art. The concept of compossibility was adopted as a narrative model to artistic processes based on computer programming. The question of contemplation in art was treated in order to conceive the possibility of a paradoxical contemplative situation in interactive works. Furthermore, a study was conducted about the potential of sonic material as a trigger of altered states of consciousness. Finally, was outlined the genesis path of the installation Ritus, based on an interactive environment in which sound and image repeated in loops are actualized by the interactor according its position in a room, evoking audiovisual contents captured on religious events performed in state of Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7858
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011-DIS- FWSVASCONCELOS.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.