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Tipo: Dissertação
Título : Construção e validação de um aplicativo para o ensino e aprendizagem de anatomia radiológica
Autor : Rebouças, Marlylton de Carvalho
Tutor: Cerqueira, Gilberto Santos
Palabras clave en portugués brasileño: Tecnologia Educacional;Ensino;Estudo de Validação;Sistemas de Informação em Radiologia
Palabras clave en inglés: Educational Technology;Teaching;Validation Study;Radiology Information Systems
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Fecha de publicación : 2023
Citación : REBOUÇAS, Marlylton de Carvalho. Construção e validação de um aplicativo para o ensino e aprendizagem de anatomia radiológica. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/78577. Acesso em: 21 out. 2024.
Resumen en portugués brasileño: A anatomia radiológica é uma das disciplinas do ensino em saúde e seu conhecimento na prática clínica é necessário a fim de obter uma adequada interpretação de exames de imagem, emitindo um diagnóstico correto ao paciente. Nos últimos anos, são crescentes os esforços para integrar os módulos pré-clínicos e clínicos com os conhecimentos anátomo-radiológicos. Assim, as Tecnologias Educacionais Digitais (TED), como aplicativos móveis e jogos interativos, estão cada vez mais inseridos no cotidiano da educação, subsidiando a prática docente, em consonância com a metodologia convencional já consolidada. O presente estudo tem como objetivo desenvolver um aplicativo do tipo quiz para o ensino e aprendizagem de anatomia radiológica. Dessa forma, foi realizado um estudo descritivo, quase-experimental com abordagem quantitativa. Para a construção do aplicativo foram seguidas as etapas dos pressupostos metodológicos, devido a coesão com os objetivos da pesquisa. As fases foram: construção, onde foi realizada a análise, design e desenvolvimento do aplicativo. Neste processo foi construído um banco de dados com questões relacionadas a anatomia radiológica que foi desenvolvido na plataforma web Adobe Air com a Linguagem de Programação Action script 3.0 para a criação do quiz. Para validação, foram selecionados 15 juízes especialistas docentes na área da anatomia e que participavam em grupos de pesquisas, todos com experiência no ensino de morfologia. A validação do aplicativo em relação a aparência e o seu conteúdo demonstrou que o conteúdo está cientificamente correto, que o aplicativo educativo aborda assuntos essenciais para o saber dos usuários com IVC (Índice de Validade de Conteúdo) igual a 0,93. Em relação a navegabilidade do aplicativo educativo, os juízes atestaram que a mesma é intuitiva e que as mensagens de erro e acerto são adequadas, obtendo um IVC de 0,85. Diante disto, observou-se IVC global total de 0,87. Entretanto, foi observado que não houve diferença estatisticamente significante em relação ao conhecimento dos alunos durante o pré-teste e o pós-teste,no curso de anatomia radiológica realizado na Universidade Federal do Ceará no Departamento de Morfologia por outro lado, a avaliação dos estudantes acerca da funcionalidade, conteúdo e praticidade para o ensino, avaliaram de forma positiva todos os questionamentos apresentados a respeito do QuizAR. Por fim, a etapa de validação evidenciou que o aplicativo é uma tecnologia válida e que pode ser utilizada para ensino de anatomia radiológica na graduação
Abstract: Radiological anatomy is one of the disciplines of health education and its knowledge in clinical practice is necessary in order to obtain an adequate interpretation of imaging exams, issuing a correct diagnosis to the patient. In recent years, there have been increasing efforts to integrate pre-clinical and clinical modules with anatomicalradiological knowledge. Thus, Digital Educational Technologies (DTE), such as mobile applications and interactive games, are increasingly inserted in everyday education, supporting teaching practice, in line with the conventional methodology already consolidated. The present study aims to develop a quiz-like application for teaching and learning radiological anatomy. Thus, a descriptive, quasi-experimental study with a quantitative approach was carried out. For the construction of the application, the steps of the methodological assumptions were followed, due to the cohesion with the research objectives. The phases were: construction, where the analysis, design, and development of the application were performed. In this process a database with questions related to radiological anatomy was built and developed in the Adobe Air web platform with the Action script 3.0 programming language for the creation of the quiz. For validation, 15 expert judges were selected who were professors in the anatomy area and participated in research groups, all with experience in teaching morphology. The validation of the application in relation to its appearance and content showed that the content is scientifically correct, that the educational application addresses issues essential to the knowledge of users with CVI (Content Validity Index) equal to 0.93. Regarding the educational application's navigability, the judges attested that it is intuitive and that the error and success messages are appropriate, obtaining a CVI of 0.85. Therefore, a total overall CVI of 0.87 was observed. However, it was observed that there were no statistically significant differences in relation to the students' knowledge during the pre-test and the post-test.in the radiological anatomy course held at the Federal University of Ceará in the Department of Morphology. On the other hand, the students' evaluation of the functionality, content, and practicality for teaching gave a positive assessment of all the questions presented regarding QuizAR. Finally, the validation stage showed that the application is a valid technology that can be used for teaching radiological anatomy in undergraduate courses.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78577
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-6717-3772
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6780676773042373
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DMO - Dissertações defendidas na UFC

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