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Tipo: TCC
Título: Caracterização de solo de talude da CE-356 - análise de estabilidade
Autor(es): Lopes, Letícia Maurício Silva
Orientador: Souza, Andriele Nascimento de
Palavras-chave em português: análise geotécnica;taludes em rodovias;fator de segurança;estabilidade de taludes
Palavras-chave em inglês: geotechnical analysis;slopes on highways;safety factor;slope stability
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2024
Citação: LOPES, Letícia Maurício Silva. Caracterização de solo de talude da CE-356 - análise de estabilidade. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Resumo: No Brasil, a maior parte do transporte de cargas é feito pelo modal rodoviário, o que torna a economia dependente de seu bom funcionamento. Essa dependência, somada com o tamanho continental do país, contribuiu para a existência de uma extensa malha viária. As obras que envolvem geotecnia devem ser estudadas com atenção para garantir sua segurança, principalmente na área de análise da estabilidade de taludes rodoviários. Por conta do intenso tráfego de veículos, qualquer falha nos taludes dessas vias, como quedas de detritos ou escorregamento, pode gerar perdas de vidas humanas, impactos no meio ambiente e prejuízos econômicos. Muitos desses acidentes poderiam ser evitados ou reduzidos se houvesse mais estudos sobre a estabilidade dos taludes rodoviários. À vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar a estabilidade de um talude no trecho da CE-356 que liga Russas/CE a Baraúna/RN, também conhecido como “Estrada da Fruta”. Para tal, foi realizada a caracterização de uma amostra de solo do mesmo. Logo após o material ser caracterizado, foi feita a análise da estabilidade do talude no software SLOPE/W, com o objetivo de verificar o fator de segurança. Foram testadas simulações para os seguintes métodos de análise: Fellenius, Bishop, Janbu, Spencer e Morgenstern-Price. Depois de uma comparação entre os resultados verificou-se que quatro dos cinco métodos apresentaram um FS acima de “1,5”, confirmando a estabilidade e segurança no talude estudado.
Abstract: In Brazil, most cargo transport is done by road, which makes the economy dependent on its proper functioning. This dependence, added to the continental size of the country, contributed to the existence of an extensive road network. Works involving geotechnical engineering must be studied carefully to ensure their safety, especially in the area of analyzing the stability of road embankments. Due to the intense vehicle traffic, any failure in the embankments of these roads, such as falling debris or slipping, can lead to loss of human life, impacts on the environment and economic losses. Many of these accidents could be avoided or reduced if there were more studies on the stability of road slopes. In view of this, this work aims to analyze the stability of a slope in the stretch of CE-356 that connects Russas/CE to Baraúna/RN, also known as "Estrada da Fruta". For this, the characterization of a soil sample from the slope was carried out. Soon after the material was characterized, the slope stability analysis was performed in the SLOPE/W software, with the objective of verifying the safety factor. Simulations were tested for the following analysis methods: Fellenius, Bishop, Janbu, Spencer and Morgenstern-Price. After a comparison between the results, it was found that four of the five methods presented a FS above “1.5”, confirming the stability and safety on the studied slope.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78522
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

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