Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78519
Tipo: | Dissertação |
Título : | A formação continuada de professores/as e a construção do currículo da educação física da rede municipal de Sobral |
Título en inglés: | Continuing training of teachers and construction of the physical education curriculum from the Sobral municipal network |
Autor : | Lopes, Francisco Junielison Correia |
Tutor: | Sanches Neto, Luiz |
Palabras clave en portugués brasileño: | Formação continuada;Educação básica;Currículo;Educação física;Professores - Participação no planejamento curricular;Professores de Educação Física - Educação (Educação permanente) |
Palabras clave en inglés: | Continuing education;Basic education;Curriculum;Physical education |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | LOPES, Francisco Junielison Correia. A formação continuada de professores/as e a construção do currículo da educação física da rede municipal de Sobral. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a influência da formação continuada dos/as professores/as na construção do currículo de Educação Física da rede municipal de ensino de Sobral/CE. A justificativa para este estudo está na necessidade de compreender como a formação continuada pode contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e para a superação dos desafios enfrentados pelos/as professores/as no processo constante de construção do currículo de Educação Física. O município de Sobral iniciou a discussão sobre um currículo unificado em 2001, buscando padronizar o ensino da rede municipal em todas as disciplinas. Essa pesquisa busca compreender a formação continuada na perspectiva da construção curricular, avaliando os desafios e obstáculos enfrentados pelos/as professores/as e analisando as suas percepções em relação ao próprio processo de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo descritivo e método indutivo. O estudo foi realizado de outubro de 2023 a abril de 2024, por meio de entrevistas com professores/as de Educação Física da rede municipal. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa semiestruturada, aplicada de forma presencial e on-line, via Google Meet. As informações coletadas foram categorizadas e analisadas segundo o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Também foi realizada a análise documental, tendo como base o Plano de Curso Anual Unificado, documento que precede a construção dos currículos no município. A partir dessa pesquisa foi elaborado um produto educacional intitulado “Plano de Ação para a Construção Colaborativa de um currículo de Educação Física”, que sugere temas e assuntos a serem trabalhados na Educação Física escolar. Os principais resultados evidenciam o desejo de muitos dos/as professores/as por um currículo elaborado com a coparticipação de todos/as e que este possa ser reavaliado periodicamente, vista a necessidade de incluir no currículo, questões regionais além de outros temas socialmente relevantes. Também foi constatado certo descontentamento dos/as professores/as com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, pois, alguns dos entrevistados/as consideram que ela pode engessar algumas propostas pedagógicas. Sintetizando, as principais descobertas baseadas nos objetivos específicos são: (1) o reconhecimento da importância da formação continuada para a melhoria do trabalho e a unificação do trabalho em rede; (2) a valorização das trocas de experiências; (3) as críticas em relação ao formato das formações, mas também as sugestões de melhoria, principalmente no que se refere a valorizar mais os/as professores/as que estão ministrando aulas, e não professores/as externos/as; (4) a percepção de que o currículo deve ser flexível e construído coletivamente; (5) o descontentamento com a BNCC, por engessar, muitas vezes, as propostas curriculares atuais e a perda de autonomia. |
Abstract: | This research aims to understand the influence of continuous teacher training on the construction of the Physical Education curriculum in the municipal education network of Sobral, Ceará. The justification for this study lies in the need to understand how continuous training can contribute to the improvement of pedagogical practices and overcome the challenges faced by teachers in the ongoing process of constructing the Physical Education curriculum. The municipality of Sobral began the discussion on a unified curriculum in 2001, seeking to standardize teaching across all subjects in the municipal network. This research seeks to understand continuous training from the perspective of curriculum construction, evaluating the challenges and obstacles faced by teachers and analyzing their perceptions of the training process itself. This is a qualitative research with a descriptive objective and an inductive method. The study was conducted from October 2023 to April 2024 through interviews with Physical Education teachers in the municipal network. A semi-structured research methodology was used, applied both in person and online via Google Meet. The collected information was categorized and analyzed according to Laurence Bardin's content analysis method. Document analysis was also conducted, based on the Unified Annual Course Plan, a document that precedes the construction of curricula in the municipality. Based on this research, an educational product titled “Action Plan for the Collaborative Construction of a Physical Education Curriculum” was developed, suggesting topics and subjects to be addressed in school Physical Education. The main results highlight many teachers' desire for a curriculum developed with the co-participation of all stakeholders and that it can be periodically reassessed, given the need to include regional issues and other socially relevant topics. There was also some dissatisfaction among teachers with the National Common Core Curriculum (BNCC), as some interviewees believe it may restrict certain pedagogical proposals. In summary, the main findings based on the specific objectives are: (1) recognition of the importance of continuous training for improving work and unifying network operations; (2) appreciation of the exchange of experiences; (3) criticism regarding the format of the training sessions, as well as suggestions for improvement, mainly concerning the need to value teachers who are currently teaching, rather than external teachers; (4) the perception that the curriculum should be flexible and built collectively; (5) dissatisfaction with the BNCC for often restricting current curriculum proposals and the loss of autonomy. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78519 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5881456182776660 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4771375507167549 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | IEFES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_diss_fjclopes.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.