Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78510
Tipo: TCC
Título: Do Ensino Básico ao Superior: potencialidade didática do Herbário EAC no ensino-aprendizagem de Botânica
Autor(es): Reis, Ana Brenda Santos
Orientador: Loiola, Maria Iracema Bezerra
Coorientador: Sousa, Luana Mateus de
Palavras-chave em português: Ensino de ciências;Coleções botânicas;Percepções de alunos
Palavras-chave em inglês: Science teaching;Botanical collections;Student perceptions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Data do documento: 2024
Citação: REIS, Ana Brenda Santos. Do Ensino Básico ao Superior: potencialidade didática do Herbário EAC no ensino-aprendizagem de Botânica. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Os herbários compreendem coleções de plantas prensadas, desidratadas e preservadas, denominadas de exsicatas. São utilizados prioritariamente com o objetivo de documentar a diversidade vegetal para a pesquisa em diferentes áreas, como morfologia, taxonomia, ecologia, entre outras. Além disso, também constituem ferramentas valiosas para o Ensino de Botânica e áreas relacionadas, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que impactou diretamente no espaço disponibilizado para a Botânica nos currículos. Diante disso, objetivou-se neste estudo compreender as potencialidades do Herbário Prisco Bezerra como ferramenta educacional para o ensino-aprendizagem de Botânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa por meio da qual foi verificado o registro de visitas ao Herbário Prisco Bezerra (EAC) e as percepções de 80 estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará com base na aplicação de um questionário com 14 questões. Os resultados demonstraram que, no período de 2010 a 2024, o herbário registrou 66 visitas, destas 21 turmas da Educação Básica e 45 turmas de graduação. No que diz respeito as percepções dos discentes entrevistados, a maioria (72,5%) afirma que o herbário é pouco utilizado como ferramenta de ensino para a formação dos alunos de Ciências Biológicas, contudo, os estudantes entendem que o herbário é um recurso promissor para o ensino- aprendizagem de Botânica. Através deste estudo foi possível responder como a atuação do herbário no ensino contribui positivamente para despertar o interesse dos alunos pela Botânica e temas relacionados.
Abstract: Herbaria comprises collections of pressed, dehydrated and preserved plants, called exsiccates. They are primarily used with the aim of documenting plant diversity for research in different areas, such as morphology, taxonomy, ecology, among others. Additionally, they also constitute valuable tools for teaching Botany and related areas, especially after the implementation of the National Common Curricular Base, which directly impacted the space allocated for Botany in the curricula. Therefore, the objective of this study was to understand the potential of the Prisco Bezerra Herbarium as an educational tool for teaching-learning Botany. For this purpose, a quantitative-qualitative research was conducted, through which the record of visits to the Prisco Bezerra Herbarium (EAC) was verified, along with the perceptions of 80 students from the Biological Sciences course at the Federal University of Ceará, based on the application of a questionnaire with 14 questions. The results revealed that, from 2010 to 2024, the herbarium recorded 66 visits, of which 21 Basic Education classes and 45 undergraduate classes. Regarding the perceptions of the students interviewed, the majority (72.5%) stated that the herbarium is little used as a teaching tool for the training of Biological Sciences students, however, students understand that the herbarium is a promising resource for teaching-learning Botany. Through this study it was possible to answer how the role of the herbarium in teaching contributes positively to awakening students’ interest in Botany and related topics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78510
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0004-0769-1630
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8297928876901712
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9609912655173252
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3842636273258436
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_absreis.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.