Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoiola, Maria Iracema Bezerra-
dc.contributor.authorReis, Ana Brenda Santos-
dc.date.accessioned2024-10-16T12:07:50Z-
dc.date.available2024-10-16T12:07:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationREIS, Ana Brenda Santos. Do Ensino Básico ao Superior: potencialidade didática do Herbário EAC no ensino-aprendizagem de Botânica. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78510-
dc.description.abstractHerbaria comprises collections of pressed, dehydrated and preserved plants, called exsiccates. They are primarily used with the aim of documenting plant diversity for research in different areas, such as morphology, taxonomy, ecology, among others. Additionally, they also constitute valuable tools for teaching Botany and related areas, especially after the implementation of the National Common Curricular Base, which directly impacted the space allocated for Botany in the curricula. Therefore, the objective of this study was to understand the potential of the Prisco Bezerra Herbarium as an educational tool for teaching-learning Botany. For this purpose, a quantitative-qualitative research was conducted, through which the record of visits to the Prisco Bezerra Herbarium (EAC) was verified, along with the perceptions of 80 students from the Biological Sciences course at the Federal University of Ceará, based on the application of a questionnaire with 14 questions. The results revealed that, from 2010 to 2024, the herbarium recorded 66 visits, of which 21 Basic Education classes and 45 undergraduate classes. Regarding the perceptions of the students interviewed, the majority (72.5%) stated that the herbarium is little used as a teaching tool for the training of Biological Sciences students, however, students understand that the herbarium is a promising resource for teaching-learning Botany. Through this study it was possible to answer how the role of the herbarium in teaching contributes positively to awakening students’ interest in Botany and related topics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo Ensino Básico ao Superior: potencialidade didática do Herbário EAC no ensino-aprendizagem de Botânicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSousa, Luana Mateus de-
dc.description.abstract-ptbrOs herbários compreendem coleções de plantas prensadas, desidratadas e preservadas, denominadas de exsicatas. São utilizados prioritariamente com o objetivo de documentar a diversidade vegetal para a pesquisa em diferentes áreas, como morfologia, taxonomia, ecologia, entre outras. Além disso, também constituem ferramentas valiosas para o Ensino de Botânica e áreas relacionadas, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que impactou diretamente no espaço disponibilizado para a Botânica nos currículos. Diante disso, objetivou-se neste estudo compreender as potencialidades do Herbário Prisco Bezerra como ferramenta educacional para o ensino-aprendizagem de Botânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa por meio da qual foi verificado o registro de visitas ao Herbário Prisco Bezerra (EAC) e as percepções de 80 estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará com base na aplicação de um questionário com 14 questões. Os resultados demonstraram que, no período de 2010 a 2024, o herbário registrou 66 visitas, destas 21 turmas da Educação Básica e 45 turmas de graduação. No que diz respeito as percepções dos discentes entrevistados, a maioria (72,5%) afirma que o herbário é pouco utilizado como ferramenta de ensino para a formação dos alunos de Ciências Biológicas, contudo, os estudantes entendem que o herbário é um recurso promissor para o ensino- aprendizagem de Botânica. Através deste estudo foi possível responder como a atuação do herbário no ensino contribui positivamente para despertar o interesse dos alunos pela Botânica e temas relacionados.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.ptbrColeções botânicaspt_BR
dc.subject.ptbrPercepções de alunospt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enBotanical collectionspt_BR
dc.subject.enStudent perceptionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-0769-1630pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8297928876901712pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9609912655173252pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3842636273258436pt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_absreis.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.