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Tipo: Tese
Título : “O século dos museus”: produção e circulação de informações sobre museus brasileiros (1927–1958)
Autor : Costa, Yazid Jorge Guimarães
Tutor: Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Palabras clave en portugués brasileño: Museus;Brasil;Estatística;Intelectuais;história cruzada
Palabras clave en inglés: Museums;Brazil;Intellectuals;Crossed History;Statistics
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Fecha de publicación : 2022
Citación : COSTA, Yazid Jorge Guimarães. “O século dos museus”: produção e circulação de informações sobre museus brasileiros (1927–1958). 2022. 254 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Não foi sem motivos que em 1942, quando refletia sobre o aumento dos museus no Brasil, Mário Barata afirmou que a denominação de “século dos museus” poderia ser atribuída ao século XX, que passou de 06 (seis) museus registrados em 1908, para 1.225 (mil duzentos e vinte e cinco) em 1988, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta pesquisa buscou, então, compreender como estratos da população brasileira, nomeadamente os intelectuais, percebiam o aumento dos museus no país e se esta percepção influenciou o desenvolvimento de tais instituições. Para tanto, foi investigado o acervo de periódicos nacionais da Hemeroteca Digital Brasileira, assim como documentos produzidos por agentes do Estado, como o IBGE, o Ministério da Educação e Saúde, e o das Relações Exteriores, além de documentos produzidos pelo Institut International de Coopération Intellectuelle (IICI), Office International des Musées (OIM), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Conselho Internacional de Museus (ICOM). A análise da documentação forneceu indícios de fecunda interação transnacional entre os campos museal, estatístico e da cooperação intelectual, mediada por organizações internacionais multilaterais, o que permitiu a construção da narrativa de uma história cruzada. Esta perspectiva indicou o fomento à produção e circulação de informações sobre museus brasileiros, no país e no exterior, sob a forma de estatísticas, publicações periódicas e livros, caracterizando o período entre os anos de 1927 e 1958. A investigação concluiu que este processo foi pautado pelo trabalho de intelectuais que eventualmente transitavam entre os três campos e atuavam na imprensa periódica e favoreceu a construção de imagens dos museus no Brasil e no exterior, baseadas em diversas experiências de tempo não raro conflitantes, permitindo seu acionamento na defesa de diferentes projetos para o passado, o presente e o futuro do país. Esta pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Memória e Patrimônio (GEPPM/CNPq/UFC)
Abstract: It was not without reason that Mário Barata stated that the 20th century could be nominated as the “museums century”, motivated by the acknowledgment of the growth in the numbers of these institutions in Brazil, which arose their figures from nearly 06 (six) registered museums in 1908, to the astonishing amount of 1.225 (one thousand two hundred and twenty-five) near the end of the century, according to data published by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) regarding the year of 1988. This research then aimed to understand how certain strata of the Brazilian population, namely intellectuals, perceived the development of museums in the country and whether this perception influenced this same process. To this end, the collections of national newspapers held by the Brazilian National Library and made available in digitized versions in its Digital Brazilian Newspaper Library were investigated, as well as documents created by State agents such as IBGE, the Ministry of Health and Education and the Ministry of Foreign Affairs, and also documents produced by the International Institute of Intellectual Cooperation (IICI), the International Museums Office, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the International Council of Museums. The analysis of the documents provided evidence of fruitful interaction between the fields related to museums, statistics, and intellectual cooperation on a transnational scale, mediated by multilateral international organizations, which allowed the construction of a narrative of a crossed history. This perspective pointed to the impulse of the production and circulation of information about Brazilian museums, in the country and abroad, in the form of statistics, periodicals and books, characterizing the period between 1927 and 1958. The investigation concluded that this process was guided by the work of intellectuals who eventually had agency in the three fields and worked in the national periodical press, favoring the construction of images of museums in Brazil and abroad, not rarely involving several experiences of time, allowing their activation in defense of different projects for the past, present, and future of the country. This research was funded by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and is linked to the Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq/UFC).
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78506
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8749135858938019
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1756916213653812
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Teses defendidas na UFC

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