Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78504
Type: TCC
Title: Educação ambiental como ferramenta para a conservação: Projeto Periquito Cara-Suja - expandindo suas ações para a escola
Authors: Costa, Elitânia
Advisor: Silva, José Roberto Feitosa
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação ambiental;Conservação;Pyrrhura griseipectus;Projeto Periquito Cara-Suja;Aves - Conservação - Ceará;Periquito-cara-suja - Conservação
Keywords in English : Environmental education;Conservation;Pyrrhura griseipectus
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Issue Date: 2024
Citation: Costa, Elitânia. Educação ambiental como ferramenta para a conservação : Projeto Periquito Cara-Suja - expandindo suas ações para a escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Educação Ambiental (EA) é um componente essencial e contínuo da educação nacional, devendo estar presente de maneira articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, tanto no âmbito formal quanto no não formal. Por isso, acreditamos que para realizar um trabalho eficaz de conservação ambiental, a EA cumpre um papel fundamental na promoção das mudanças sociais necessárias. Este trabalho tem foco no Projeto Periquito Cara-suja – AQUASIS, uma Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve ações voltadas para a conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção, especialmente o periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus), o qual dá nome ao projeto. Inicialmente, abordamos o conceito de EA como se encontra nos dispositivos legais, reconhecendo o papel crucial que ela tem na formação de sujeitos que respeitam a rica diversidade biológica presente em nosso País, de modo a garantir um meio ambiente ecologicamente sustentável para a presente e as futuras gerações. A avifauna brasileira é notável por sua diversidade, mas infelizmente também é bastante ameaçada pela caça e pelo tráfico ilegal de espécies. A Educação Ambiental, cuja trajetória no Brasil começou a ser delineada de modo mais marcante a partir da década de 1980, é caracterizada por uma multiplicidade de abordagens e práticas de atuação. O presente trabalho se apoia nas abordagens crítica, transformadora e emancipatória, de modo a não apenas transmitir conhecimentos teóricos, mas também possibilitar a formação de sujeitos conscientes do seu papel na construção da preservação ambiental aliada à justiça social. Pensando na relevância da EA como ferramenta essencial para proteger o meio ambiente e usando as abordagens da Educação Ambiental no Brasil, elaboramos um projeto de EA como proposta de trabalho para a ONG Aquasis. O trabalho visa fortalecer as ações de conservação do Projeto Periquito Cara-suja. Assim, este projeto busca integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar, promovendo a conservação do periquito-cara-suja e a valorização da biodiversidade local. Destacamos que a participação ativa de estudantes, professores e da comunidade é essencial para o sucesso desta iniciativa.
Abstract: Environmental Education (EE) is an essential and continuous component of national education and must be present in an articulated manner at all levels and modalities of the educational process, both in the formal and non-formal spheres. We therefore believe that, in order to carry out effective environmental conservation work, EE plays a fundamental role in promoting the necessary social changes. This work focuses on the Grey-breasted Parakeet Project - AQUASIS, a non-governmental organization (NGO) that develops actions aimed at conserving endangered bird species, especially the Grey-breasted Parakeet (Pyrrhura griseipectus), which gives the project its name. Initially, we addressed the concept of environmental education as it is found in legal provisions, recognizing the crucial role it plays in training people to respect the rich biological diversity present in our country, in order to guarantee an ecologically sustainable environment for present and future generations. Brazil's birdlife is remarkable for its diversity, but unfortunately it is also very threatened by hunting and illegal trafficking of species. Environmental Education, whose trajectory in Brazil began to take shape more clearly in the 1980s, is characterized by a multiplicity of approaches and practices. This work is based on critical, transformative and emancipatory approaches, so as not only to transmit theoretical knowledge, but also to enable the formation of subjects who are aware of their role in building environmental preservation combined with social justice. Bearing in mind the importance of environmental education as an essential tool for protecting the environment and using the approaches of environmental education in Brazil, we designed an environmental education project as a work proposal for the NGO. The work aims to strengthen the conservation actions of the Grey-breasted Parakeet Project. Thus, this project seeks to integrate environmental education into everyday school life, promoting the conservation of the Swamp-faced Parakeet and the appreciation of local biodiversity. We stress that the active participation of students, teachers and the community is essential to the success of this initiative.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78504
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/4695869052996835
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6878-5516
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1970606943345955
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_ecosta.pdf842,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.