Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78487
Type: Dissertação
Title: Alfa Teste: um recurso educacional digital para diagnóstico de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Olimpio, Patrícia da Silva
Advisor: Castro Filho, José Aires de
Keywords in Brazilian Portuguese : Alfabetização;Avaliação diagnóstica;Tecnologias digitais;Aplicativos educacionais
Keywords in English : Literacy;Diagnostic assessment;Digital technologies
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Issue Date: 2024
Citation: OLIMPIO, Patrícia da Silva. Alfa Teste: um recurso educacional digital para diagnóstico de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O processo de Alfabetização passa por várias etapas, e uma das mais determinantes está em avaliar o nível de leitura e escrita em que os alunos se encontram. A proposta desta pesquisa foi desenvolver e aplicar um Recurso Educacional Digital (RED) móvel denominado Alfa Teste, no sentido de auxiliar o trabalho do professor na aplicação da avaliação diagnóstica, em relação às habilidades de leitura. O Alfa Teste é instrumento de avaliação diagnóstica utilizado pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Aquiraz-CE. O estudo teve como objetivos específicos: 1) Identificar as funcionalidades do RED Alfa Teste a partir do processo usual de diagnóstico de leitura; 2) avaliar o nível de leitura dos alunos em uma das etapas do processo de avaliação diagnóstica da rede através do Alfa Teste; 3) Validar o uso do RED Alfa Teste com professores alfabetizadores do município de Aquiraz. O Alfa Teste é um aplicativo móvel disponibilizado para Android que utiliza pressupostos de diagnóstico de leitura a partir de teóricos da área de alfabetização e aquisição da leitura na perspectiva sócio interacionista como Angela Kleiman, Ingendore Koch e Isabel Solé. O trabalho também está fundamentado em práticas avaliativas e uso de RED no processo de alfabetização. A pesquisa teve um caráter híbrido, sendo usados elementos da Engenharia de Software e Interação Humano-Computador (IHC) para desenvolvimento e validação do aplicativo e análise qualitativa para o processo de avaliação diagnóstica da alfabetização, bem como os conceitos sua estrutura e funcionalidades, destacando as características que o diferem de aplicações semelhantes. Os resultados indicam uma boa aceitação do Alfa Teste por parte dos professores participantes da pesquisa.
Abstract: The literacy process involves several stages, and one of the most crucial is assessing the level of reading and writing skills of the students. The purpose of this research was to develop and implement a mobile Digital Educational Resource (DER) named Alfa Teste, aimed at assisting teachers in the application of diagnostic assessments related to reading skills. The Alfa Teste is a diagnostic assessment tool used by teachers in the early grades of elementary education in the municipality of Aquiraz-CE. The specific objectives of the study were: 1) To identify the functionalities of the DER Alfa Teste based on the usual reading diagnostic process, 2) To evaluate the reading level of students at one of the stages of the diagnostic assessment process in the network through the Alfa Teste, and 3) To validate the use of the DER Alfa Teste with literacy teachers in the municipality of Aquiraz. The Alfa Teste is a mobile application available for Android that utilizes reading diagnostic principles from literacy and reading acquisition theorists within the socio-interactionist perspective, such as Angela Kleiman, Ingedore Koch, and Isabel Solé. The work is also based on evaluative practices and the use of DER in the literacy process. The research had a hybrid nature, using elements of Software Engineering and Human-Computer Interaction (HCI) for the development and validation of the application, and qualitative analysis for the diagnostic assessment process of literacy, as well as the concepts, structure, and functionalities, highlighting the characteristics that differentiate it from similar applications. The results indicate a good acceptance of the Alpha Test by the participating teachers in the research.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78487
Author's Lattes: https://lattes.cnpq.br/6428125764253494
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1001172700194924
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_psolimpio.pdf2,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.